A açao da cintronela sobre os insetos

image

A citronela, conhecida cientificamente como Cymbopogon nardus ou Cymbopogon winterianus, é uma planta medicinal com propriedades repelentes para insetos, aromatizadora, bactericida e calmante, sendo muito utilizada na confecção de cosméticos.

Full
Answer

Qual a importância da citronela para o tratamento de insetos?

As primeiras utilizações da citronela e seu incenso tinham como finalidade repelir insetos de forma bem eficaz e natural, além da prevenção e tratamento de algumas doenças causadas por insetos Porém, com o passar dos anos, diversos outros efeitos foram percebidos e comprovados.

Quando surgiram os primeiros insetos?

Até pouco tempo, a idade estimada surgimento dos primeiros insetos era de 420 a 400 milhões de anos, junto a outros artrópodes e poucas plantas que provavelmente surgiram no período (CALOR, 2009). Mas, essas informações caíram por terra.

Qual é a área da zoologia que estuda os insetos?

Entomologia é a área da zoologia que estuda os insetos. Entomologia é uma palavra originária do grego, onde entomon significa inseto e logos corresponde a estudo. A entomologia é responsável pelo estudo das características físicas, comportamentais e reprodutivas dos insetos.

Qual a idade dos insetos?

Até pouco tempo, a idade estimada surgimento dos primeiros insetos era de 420 a 400 milhões de anos, junto a outros artrópodes e poucas plantas que provavelmente surgiram no período (CALOR, 2009). Mas, essas informações caíram por terra. Insetos. Foto: Protasov AN / Shutterstock.com

image


Porque a citronela espanta os mosquitos?

O aroma da citronela ativa proteínas dos poros dos insetos, que, quando ativados , enviam mensagens químicas ao cérebro do inseto, causando uma reação de aversão.


Quais insetos a citronela repele?

A planta repele mosquitos, borrachudos, traças e formigas. O óleo essencial tem efeito repelente sobre o Aedes aegypti (transmissor da dengue) e também sobre mosquitos como o Anopheles dirus e o Culex quinquefasciatus. Alguns pesquisado- res afirmam que o óleo de citronela afasta também besouros, baratas e fungos.


Como usar a citronela para espantar mosquitos?

– Para evitar picadas de mosquitos, amasse e esfregue uma folha de citronela nos braços e nas pernas. – Ferva algumas folhas e faça uma espécie de chá para usar na limpeza de pisos. – As folhas podem ser queimadas em incensórios domésticos ou utilizadas em difusores elétricos.


Qual a ação do repelente?

Eles fazem com que os insetos, principalmente os mosquitos, não encontrem a gente. Para isso, os repelentes usam substâncias que têm a capacidade de entupir os microscópicos poros das antenas desses bichinhos quando eles se aproximam de nós.


Qual planta afasta pernilongo?

6 plantas repelentes para afastar os insetosCitronela. Encabeçando nossa lista, a citronela é uma espécie muito famosa de planta para espantar pernilongo. … Alecrim. Além de perfumado e delicioso, o alecrim também entra na lista de plantas repelentes. … Alfazema. … Manjericão. … Arruda. … Boldo.


Qual o cheiro que pernilongo não gosta?

Óleo de citronelaÓleo de citronela afasta mosquitos e pernilongos, e tem um cheiro cítrico e agradável apenas para nós, seres humanos. Além de ser uma planta medicinal, ela é um repelente potente. Dá para plantar em jardins, quintais e em vasos de plantas. Óleo de lavanda afasta pernilongos, moscas, pulgas e carrapatos.


Como utilizar as folhas de citronela?

Como usarCortar algumas folhas, colocar sobre alguns recipientes, espalhar pela casa e trocar diariamente, para perfumar o ambiente e repelir insetos;Cortar alguns pedaços da folha direto da planta, pois intensifica o seu cheiro, nas horas em que se quer evitar os insetos;More items…


Como fazer a essencia de citronela?

Passos para se confeccionar o extrato de citronela: Picar as folhas com a tesoura. Colocá-las em um vidro limpo, de preferência escuro. Com um copo medidor coloque, no vidro, a proporção de 70% de água mineral e 30% de álcool a 70%. Tampe bem, se for um vidro transparente forre com papel.


Qual essência espanta mosquito?

eucaliptoO óleo essencial de eucalipto é uma excelente alternativa natural para acabar com mosquitos. Para utilizá-lo de maneira eficaz é preciso um difusor elétrico e de um óleo carreador para aplicação na pele. No difusor você pode utilizar quantas gotas preferir, mas o indicado são cinco gotas a cada quatro horas.


Porque não se pode dormir com repelente?

– As pessoas não devem dormir com repelente. Até porque o Aedes ataca só nas primeiras horas do dia e no final da tarde – orienta o médico. Em grávidas, a utilização também é recomendada.


Por que não pode dormir com repelente?

O uso de repelentes na pele antes de dormir não é recomendado. Além de não ser comprovado seu funcionamento durante o sono, existe o risco de intoxicação com o produto durante esse período. Para dormir e ficar longe dos mosquitos, prefira métodos naturais de proteção.


Como funcionam os repelentes elétricos?

Como o repelente eletrônico funciona? Os repelentes eletrônicos podem funcionar de três formas: atraindo os insetos por raios UV e os eletrocutando em sua grade elétrica, por sucção ou repelindo os insetos por meio de ondas sonoras. O aparelho precisa estar ligado em uma tomada ou em uma bateria.


Quais aromas espantam moscas?

Tenha vasos de alecrim em suas janelas e espalhe alguns pelo jardim. Use as folhas de louro, espalhadas pela casa, para repelir moscas. As flores da cebolinha são aromáticas e repelem moscas e pulgões.


Qual a diferença entre citronela e capim santo?

Então, para entender qual a diferença entre citronela e capim-santo, anote. Logo, saiba que a primeira tem um aroma mais parecido com o eucalipto, enquanto a outra planta parece ser mais cítrica.


Como afastar pernilongo com citronela?

É possível usar a citronela de várias formas quando o assunto é o combate de pernilongos….Citronela contra pernilongosColoque um difusor de citronela no ambiente;Deixe agir por algumas horas;Retire o difusor do local;Deixe as portas e janelas fechadas para a citronela fazer efeito.


Qual o melhor repelente natural contra pernilongos?

cravo-da-índia“O cravo-da-índia é um eficiente repelente natural contra pernilongos, inclusive contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Isto porque o seu cheiro característico, originado pela presença de eugenol em sua composição, é capaz de afastar mosquitos, além de moscas e formigas.


Quais os benefícios da planta?

Segundo a professora, além de ser um excelente aromatizante, o capim citronela tem a propriedade de repelir insetos tanto para o meio ambiente como para uso pessoal.


Quais os tipos de citronela?

Conforme explica a professora, existem várias espécies denominadas popularmente de “capim” na família Gramineaeentre. Além do capim citronela, ela destaca o capim-santo ( Cymbopogun citratus Stapf ).


Como usar?

Dentre as formas de uso da citronela, a especialista cita o idealizador do Programa de Farmácias Vivas da UFC – o professor Francisco José de Abreu Matos, para explicar que a espécie pode ser usada na forma de fumigações.


Dá para fazer chá de citronela?

Conforme Mary Anne, pode ser feito chá de citronela desde que para uso externo. A forma mais simples, destaca ela, é obter a infusão na proporção de 200 gramas das folhas para 1 litro de água.


Onde comprar?

Em Fortaleza, mudas de citronela com certificação botânica podem ser fornecidas pelo Horto de Plantas Medicinais Prof. Francisco José de Abreu Matos, da UFC. A instituição fica no Campus do Pici, no bloco 941.


As plantas trazem benefícios surpreendentes para a nossa saúde e muitas vezes nos esquecemos de usá-las, normalmente recorrendo a remédios industrializados

A Citronela é muito conhecida por ser um repelente natural de insetos, mas este capim comum possui muitos outros atributos. Para que você aproveite mais os efeitos curativos naturais dessa planta, iremos apresentar nesta postagem as propriedades medicinais da Citronela.


A Citronela

Conhecida cientificamente por Cymbopogon nardus ou Cymbopogon winterianus a Citronela é uma planta medicinal, repelente de insetos, aromatizadora, bactericida e calmante, amplamente utilizada na indústria farmacêutica e cosmética. Tem um aroma cítrico forte que proporciona frescor ao ambiente.


Usos e propriedades

Seu óleo essencial é rico em geraniol e citronelal e, por isso, muito usado na fabricação de velas, loções e óleos (usados na massoterapia). A Citronela possui ação calmante, insetífuga, bactericida, sudorífica, febrífuga e carminativa. Ela trata febres intestinais e regula distúrbios digestivos.


Como usar

O extrato ou o óleo essencial de Citronela podem ser usados em difusores ou em potes com serragem, espalhados pela casa, para afastar mosquitos, moscas e outros insetos. Você também pode picar as folhas em potes ou cortar diretamente na folhagem, para intensificar e espalhar seu odor.


Para que serve o incenso de citronela

As primeiras utilizações da citronela e seu incenso tinham como finalidade repelir insetos de forma bem eficaz e natural, além da prevenção e tratamento de algumas doenças causadas por insetos


1. Para que serve a citronela: repelente natural

Sem sombra de dúvidas, o efeito mais conhecido da citronela é o de repelir insetos que ficam dentro de casa, como pernilongos e também aqueles que perturbam gados, incluindo o carrapato.


3. Citronela serve para purificação de ambientes

Com ação que inibe odores de mofo e umidade, o incenso de citronela artesanal é capaz de melhorar a circulação e a qualidade do ar no ambiente em que é queimado.


4. Antidepressivo

Os incensos são muito utilizados como complemento para distúrbios psicológicos, alterações do sono e como tratamento complementar para diversas condições. A citronela, por exemplo, é muito utilizada como calmante, antidepressivo e diminuidor de aflições.


5. Para que serve o incenso de citronela: Foco e equilíbrio

Sabe aqueles momentos da vida em que você sente uma estagnação no âmbito pessoal e profissional? Isso pode acontecer em razão de energias pesadas que estejam bloqueando a sua produtividade e crescimento.


Para que serve a citronela? Ação bactericida e antifúngica

A planta de citronela age diretamente no organismo e serve para combater bactérias e fungos. Suas propriedades são conhecidas para o cuidado do bem-estar do corpo e ótimas para tratar problemas relacionados a infecções do tipo.


Para que serve a citronela? Tratamento de convulsões

Estudos da revista Phytomedicine apresentou estudos em que o óleo de citronela é capaz de controlar problemas com convulsões e servir até mesmo como um tratamento alternativo para cuidar de pessoas que sofrem com isso.

image

Leave a Comment