A açao antiflamatoria das drogas

image

Quais são os mecanismos de ação dos anti-inflamatórios?

Além disso, Levi Jales, reumatologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo aponta que o mecanismo de ação dos anti-inflamatórios é a inibição das prostaglandinas, reduzindo a vasodilatação e o edema da região inflamada. Existem três classes de anti-inflamatórios: não hormonais (AINEs), hormonais (corticoides) e fármacos anti-reumatoide.

Quais são os efeitos dos anti-inflamatórios?

Todos os anti-inflamatórios apresentam três efeitos básicos: Antipirético (abaixa a febre). Analgésico (combate a dor). Anti-inflamatório (reduz a inflamação).

Por que o uso de anti-inflamatórios é contra-indicado?

Nesses pacientes, o uso de AINES é contra-indicado, pois todos eles provocam inibição das prostaglandinas que agem nos rins, o que invariavelmente leva ao agravamento da insuficiência renal. Explicamos a lesão renal provocada por anti-inflamatórios com detalhes no artigo: Anti-inflamatórios fazem mal para os rins.

Como agem os anti-inflamatórios?

Como agem os anti-inflamatórios? De forma bem simplificada, podemos dizer que os quadros inflamatórios surgem quando há um aumento da produção de uma substância chamada prostaglandina. A prostaglandina é gerada através da ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX). Os anti-inflamatórios agem inibindo a ação dessa enzima COX.

image


Como agem os anti-inflamatório?

Quando um anti-inflamatório é utilizado, suas moléculas competem com as enzimas ciclo-oxigenases, preenchem seus receptores e impedem que ajam sobre o ácido araquidônico, o que impede a formação da prostaglandina. Com menor produção de prostaglandina pelo corpo, a inflamação diminui.


O que é o processo de inflamação?

O processo inflamatório é um mecanismo de reação do organismo para que haja uma eliminação, neutralização e destruição da causa de uma agressão. Essa agressão pode se dar por uma bactéria, por um acidente (fratura, contusão), por queimadura, por doenças auto-imunes, entre outras várias causas.


Como atuam os anti-inflamatórios esteroidais corticoides )? *?

Os anti-inflamatórios esteroidais (AIES) ou glicocorticoides diminuem o influxo e a atividade dos leucócitos, a atividade das células mononucleares, a proliferação de vasos, a fibrose, o número de células B e T nos linfonodos e as células T secretoras de citocinas (ANTI, GIORDI, CHAHADE, 2008).


Quais são as classes de inflamatórios?

Os remédios anti-inflamatórios são utilizados para tratar inflamações e seus sintomas, como edema, dor e febre. Esses fármacos geralmente são divididos em duas classes, os esteroidais, mais conhecidos como corticoides, e os anti-inflamatórios não esteroidais, populares pela sigla Aines.


Quais são as etapas do processo inflamatório?

1 – Agressão.2 – Reação vascular.3 – Aumento da permeabilidade vascular -> EDEMA OU TUMOR.4 – Proliferação de tecido vascular local.5 – Reparação/Cicatrização.


Quais são as principais características do processo inflamatório?

Consiste em respostas vasculares, migração e ativação de leucócitos e reações sistêmicas, sendo as primeiras mais características, levando ao acúmulo de fluidos e leucócitos nos tecidos extravasculares. Isso se traduz como edema,dor, vermelhidão, calor e perda da função, sinais conhecidos como flogísticos.


Quais os anti-inflamatórios mais conhecidos?

Exemplos de anti-inflamatórios:Diclofenaco.Ibuprofeno.Naproxeno.Nimesulida.Indometacina.Cetoprofeno.Ácido mefenâmico.Piroxican.More items…


Quais são os AIEs?

Os anti-inflamatórios esteroidais (AIEs) são drogas que mimetizam os efeitos do hormônio cortisol. Este hor- mônio é essencial à vida, sendo respon- sável por vários processos, desde o esta- do de embrião.


Qual o anti-inflamatório mais seguro?

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.


Política Nacional sobre Drogas

Instituída em 11 de abril de 2019 por meio de decreto, a Nova Política Nacional sobre Drogas busca construir uma sociedade mais saudável por meio da prevenção, do tratamento, do acolhimento e da recuperação e reinserção social.


Como aderir?

Para serem credenciadas no âmbito do Ministério da Cidadania, as comunidades terapêuticas e entidades de prevenção, apoio, mútua ajuda, atendimento psicossocial e ressocialização de dependentes do álcool e de outras drogas e de seus familiares deverão apresentar uma série de documentos.


Mapa das comunidades terapêuticas

Para facilitar o atendimento de dependentes químicos que buscam tratamento, o Ministério da Cidadania criou um mapa virtual que contém a localização de todas as comunidades terapêuticas cadastradas junto ao governo federal.


COMPACTA

O Curso CoMPaCTa – Capacitação para Profissionais de Comunidades Terapêuticas – objetiva desenvolver competências dos colaboradores que atuam em comunidades terapêuticas, ampliando-lhes o conhecimento e favorecendo o melhor atendimento ao público.


O que é um anti-inflamatório?

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINE ou AINES), como o próprio nome diz, fazem parte de uma classe de medicamentos que agem sobre processos inflamatórios no organismo.


Para que servem os anti-inflamatórios?

Em geral, os anti-inflamatórios são medicamentos utilizados como sintomáticos, ou seja, eles aliviam os sintomas, mas não tratam diretamente as doenças que os estão provocando.


Como agem os anti-inflamatórios?

De forma bem simplificada, podemos dizer que os quadros inflamatórios surgem quando há um aumento da produção de uma substância chamada prostaglandina. A prostaglandina é gerada através da ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX).


Efeitos colaterais dos anti-inflamatórios

Os AINES são medicamentos seguros, se administradas com indicação médica. O problema é que essa seja, talvez, a classe de fármacos mais utilizada como auto-medicação pela população.


Pacientes que não devem tomar anti-inflamatórios sem orientação médica

Por todos os problemas que já foram explicados até aqui, faz sentido tratar os anti-inflamatórios como uma classe de medicamentos que não deve ser tomada sem orientação médica, principalmente se você fizer parte dos seguintes grupos:


Aparecimento do ópio

Uma das primeiras pistas que os povos antigos consideravam a papoula muito mais do que uma planta bonita vem do seu uso frequente em estátuas e gravuras.


Sonho eterno

Já Dioscórides — médico, farmacêutico e botânico da antiga Grécia, autor do livro De Materia Medica (uma enciclopédia da fitoterapia) — descreveu a técnica de colheita:


Fábricas de drogas

A cannabis tem uma história ainda mais antiga que o ópio. Chegou à Europa antes mesmo de começarem seus primeiros registros, junto com o misterioso povo Yamna, proveniente da Ásia Central. No norte e centro da Europa, a planta está presente há mais de 5 mil anos.


Algumas menções

Dioscórides estava familiarizado com a maconha e relatou que o uso excessivo tendia a sabotar a vida sexual do usuário, a ponto de recomendar o uso da droga para reduzir o desejo sexual em indivíduos ou em situações em que esses impulsos poderiam ser considerados inadequados.


Outras seis maneiras como os povos antigos alteravam a realidade

Conhecido desde o ano 600 a.C., não era consumido voluntariamente. O fungo era comum no centeio e, às vezes, encontrado em outros cereais. Causava delírio, alucinações e, frequentemente, a morte.

image


O Que É Um Anti-Inflamatório?


Exemplos de anti-inflamatórios Não Esteroides

  • Existem dezenas de anti-inflamatórios, alguns exemplos são: 1. Diclofenaco. 2. Ibuprofeno. 3. Naproxeno. 4. Nimesulida. 5. Indometacina. 6. Cetoprofeno. 7. Ácido mefenâmico. 8. Piroxicam. 9. Celecoxib. 10. Etoricoxibe. 11. AAS (ácido acetilsalicílico). Todos os anti-inflamatórios citados acima são fármacos que apresentam mecanismos de ação semelhan…

See more on mdsaude.com


para Que servem OS Anti-Inflamatórios?

  • Em geral, os anti-inflamatórios são medicamentos utilizados como sintomáticos, ou seja, eles aliviam os sintomas, mas não tratam diretamente as doenças que os estão provocando. Um paciente com faringite, por exemplo, pode tomar AINES para aliviar a dor de garganta, mas se a causa for uma infecção bacteriana, é preciso também tomar um antibiótico para curar a infecçã…

See more on mdsaude.com


Como Agem OS Anti-Inflamatórios?

  • De forma bem simplificada, podemos dizer que os quadros inflamatórios surgem quando há um aumento da produção de uma substância chamada prostaglandina. A prostaglandina é gerada através da ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX). Os anti-inflamatórios agem inibindo a ação dessa enzima COX. Sem COX, há menor produção de prostaglandinas e menos …

See more on mdsaude.com


Efeitos Colaterais Dos anti-inflamatórios

  • Os AINES são medicamentos seguros, se administradas com indicação médica. O problema é que essa seja, talvez, a classe de fármacos mais utilizada como auto-medicação pela população. Existem inúmeros efeitos colaterais e interações com outros medicamentos que devem ser levados em conta antes de tomar um anti-inflamatório. Alguns dos efeitos adversos mais comu…

See more on mdsaude.com


pacientes Que Não devem Tomar anti-inflamatórios Sem Orientação Médica

  • Por todos os problemas que já foram explicados até aqui, faz sentido tratar os anti-inflamatórios como uma classe de medicamentos que não deve ser tomada sem orientação médica, principalmente se você fizer parte dos seguintes grupos: 1. Idosos. 2. Grávidas. 3. Pacientes com insuficiência renal. 4. Pacientes com cirrose. 5. Pacientes com hipertensão descontrolada. 6. P…

See more on mdsaude.com


Referências

Leave a Comment