A açao avaliativa na educação infantil deve ser essencialmente contrária

Desse modo, seguindo essas diretrizes, a avaliação na Educação Infantil deve contemplar a evolução individual dos pequenos ao longo de todo o período, de modo a identificar se os direitos estão sendo garantidos. Vale ressaltar que a avaliação não serve para classificar a criança.

Full
Answer

Como são as nossas avaliações na educação infantil?

P1 (2018) disse que: “As nossas avaliações na Educação Infantil são através de portfólios, observações e registros”. Não distante, as demais professoras afirmam como são os acompanhamentos e avaliações escolares nesta modalidade de ensino. Aqui é através de observação.

Como é a avaliação da criança?

Avaliação eu creio que é uma avaliação contínua, todos os dias a criança é avaliada a partir do momento que ela chega até ao ir embora. Nós vamos avaliando a cada comportamento cada desenvolvimento dela tudo é notado e anotado nos mínimos detalhes para que essa avaliação no final do bimestre possa ser referente ao estudante (P3, 2018).

Qual a importância da avaliação no processo educativo?

Foto: Daniela Toviansky Uma vez que a instituição entende que a avaliação faz parte do processo educativo, cabe ao coordenador fazer com que as diretrizes sejam apropriadas pelos docentes. Esse é o primeiro ponto que um plano de formação sobre o tema tem de contemplar.

Qual a importância da avaliação para a aprendizagem dos estudantes?

Neste artigo, vamos explicar sobre a avaliação na Educação Infantil, a relação com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ela deve ser realizada. Confira! A avaliação é um dos instrumentos mais importantes para o professor acompanhar a aprendizagem dos estudantes.


Qual o processo avaliativo na Educação Infantil?

A avaliação na Educação Infantil é um processo de acompanhamento do desenvolvimento, que acontece atrelado à observação atenta e frequente, que possibilita ao educador condições para melhores registros. Conforme Junqueira Filho, da UFRGS: “A observação é um instrumento de avaliação e planejamento.


Quais são os instrumentos de avaliação na Educação Infantil?

De acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (BRASIL, 1998), os principais instrumentos avaliativos são a observação e o registro, através dos quais o professor pode fazer a abordagem contextualizada dos processos de aprendizagem das crianças, das qualidades de interações e acompanhar os processos …


Qual deve ser a finalidade das avaliações na Educação Infantil?

A avaliação na Educação Infantil tem como objetivo mostrar ao professor o progresso/regresso dos seus estudantes. A avaliação deve ser feita para servir como norteação no planejamento do professor conforme as necessidades de cada estudante.


Quais são os princípios do Referencial curricular Nacional para a Educação Infantil?

As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: ✓ Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.


Quais são os instrumentos de avaliação?

Usualmente os instrumentos avaliativos são recursos didáticos, como prova; seminário; portfólio; pesquisa e outros. Considerando que avaliação da aprendizagem é um processo, torna-se inviável a adoção de um único instrumento avaliativo, devido limitar as Page 6 16045 oportunidades do aluno de revelar sua aprendizagem.


Quais instrumentos podem ser utilizados para a realização da avaliação na Educação Infantil apresente no mínimo três 3 exemplos?

Vimos que os portfólios, relatórios e anotações são alguns dos instrumentos que são utilizados para registros da avaliação, pois ajudam os professores a reformular ou mesmo formular novas estratégias de ensino quando necessário, além de ser o documento oficial exigido de cada professor para o acompanhamento individual …


Como deve ser a avaliação na educação infantil de acordo com a Bncc?

Avaliação na Educação Infantil conforme a BNCCPLANEJAR_Enxergar a avaliação como meio para novas aprendizagens, tanto do professor, quanto das crianças.OBSERVAR_ A partir da observação e reflexão da própria prática, o professor deve pensar, avaliar suas ações e dar continuidade ou propor mudanças no planejamento.More items…•


Qual é a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem?

No campo da educação, sabe-se que a avaliação faz parte da atividade escolar do docente e precisa ser vista como um componente importante para o processo formativo do aluno, possibilitando uma reflexão constante das habilidades e dificuldades, bem como do papel do docente para as transformações na sociedade.


Quais são os objetivos da avaliação educacional?

A avaliação escolar é tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno. Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo ensinado foi absorvido pelos alunos, bem como analisar se eles estão conseguindo acompanhar a programação curricular.


Quais são os 5 princípios básicos da Educação Infantil?

Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, estão contemplados os Fundamentos Norteadores, que priorizam os Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; os Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da criticidade e do …


Quais são os eixos dos referenciais curriculares da Educação Infantil?

Em eixos, que devem ser considerados de forma integrada: movimento, identidade e autonomia, conhecimento de mundo, artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza/sociedade e matemática. Amplia o olhar sobre a criança, considerando as interações sociais como condições essenciais para o aprendizado.


Quais os documentos referenciais para a Educação Infantil?

Referencial curricular nacional para a educação infantil, Conhecimentos de mundo, Identidade e autonomia, Referencial Curricular, Organização do tempo, Formação do coletivo institucional. É uma referência para estruturação de currículo, de caráter nacional, para a Educação Infantil.


1. RESUMO

A pesquisa na área da avaliação escolar teve como objetivo geral: compreender o processo de avaliação escolar na Educação Infantil em uma escola pública de Porto Velho – RO.


2. INTRODUÇÃO

A avaliação na Educação Infantil tem como objetivo mostrar ao professor o progresso/regresso dos seus estudantes. A avaliação deve ser feita para servir como norteação no planejamento do professor conforme as necessidades de cada estudante. Hoffmann (1992, p.


3. HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação escolar emerge como uma necessidade social a partir das mudanças culturais e econômicas produzidas pelo capitalismo, após a Revolução Industrial, no século VXIII. Entre os diferentes níveis de formação escolar, nos atentaremos à Educação Infantil, apresentado como esta se consolidou até a contemporaneidade.


4. A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil até os anos finais do século XX foi excluída das discussões sobre educação escolar, juntamente a avaliação dessa formação, que ainda se falta até a atualidade.


6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em nossa pesquisa, tivemos como objetivo de compreender o processo da avaliação escolar na Educação Infantil, por meio da busca por aportes téoricos que contemplassem o tema, da observação do método avaliativo e as entrevistas com as professoras de uma escola.


7. REFERÊNCIAS

ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.


Resumo


Introdução

  • A avaliação na Educação Infantil tem como objetivo mostrar ao professor o progresso/regresso dos seus estudantes. A avaliação deve ser feita para servir como norteação no planejamento do professor conforme as necessidades de cada estudante. Hoffmann (1992, p. 70) expõe que os professores utilizam a mesma forma de avaliar para todos os estudantes, e…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Histórico Da Educação Infantil

  • A educação escolar emerge como uma necessidade social a partir das mudanças culturais e econômicas produzidas pelo capitalismo, após a Revolução Industrial, no século VXIII. Entre os diferentes níveis de formação escolar, nos atentaremos à Educação Infantil, apresentado como esta se consolidou até a contemporaneidade. Conforme Andrade (2010) é na Europa que surgi…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


A Avaliação Na Educação Infantil

  • A Educação Infantil até os anos finais do século XX foi excluída das discussões sobre educação escolar, juntamente a avaliação dessa formação, que ainda se falta até a atualidade. Dessa forma, se evencia que a Constituição Federal (CF) 1988, não aborda especificamente sobre Educação Infantil, assim como com a Lei de Diretrizes e Bases (LDBs) de 1961 (4.024/61) e a d…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Da Teoria à Prática Escolar: Apresentação E Discussão Da Pesquisa de Campo

  • A pesquisa de campo foi realizada em uma escola municipal da zona sul de Porto Velho – RO, no período de setembro à outubro do ano corrente. Ao chegar à instituição fomos recepcionadas pela diretora e vice-diretora da mesma, que nos direcionaram a sala dos professores, para aguardarmos as professoras participantes do estudo. As entrevistas aconteceram no dia e horá…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Considerações Finais

  • Em nossa pesquisa, tivemos como objetivo de compreender o processo da avaliação escolar na Educação Infantil, por meio da busca por aportes téoricos que contemplassem o tema, da observação do método avaliativo e as entrevistas com as professoras de uma escola. Com o planejamento e a solicitação das autorizações, todos objetivos propostos foram alcançados co…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Referências

  • See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Apêndices

  • APÊNDICE A – TERMOS DE AUTORIZAÇÃO APÊNDICE B – MODELO DE TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO – TCLE APÊNDICE C – MODELO DE INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Anexos

  • ANEXO A – TERMOS DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO TCC – PROJETOS ANEXO B – TERMOs DE COMPROMISSO TCC – PROJETOS ANEXO C – TERMOS DE DECLARAÇÃO – TCC – PROJETOS ANEXO D – TERMO DE COMPROMISSO DO PESQUISADOR RESPONSÁVEL EM PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS ANEXO E – Autorização do cep ANEXO F – CONTROLE DE FRE…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br

Leave a Comment