A açao da esola na comunidade

image

Como a escola e a comunidade se relacionam?

Isso acontece quando escola e comunidade coexistem em um processo de harmonia e respeito em que as duas se encontram de peito aberto para construir juntas. Nesse movimento, uma pode ser o apoio da outra.

Como a escola pode ser o apoio da comunidade?

Nesse movimento, uma pode ser o apoio da outra. Permitir que escola e comunidade percorram caminhos distintos, pode prejudicar (e até romper) laços importantes e a possibilidade de encontrar um parceiro produtivo e significativo no território. Para isso, a comunidade precisa acreditar na escola que divide o espaço com ela.

Como a escola pode ser inserida em uma comunidade?

A escola está inserida em uma comunidade e faz parte dela. Como tal, precisa criar mecanismos de parcerias e de diálogo produtivo, em que cada uma compreenda o seu papel a as suas responsabilidades.

Por que a parceria entre escola e comunidade é importante?

Mas é exatamente através de ações simples como essas, que nossa parceria entre escola e comunidade têm ganhado um alicerce poderoso. Afinal, é a partir e da união de propósitos em torno de um objetivo comum que laços importantes também são estreitados e fortalecem as relações interpessoais de amizade, de solidariedade e de respeito.

image


Qual é o papel da escola na comunidade?

Integra as instâncias de participação das escolas, como comitês escola-comunidade, conselhos escolares, comissões de trabalho, etc. Atua como protagonista de processos educativos, compartilhando seus saberes, apoiando os professores na condução de atividades, relacionando os conteúdos acadêmicos com a cultura local.


Qual é a relação da escola com a sociedade?

O papel da escola na sociedade é socializar o conhecimento, seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento o indivíduo como cidadão.


Qual é a importância da participação da comunidade nas ações da escola?

A partir dessas considerações, pode-se afirmar que, através da participação, é possível promover na escola um ambiente democrático e, por isso, é considerada como um elemento fundamental da democracia, pois sem ela não se tem condição de apontar um legítimo processo democrático.


Que ações podem fortalecer a relação entre escola e comunidade?

Os projetos podem enriquecer a aprendizagem dos alunos e ainda estimular a relação entre escola e comunidade. Propicie ações simples, como caminhadas pelo bairro e entrega de panfletos para as causas defendidas no projeto. Desta forma, os alunos também podem ter contato com as temáticas desenvolvidas.


Qual é o papel da educação na sociedade?

Ela permite o desenvolvimento dos indivíduos a partir do ensino e da aprendizagem, com a finalidade potencializar a sua capacidade intelectual, se baseando em ações associadas ao ambiente escolar, familiar e social.


Qual é a importância da educação para a sociedade?

A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.


Qual é a importância de uma comunidade?

As relações podem ser estabelecidas também pelo modo de vida já que as pessoas que fazem parte da comunidade valorizam as tradições do seu povo, a cultura, a religião, é mais levado para o lado pessoal à proximidade, são pessoas que tem algo em comum.


Como a escola deve garantir a participação das comunidades em suas ações pedagógicas?

Fazer projetos pedagógicos que envolvam a comunidade É importante que a equipe escolar procure conhecer os movimentos sociais do bairro e pensem em formas de colaborar nas suas reivindicações. O apoio às causas sociais do bairro podem se dar através da inserção dos temas no planejamento das professoras.


Como a comunidade pode influenciar positivamente na escola?

Ter a presença e a participação da família na escola é essencial para manter um bom relacionamento entre a instituição de ensino e os responsáveis dos alunos. A aproximação com os familiares pode, inclusive, influenciar positivamente o desempenho dos estudantes.


Como melhorar a comunidade escolar?

Confira as nossas dicas para construir um ambiente escolar saudável.Faça planejamentos. Tudo deve começar com um bom planejamento. … Promova debates sobre saúde. … Estimule vários conhecimentos. … Desenvolva projetos para toda a comunidade. … Avalie os resultados. … Melhore as relações sociais entre os funcionários.


Quais são as ações que realizamos na escola?

Ações da secretaria Informar às escolas o resultado das avaliações externas. Orientar os gestores escolares para que socializem as notas com a comunidade. Analisar os itens da prova com a equipe gestora da escola para detectar as maiores necessidades na formação dos professores. Prever a fomação adequada.


Como fortalecer a relação entre família e escola?

2 fatos sobre o vínculo escola-famíliaProblemas devem ser resolvidos mutuamente. … As relações entre escola e famílias são cultivadas e mantidas ao longo do tempo. … Seja transparente. … Envolva os pais através das mídias sociais. … Abra espaço para feedbacks. … Mantenha uma comunicação eficiente.More items…


Etapa 1: Formação de um Comitê Local a convite da escola

O Comitê Local é uma instância articulada pela escola e que tem por objetivo integrar diferentes atores do território em que está situada para pensar os desafios da escola e elaborar ações e estratégias para melhorá-la.


Etapa 2: Diagnóstico das Práticas Educativas da Escola

A primeira ação a ser realizada pelo Comitê Local deve ser um diagnóstico das práticas educativas da escola. Isso porque a realização do diagnóstico e sua análise permitem o planejamento de ações e estratégias que visam a superação dos desafios educativos locais identificados – que são o objetivo deste grupo.


Etapa 3: Mapeamento das oportunidades educativas do território próximo à escola

A próxima ação a ser realizada pelo Comitê Local será um mapeamento das oportunidades educativas do território. O mapeamento é uma atividade para encontrar espaços e organizações que possam contribuir com a educação, e é também uma ação de mobilização.


Etapa 4: Elaboração do plano de ação para melhoria da educação na escola na perspectiva da integração escola-comunidade

A constituição do Comitê Local e a realização do diagnóstico e do mapeamento já são estratégias que, se bem realizadas, aproximam a escola, as famílias e a comunidade local.


Acompanhamento e avaliação

Por fim, os encontros e ações do Comitê Local devem ser avaliados sistematicamente. Os critérios para tal avaliação devem levar em conta aspectos tais como:

image

Leave a Comment