A açao antiflamatoria das drogas anti inflamatorias nao esteroidais daines

Os antiinflamatórios não-esteroidais(AINEs) são um grupo de medicamentos eficazes que têm o seguinte efeito antipirético, antiinflamatório e analgésico. Assim, esses medicamentos ajudam a reduzir a dor, a febre e a inflamação.

Full
Answer

Qual é o mecanismo de ação dos anti-inflamatórios não esteroidais?

Na verdade, o principal mecanismo de ação dos anti-inflamatórios não esteroidais é a inibição da enzima ciclooxigenase (COX). Esta enzima é necessária para converter o ácido araquidônico em tromboxanos, prostaglandinas e prostaciclinas.

Por que os anti-inflamatórios agem inibindo a ação da Cox?

Nesse sentido, os anti-inflamatórios agem inibindo a ação da COX. Afinal, sem COX, há menor produção de prostaglandinas e menos estímulo para ocorrer inflamações”, comenta a farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Nicoletti.

Quais são os efeitos dos anti-inflamatórios?

Todos os anti-inflamatórios apresentam três efeitos básicos: Antipirético (abaixa a febre). Analgésico (combate a dor). Anti-inflamatório (reduz a inflamação).

Por que o uso de anti-inflamatórios é contra-indicado?

Nesses pacientes, o uso de AINES é contra-indicado, pois todos eles provocam inibição das prostaglandinas que agem nos rins, o que invariavelmente leva ao agravamento da insuficiência renal. Explicamos a lesão renal provocada por anti-inflamatórios com detalhes no artigo: Anti-inflamatórios fazem mal para os rins.


Quais as ações dos Anti-inflamatórios não esteroidais?

Os anti-inflamatórios não-esteroides atuam reduzindo a síntese de prostaglandinas pela inibição das enzimas ciclo-oxigenases (COX-1 e COX-2), diferindo na seleção de ação sobre estas. Exercem efeito analgésico, antitérmico e anti-inflamatório.


Quais são as classes de inflamatórios?

Os remédios anti-inflamatórios são utilizados para tratar inflamações e seus sintomas, como edema, dor e febre. Esses fármacos geralmente são divididos em duas classes, os esteroidais, mais conhecidos como corticoides, e os anti-inflamatórios não esteroidais, populares pela sigla Aines.


Onde atuam os AINEs?

Como os AINEs atuam? Os AINEs possuem uma ação que promove inibição, central e/ou periférica, de uma enzima chamada ciclooxigenase, comumente conhecida como COX. A partir dessa inibição, uma série de outras substâncias deixa de ser produzidas e assim, temos o controle de algumas situações como febre, dor e inflamação.


Quais são os AINEs?

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) encontram-se entre os medicamentos mais prescritos em todo o mundo. Essa classe heterogênea de fármacos inclui a aspirina e vários outros agentes inibidores da ciclo-oxigenase (COX), seletivos ou não.


Quais os tipos de anti-inflamatório mais usados?

Anti-inflamatórios: o que são, principais tipos e como usarÁcido acetilsalicílico.Ibuprofeno.Diclofenaco.Nimesulida.Dexametasona.Betametasona.Prednisona.Prednisolona.


Quais são os processos inflamatórios?

O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.


Como agem os AINE como o ácido acetilsalicílico?

Todos os AINES agem como antiagregantes plaquetários, mas o AAS (ácido acetilsalicílico) é o fármaco dessa classe que exibe maior efeito sobre as plaquetas. Esse efeito colateral é frequentemente aproveitado nos pacientes com elevado risco de infarto ou AVC.


O que são os AIEs?

Os anti-inflamatórios esteroidais (AIEs) são drogas que mimetizam os efeitos do hormônio cortisol. Este hor- mônio é essencial à vida, sendo respon- sável por vários processos, desde o esta- do de embrião.


Qual é a função do anti-inflamatório?

Os anti-inflamatórios são medicamentos que impedem ou amenizam essa reação e minimizam sintomas comuns da inflamação, como calor, rubor e dor. Esses medicamentos também apresentam ação antipirética (redução da febre), e como a inflamação pode causar dor, eles acabam apresentando ação analgésica (diminuição da dor).


O que é COX-1 COX-2 e Cox 3?

A Cox 1 está associada à produção de prostaglandinas e resulta em diversos efeitos fisiológicos, como proteção gástrica, agregação plaquetária, homeostase vascular e manutenção do fluxo sanguíneo renal. Em contraste, a Cox 2 está presente nos locais de inflamação, sendo, por isso, denominada de enzima indutiva.


Mecanismo de Ação dos AINES

Os Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINES) constituem uma das classes de fármacos mais difundidas em todo mundo, utilizados no tratamento da dor aguda e crônica decorrente de processo inflamatório.


Definição do Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINES)

Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINEs) são medicamentos analgésicos simples, que, junto com o paracetamol, compõem o 1º degrau da escada de dor da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Fisiologia da Inflamação

A inflamação aguda é a resposta inicial a lesão celular e tecidual, predominando fenômenos de aumento de permeabilidade vascular e migração de leucócitos, particularmente neutrófilos. As manifestações externas da inflamação, chamadas de sinais cardinais, são: calor (aquecimento), rubor (vermelhidão), tumor (inchaço), dor e perda de função.


Anti-inflamatórios Não Esteroides: farmacocinética

A maioria dos Anti-inflamatórios Não Esteroides são administrados oralmente, com as exceção do cetorolaco e do parecoxibe (administração intravenosa), e do diclofenaco (administração oral, intravenosa e retal).


Mecanismo de Ação dos AINES

Os efeitos terapêuticos e colaterais dos AINES resultam principalmente da inibição das enzimas COX, prejudicando, assim, a transformação final do ácido araquidônico em prostaglandinas, prostaciclina e tromboxanos.


Tipos de anti-inflamatórios não esteroidais

Existem várias formas de classificar os medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais. Por exemplo, eles podem ser classificado com base em sua estrutura química e seletividade:


Como os AINEs são prescritos?

Os anti-inflamatórios não esteroidais são prescritos em doses diferentes, dependendo da condição. Por isso, pode ser necessário tomar esses medicamentos de uma a quatro vezes ao dia. No entanto, não aumente a dose sem primeiro consultar o seu médico.


Precauções gerais

No geral, os AINEs, incluindo aspirina, podem aumentar a chance de efeitos colaterais graves no estômago e no intestino, como úlceras e sangramento. Esses efeitos colaterais podem ocorrer sem sinais de aviso.


O Que São OS anti-inflamatórios Não Esteroides?


Exemplos de anti-inflamatórios Não Esteroides

  • Existem dezenas de anti-inflamatórios, alguns exemplos são: 1. Diclofenaco. 2. Ibuprofeno. 3. Naproxeno. 4. Nimesulida. 5. Indometacina. 6. Cetoprofeno. 7. Ácido mefenâmico. 8. Piroxicam. 9. Celecoxibe. 10. Etoricoxibe. 11. AAS (ácido acetilsalicílico). Todos os anti-inflamatórios citados acima são fármacos que apresentam mecanismos de ação semelha…

See more on mdsaude.com


para Que servem OS Anti-Inflamatórios?

  • Em geral, os anti-inflamatórios são medicamentos utilizados como sintomáticos, ou seja, eles aliviam os sintomas, mas não tratam diretamente as doenças que os estão provocando. Um paciente com faringite, por exemplo, pode tomar AINES para aliviar a dor de garganta, mas se a causa for uma infecção bacteriana, é preciso também tomar um antibiótico para curar a infecçã…

See more on mdsaude.com


Como Agem OS Anti-Inflamatórios?

  • De forma bem simplificada, podemos dizer que os quadros inflamatórios surgem quando há um aumento da produção de uma substância chamada prostaglandina. A prostaglandina é gerada através da ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX). Os anti-inflamatórios agem inibindo a ação dessa enzima COX. Sem COX, há menor produção de prostaglandinas e menos …

See more on mdsaude.com


Efeitos Colaterais Dos anti-inflamatórios

  • Os AINES são medicamentos seguros, se administradas com indicação médica. O problema é que essa seja, talvez, a classe de fármacos mais utilizada como auto-medicação pela população. Existem inúmeros efeitos colaterais e interações com outros medicamentos que devem ser considerados antes de tomar um anti-inflamatório. Alguns dos efeitos adversos mais comuns d…

See more on mdsaude.com


pacientes Que Não devem Tomar anti-inflamatórios Sem Orientação Médica

  • Por todos os problemas que já foram explicados até aqui, faz sentido tratar os anti-inflamatórios como uma classe de medicamentos que não deve ser tomada sem orientação médica, principalmente se você fizer parte dos seguintes grupos: 1. Idosos. 2. Grávidas. 3. Pacientes com insuficiência renal. 4. Pacientes com cirrose. 5. Pacientes com hipertensão descontrolada. 6. P…

See more on mdsaude.com


Referências


definição Do anti-inflamatórios Não Esteroides

  • Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINEs) são medicamentos analgésicos simples, que, junto com o paracetamol, compõem o 1º degrau da escada de dor da Organização Mundial da Saúde (OMS). A escada de dor da OMS é uma abordagem de analgesia baseada em degraus, começando no 1º degrau, com analgésicos simples, e subindo até opioides fracos no 2º, e opio…

See more on sanarmed.com


Fisiologia Da Inflamação

  • A inflamação aguda é a resposta inicial a lesão celular e tecidual, predominando fenômenos de aumento de permeabilidade vascular e migração de leucócitos, particularmente neutrófilos. As manifestações externas da inflamação, chamadas de sinais cardinais, são: calor (aquecimento), rubor (vermelhidão), tumor (inchaço), dor e perda de função. Se a reação for intensa, pode have…

See more on sanarmed.com


anti-inflamatórios Não esteroides: Farmacocinética

  • A maioria dos Anti-inflamatórios Não Esteroides são administrados oralmente, com as exceção do cetorolaco e do parecoxibe (administração intravenosa), e do diclofenaco (administração oral, intravenosa e retal). Os Anti-inflamatórios Não Esteroidais compõem um grupo heterogêneo de compostos, que consiste de um ou mais anéis aromáticos ligados a um grupamento ácido func…

See more on sanarmed.com


Mecanismo de Ação Dos Aines

  • Os efeitos terapêuticos e colaterais dos AINES resultam principalmente da inibição das enzimas COX, prejudicando, assim, a transformação final do ácido araquidônico em prostaglandinas,prostaciclina e tromboxanos. A PGD2 é o principal metabólito da via da cicloxigenase nos mastócitos e, em conjunto com PGE2 e PGF2-alfa (que se distribuem mais a…

See more on sanarmed.com


Tipos de anti-inflamatórios Não esteroidais

  • Existem várias formas de classificar os medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais. Por exemplo, eles podem ser classificado com base em sua estrutura química e seletividade: 1. salicilatos acetilados (aspirina), 2. salicilatos não acetilados (diflunisal, salsalato), 3. ácidos (ác.) propiônicos (naproxeno, ibuprofeno), 4. ác. acéticos (diclofenaco, indometacina), 5. ácidos enóli…

See more on augustobene.com


Como OS Aines São Prescritos?

  • Os anti-inflamatórios não esteroidais são prescritos em doses diferentes, dependendo da condição. Por isso, pode ser necessário tomar esses medicamentos de uma a quatro vezes ao dia. No entanto, não aumente a dose sem primeiro consultar o seu médico. Mais comumente, os AINEs estão disponíveis em comprimidos orais. De acordo com a bula, a dosagem pa…

See more on augustobene.com


Precauções Gerais

  • No geral, os AINEs, incluindo aspirina, podem aumentar a chance de efeitos colaterais graves no estômago e no intestino, como úlcerase sangramento. Esses efeitos colaterais podem ocorrer sem sinais de aviso. É importante ter precauções dos AINEs, excluíndo a aspirina, podem aumentar a chance de ataque cardíaco ou derrame. Esse risco pode ser maior se você tiver doe…

See more on augustobene.com


em Que Casos Devo Consultar Meu Médico Antes de Tomar Aines?

  • Se você tiver qualquer uma das seguintes condições ou circunstâncias, verifique com seu médico antes de tomar AINEs: 1. Gravidez (AINEs devem ser evitados no terceiro trimestre. Por isso, consulte seu provedor sobre o uso no primeiro ou segundo trimestre). 2. Crianças e adolescentes com infecções virais(com ou sem febre) não devem receber aspirina ou produtos que contenha…

See more on augustobene.com


Interações alérgicas E Medicamentosas

  1. Alergias conhecidas a medicamentos, especialmente aspirina, outros AINEs e sulfas.
  2. Pólipos nasais (associados a uma maior chance de alergia a AINE).
  3. Verifique com seu farmacêutico ou profissional de saúde antes de iniciar um AINE para determinar se seus medicamentos atuais e também seus suplementos dietéticos / fitoterápicos, são compatíveis co…
  1. Alergias conhecidas a medicamentos, especialmente aspirina, outros AINEs e sulfas.
  2. Pólipos nasais (associados a uma maior chance de alergia a AINE).
  3. Verifique com seu farmacêutico ou profissional de saúde antes de iniciar um AINE para determinar se seus medicamentos atuais e também seus suplementos dietéticos / fitoterápicos, são compatíveis co…
  4. Se você toma diuréticos (também conhecidos como pílulas de água) para controlar sua pressão arterial, pode correr maior risco de problemas renais se tomar um AINE.


Palavra Final

  • Lembre-se, antes de qualquer medicamento ser prescrito, diga ao seu médico: 1. Se for alérgico a algum medicamento, alimento ou outras substâncias. 2. Se você atualmente toma qualquer outro medicamento (incluindo medicamentos de venda livre) e / ou suplementos fitoterápicos ou dietéticos. 3. Está grávida , planejando engravidar ou está amamentando. 4. Se você tiver proble…

See more on augustobene.com

Leave a Comment