A açao da escola na sociedade redacao

image


Qual é o papel da escola na sociedade?

Ajudar o aluno a desenvolver habilidades socioemocionais. Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa.


Qual a relação entre escola e sociedade?

A educação sempre contribuiu para o desenvolvimento da sociedade. A qual busca nas raízes da educação o verdadeiro sentido para sua evolução cultural, principalmente. Pois, é através desta interação que existem contribuições, porque a sociedade só se torna moderna com a evolução da educação.


O que falar numa redação sobre educação?

5 assuntos sobre educação que podem ser tema de redação1- Educação financeira. … 2- Educação socioemocional. … 3- A prática esportiva nas escolas. … 4- Alfabetização. … 5- Abandono Escolar. … Dicas de repertório para escrever sobre educação. … Pensadores da área. … Olhar sociológico.More items…•


Qual a importância da escola para você redação?

Assim como a família, a escola tem também sua fundamental importância para o aprendizado de todos nós, principalmente das crianças e adolescentes. A escola possibilita através da convivência uns com os outros uma troca de conhecimento, um amadurecimento intelectual e amistoso, contribuindo assim para o convívio social.


O que é escola e sociedade?

A escola é um local de ressignificação dos conteúdos, pois precisa promover a interação, estritando os laços com a comunidade, sendo uma instituição que tem um papel essencial na sociedade, tendo como função, trazer juntos de seus objetivos a formação do caráter, valores e princípios morais, que direcionará o aluno a …


Como deve ser a relação da escola com a comunidade?

Comunidade e escola precisam criar através da educação, uma força para superar as suas dificuldades, construindo uma identidade própria e coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.


Quais são os temas atuais sobre educação?

Desafios da educação no Brasil: 8 temas para prestar atenção em…Pandemia e a volta às aulas. … Ensino híbrido. … Menos recursos para a educação. … Militarização das escolas. … Novo ensino médio. … Sistema Nacional de Educação. … Revisão das avaliações de larga escala e políticas de bonificação. … Ensino domiciliar.More items…•


O que falar sobre a educação no Brasil?

O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE).


Qual é a importância da educação?

A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.


Como falar sobre sua escola?

Analise o perfil mais atraído pela sua instituição — são na maioria adultos ou adolescentes? Conhecer seu público-alvo lhe dá base para saber como se dirigir a ele. O aluno deve sentir que teve uma experiência positiva ao visitar o seu perfil na internet, ao telefonar ou ir pessoalmente até a escola.


Como começar a redação?

7 dicas de sucesso para começar uma redação1 Estude temas gerais. … 2 Tenha atenção ao português e às normas gramaticais. … 3 Escreva seu rascunho já com os argumentos que utilizará na redação. … 4 Use estatísticas, caso saiba alguma. … 5 Não use gírias ou clichês. … 6 Faça indagações sobre o problema proposto. … 7 Seja objetivo.


Qual é o objetivo de uma redação?

A redação é um processo de escrita que tem o objetivo de expressar alguma coisa. Ou seja, é a estruturação de um texto, por meio da ligação entre palavras, orações, parágrafos etc, cujo objetivo é transmitir uma mensagem ao leitor.


RESUMO

Este trabalho de pesquisa procura trazer uma reflexão sobre o papel social da escola e a importância de se ter uma equipe pedagógica consciente e envolvida com esta questão, diagnosticando as dificuldades existentes no processo educacional e buscando modificá-las socialmente, tendo como instrumento mediador desta mudança a educação.


1. Introdução

A construção deste trabalho de pesquisa, cujo tema é “O papel social da escola”, surgiu a partir da necessidade de questionar os profissionais da educação quanto à responsabilidade social que a escola tem como entidade formal, e levá-la a refletir sobre a importância do papel social que a mesma exerce como agente influenciadora na sociedade a que pertence.


2. ESCOLA E SOCIEDADE: Um intercâmbio indispensável

Segundo Paulo Freire (2001), “o Brasil foi “inventado” de cabeça para baixo, autoritariamente. Precisamos reinventá-lo em outros termos”. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: Vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais”. (LDB, Art. 3º, XI).


3. ESCOLA E FAMÍLIA: uma união que dá certo

Na Lei de Diretrizes e Bases (LDB, Art. 12, VI), os estabelecimentos de ensino, respeitando as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola. Ao longo do tempo, aconteceram grandes mudanças no mecanismo da socialização.


4. EDUCADOR E POLÍTICA: O caminho mais curto para se fazer educação social

Consta nas leis de diretrizes e bases (LDB Art. 13, VI) que os docentes incumbir-se-ão de colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. “O papel do pedagogo é um papel político” (GADOTTI, 2001). O dicionário MICHAELIS (2000) define política como arte ou vocação de guiar ou influenciar.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Percebeu-se, com a realização deste trabalho de investigação, que a grande maioria das escolas públicas da atualidade têm se comportado de forma passiva diante da ausência das famílias como parceiras na educação do discente. Esta afirmação baseia-se na estatística apresentada como resultado da pesquisa realizada no município de Itaparica.


Redação sobre educação 1

As estatísticas revelam: no quinto e no nono ano do ensino primário no Brasil, mais de 60% dos alunos não conseguem interpretar textos e fazer cálculos básicos. Em outros níveis, a defasagem também é grande: no ranking mundial das 300 melhores universidades, só há 25 brasileiras.


Redação sobre educação 2

Por que o Brasil, sendo a oitava economia mundial, tem um desempenho educacional inferior, em números, a países mais pobres economicamente do que ele? O fato é que a educação no país tem uma tendência a ficar cada vez pior mesmo havendo condições financeiras para não estar nessa situação.


Redação sobre educação 3

O professor Otávio ministrava aulas em duas escolas da periferia, mas, embora tenha estudado para isso, sonhava ser comissário de bordo; uma rotina árdua e desestimulante era mais do que razão para isso: transportes coletivos cheios, refeições por meio das merendas escolares, alunos mal educados… Mesmo sendo uma peça central na educação de qualidade, da qual o Brasil tem tanta carência, é notório que não há uma valorização do professor no país quando confrontado com os de outras nações..


Redação sobre educação 4

Apesar da lei que obriga a inclusão nas escolas brasileiras ter promovido o aumento do número de matrículas de alunos com deficiência, o Censo Escolar do MEC de 2015 apontou que, dos 232 mil que entram no primeiro ciclo da educação básica, apenas 64 mil chegam ao ensino médio.

image

Leave a Comment