A época da colheita do açaí


Qual é a época de colheita da atemoia?

Maio, junho e julho são os meses de colheita da atemóia em regiões de clima ameno, período que precede um bimestre de dormência da planta para, em seguida, ser realizada a poda.


Qual o tempo de produção do açaí?

Na Amazônia, o açaizeiro que inicia produção de frutos aos 4 – 5 anos de idade, aos 6 – 7 anos produz de 4 a 8 cachos em diferentes estágios de desenvolvimento/estipe/ano, com peso médio de 2,5 kg/cacho, portanto, em torno de 10 a 20 toneladas de frutos por hectare/ano.


Qual o melhor adubo para o açaizeiro?

– Utilize adubo orgânico curtido, tais como esterco de curral (10 litros por cova), de galinha (3 litros por cova) ou torta de mamona (1 litro por cova), em covas de 40 x 40 x 40 centímetros.


Como é feita a coleta do açaí?

A colheita é uma operação onerosa e difícil e deve ser feita sempre no início da manhã, com o auxílio de facas bem afiadas para a realização de cortes no cacho próximos à inserção do estipe. Em plantas altas e com estipes finos, a colheita constitui-se uma operação onerosa e difícil de ser realizada.


Quanto produz um pé de açaí?

Brasília (28/07/2021) – O açaí é uma fruta tipicamente brasileira, cultivada na região amazônica do país. Conhecido por ser uma das fontes de alimentos mais ricas em energia, o açaí nasce em palmeiras que podem atingir mais de 20 metros de altura. A planta produz cerca de quatro cachos da fruta por ano.


Como cuidar de um pé de açaí?

Quando ácidos e pobres em nutrientes, os solos necessitam de calagem e adubação. Aplique o calcário para elevar a saturação por bases a 60%, distribuindo-o uniformemente sobre a superfície do terreno e incorporado com gradagem cerca de 20 a 30 dias antes do plantio das mudas.


Para que serve o adubo 20 05 20?

Fertilizante que contém os principais nutrientes: Nitrogênio, fósforo e potássio em proporções adequadas para um crescimento seguro de suas plantas. Ideal para ser aplicado em plantas já formadas. Por se tratar de uma adubação de cobertura, proporciona uma intensificação no vigor, qualidade e resistência do vegetal.


Como Adubar soja?

Adubação de soja: fósforo e potássio para Paraná A adubação de soja com potássio pode ser feita toda a lanço até 30 dias antes da semeadura ou no sulco, limitando a dose inferiores a 50 kg/ha de K2O no sulco. Você pode relembrar mais sobre adubação em “Como fazer adubação potássica em soja”.


Qual o melhor adubo para cobertura do milho?

Adubação de cobertura no milho: fósforo Em geral, quando o solo apresenta níveis adequados de fósforo é recomendado apenas o valor de reposição do que foi utilizado pela cultura do milho (10 Kg de P2O5), aplicado no sulco de semeadura. Já para solos que os níveis de P são baixos, o melhor é fazer a fosfatagem.


Como é o processo de pasteurização do açaí?

Segundo Amoras, em empresas grandes, os fabricantes utilizam o processo de pasteurização, no qual a polpa do açaí é aquecida durante alguns segundos a temperaturas entre 80oC e 90oC, e depois é imediatamente resfriada. Isso, de acordo com o diretor, elimina o protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença.


Como limpar um açaí?

Tem como tirar mancha de açaí? Caso a mancha de açaí seja recente, tire o excesso da fruta com o auxílio de um pano úmido, coloque um pouco de sabão em pó OMO em cima da mancha e deixe de molho por 15 minutos, esfregue, enxágue e lave normalmente.


Como saber se o açaí é bom?

Quando o açaí é obtido exclusivamente do fruto ele tem uma cor bem escura, próxima do roxo, similar a um vinho escuro. Se misturado pode apresentar tonalidades cinzentas ou um roxo mais claro. A forma de conservação é muito importante para a sua qualidade, ele deve ser mantido em uma temperatura de -18º.


JUNAAB convida você para participar de uma de nossas reuniões a distância

Agradecendo por tudo que vivenciamos juntos nos Legados de Recuperação, Unidade e Serviço em 2020, em especial a partir dos meses de pandemia, com alegria convidamos a todos para participarem de uma de nossas reuniões à distância,


A história de recuperação e sobriedade de milhares de homens e mulheres

Em 10 de Junho de 2021, Alcoólicos Anônimos completa 86 anos de existência no mundo. Em comemoração a esta importante data, a JUNAAB está disponibilizando também um vídeo institucional sobre Alcoólicos Anônimos.

Leave a Comment