A açao da leitura se efetiva com

image

Quais são os processos ativados na leitura?

Já para Jouve (2002), “na leitura alguns processos são ativados tais como: processo neurofisiológico, processo cognitivo, afetivo, argumentativo e simbólico”. A leitura é um ato concreto que recorre a faculdades definidas do ser humano.

Qual a importância das práticas de leitura para a formação de leitores no 3o ano do ensino fundamental?

Conclui- se através da pesquisa que as práticas de leitura para a formação de leitores no 3º ano do ensino fundamental e as estratégias metodológicas utilizadas por uma das professoras no trabalho com a leitura em sala de aula contribuem para a formação de leitores.

Por que o leitor não vê o objeto?

O leitor não vê o objeto, seus olhos estão em contato com uma palavra, ou melhor, em contato com os raios luminosos que são refletidos pelas palavras lidas do modo impossível de enxergar o sentido. Contudo, a pessoa que lê é capaz de dar significado as palavras.

Qual é o objetivo da leitura?

Quando a leitura é desmotivada não conduz à aprendizagem e, assim a leitura que foi feita acaba sendo esquecida. Quando se resolve ler algo, o leitor deve estabelecer um objetivo, ou seja, o que ele deseja saber sobre o assunto. Garcez (2004), fala que o objetivo da leitura é quem determina a forma de se ler.

image


Como se titula a leitura?

O título deve ser um resumo do tema: O título deve resumir o tema da redação sem entregar demais o seu conteúdo, caso contrário, toda a curiosidade do leitor irá por água abaixo. Nele, o leitor deve encontrar pistas sobre o assunto que será abordado, por isso, evite títulos rebuscados, opte pela simplicidade.


Como se caracteriza a leitura?

Segundo COLL (1990), a leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto a partir de seus objetivos, conhecimento sobre o assunto, quem é o autor do texto e todo seu conhecimento de linguagem.


Quais são as principais estratégias de leitura?

Estratégias de LeituraLer com atenção. Para compreender melhor um texto é importante ressaltar que temos que ler com calma cada parágrafo. … Sintetizar as principais ideias do texto. … Ler nas entrelinhas. … Manter o hábito da leitura. … Praticar a leitura em voz alta. … Variar a leitura dos textos. … Produzir textos.


Qual a relação com a leitura?

A leitura constitui parte essencial do trabalho, do empenho, de perseverança e da dedicação no aprendizado. O hábito de ler tem implicações no exercício e não necessariamente as vezes é um ato prazeroso, mas é fundamental e extremamente importante para a formação da criança.


Quais são as cinco concepções de leitura?

Por isso, tem-se o intuito de discutir e exemplificar as três concepções de leitura (i) foco no texto, (ii) foco no autor, (iii) foco na interação texto-autor-leitor, com intuito de uma demonstrar uma outra proposta, no caso, a discursiva tendo em vista o sujeito e as condições de produção.


Qual é a função da leitura?

A leitura melhora o aprendizado dos estudantes, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, pois mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos.


Quais as estratégias de leitura você prepararia para suas aulas explique as?

Resumindo, as estratégias de leitura que podem ser utilizadas na preparação de aulas são: predição, pensar em voz alta, análise da estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.


Quais são os diferentes tipos de leitura?

Leitura literal. É uma leitura feita ao pé da letra, sem adicionar comentários, explicações ou opiniões com relação ao texto. … Leitura mecânica. … Leitura rápida. … Leitura em silêncio. … Leitura em voz alta. … Leitura reflexiva. … Lectura recreativa.


Qual o objetivo das estratégias de leitura?

“O ensino das estratégias de leitura ajuda o estudante a aplicar seu conhecimento prévio, a realizar inferências para interpretar o texto e a identificar e esclarecer o que não entende”, explica.


O que a leitura estimula?

“A leitura favorece a melhora da escrita, expande o vocabulário, trabalha a criatividade e auxilia na formação do senso crítico (capacidade de reflexão sobre algo)”, afirma. Segundo ela, não há um tempo diário específico a ser dedicado à leitura para que as habilidades sejam desenvolvidas.


O que se entende por leitura?

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.


Qual e a importância da leitura na formação do indivíduo?

A leitura é uma ferramenta fundamental na formação e desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, pois está diretamente relacionada ao aprendizado e desenvolvimento do conhecimento e raciocínio. É através dela que o indivíduo quebra fronteiras e descobre novos universos sem ao menos sair do lugar.


Os benefícios da leitura

Muitos são os benefícios que a leitura proporciona: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, conhecimentos gerais e do senso crítico.


A evolução da leitura

Com a invenção da Imprensa (Tipografia), em 1455, pelo inventor alemão Johannes Gutenberg (1398-1468), o ato de ler (anteriormente divulgado por manuscritos), expandiu-se rapidamente. Junto à isso, proporcionou maior a difusão e produção de conhecimentos no mundo.


A leitura no Brasil

Estudos apontam que no Brasil a média de leitura dos brasileiros é de 1 livro por ano. Esse dado nos deixa numa das posições baixas em relação a outros países da América Latina. Na Argentina, por exemplo, a média anual é de 12 livros por habitante.


RESUMO

O presente artigo faz parte do trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia e buscou explicitar a importância da leitura para a formação dos alunos.


INTRODUÇÃO

O presente artigo é resultado de uma pesquisa que destacou a importância do hábito da leitura, identificando as práticas de leitura utilizadas por uma professora do 3° ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual na cidade de Naviraí – MS.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Magnani (2001) a leitura não se fundamenta em um ato isolado entre um indivíduo, diante do escrito de outro indivíduo, a leitura não consiste em só decodificar os sinais, mas sim na compreensão total do signo lingüístico, enquanto fenômeno social, ou seja, não basta só ler por ler ou porque é necessário, pois deste modo a leitura não fará o menor sentido.


METODOLOGIA

O presente estudo apresenta características diretamente relacionadas à pesquisa qualitativa, pois tem como característica a utilização de grande variedade de procedimentos para a coleta de dados. Esta coleta geralmente é feita através de observação participante ou não, entrevista ou questionários e da análise dos dados.


DISCUSSÃO DOS DADOS COLETADOS

Os questionários foram respondidos por uma professora e uma coordenadora pedagógica da escola “Recanto”.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante das evidências expostas e refletidas neste artigo, destaca-se a importância da leitura na vida do indivíduo, e como é indispensável que a criança tenha desde cedo um contado com a leitura, para poder assim desenvolver o interesse e o gosto.


REFERÊNCIAS

ALVES-MAZZOTTI, A. J. ; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais. O planejamento de pesquisas qualitativas. São Paulo: Pioneira, 1998.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Canções, poesias e parlendas são úteis para se chegar à incrível mágica de fazer a criança ler sem saber ler. Quando ela decora uma cantiga, pode acompanhar com o dedinho as letras que formam as estrofes. Conhecendo o que está escrito, resta descobrir como isso foi feito. Se o


AJUSTE DE LEITURA

Canções, poesias e parlendas são úteis para se chegar à incrível mágica de fazer a criança ler sem saber ler. Quando ela decora uma cantiga, pode acompanhar com o dedinho as letras que formam as estrofes. Conhecendo o que está escrito, resta descobrir como isso foi feito. Se o

image


OS Benefícios Da Leitura

Image
Muitos são os benefícios que a leitura proporciona: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, conhecimentos gerais e do senso crítico. Além desses benefícios, com a leitura exercitamos nosso cérebro, o que facilita a interpretação de textos …

See more on todamateria.com.br


A Evolução Da Leitura

  • Com a invenção da Imprensa (Tipografia), em 1455, pelo inventor alemão Johannes Gutenberg (1398-1468), o ato de ler (anteriormente divulgado por manuscritos), expandiu-se rapidamente. Junto à isso, proporcionou maior a difusão e produção de conhecimentos no mundo. Com a globalização e a aceleração das transformações comunicacionais e digitais da modernidade (te…

See more on todamateria.com.br


A Leitura No Brasil

  • Estudos apontam que no Brasil a média de leitura dos brasileiros é de 1 livro por ano. Esse dado nos deixa numa das posições baixas em relação a outros países da América Latina. Na Argentina, por exemplo, a média anual é de 12 livros por habitante. Essa realidade torna-se mais clarificada quando pensamos no problema do “analfabetismo funcional”. Ou seja, o conhecimento do códig…

See more on todamateria.com.br


Frases sobre A Leitura

  1. “O estudo foi para mim o remédio soberano contra os desgostos da vida, não havendo nenhum desgosto de que uma hora de leitura me não tenha consolado.” (Montesquieu)
  2. “A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.” (Albert Einstein)
  1. “O estudo foi para mim o remédio soberano contra os desgostos da vida, não havendo nenhum desgosto de que uma hora de leitura me não tenha consolado.” (Montesquieu)
  2. “A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.” (Albert Einstein)
  3. “Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve.” (Jorge Luis Borges)
  4. “Quem não lê, não quer saber; quem não quer saber, quer errar.” (Padre Antônio Vieira)


Resumo

Image
O presente artigo faz parte do trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia e buscou explicitar a importância da leitura para a formação dos alunos. A metodologia utilizada foi a de pesquisa qualitativa, o trabalho se realizou em uma escola pública da rede estadual, localizada no município de Naviraí – MS, a qual s…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Introdução

  • O presente artigo é resultado de uma pesquisa que destacou a importância do hábito da leitura, identificando as práticas de leitura utilizadas por uma professora do 3° ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual na cidade de Naviraí – MS. A escola “Recanto” está localizada na área central da cidade de Naviraí e teve a sua criação através do Decreto nº 1.566 …

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Fundamentação Teórica

  • Segundo Magnani (2001) a leitura não se fundamenta em um ato isolado entre um indivíduo, diante do escrito de outro indivíduo, a leitura não consiste em só decodificar os sinais, mas sim na compreensão total do signo lingüístico, enquanto fenômeno social, ou seja, não basta só ler por ler ou porque é necessário, pois deste modo a leitura não fará o menor sentido. É relevante …

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Metodologia

  • O presente estudo apresenta características diretamente relacionadas à pesquisa qualitativa, pois tem como característica a utilização de grande variedade de procedimentos para a coleta de dados. Esta coleta geralmente é feita através de observação participante ou não, entrevista ou questionários e da análise dos dados. Na pesquisa qualitativa é bem valorizada a observação d…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Discussão Dos Dados coletados

  • Os questionários foram respondidos por uma professora e uma coordenadora pedagógica da escola “Recanto”. A coordenadora (P1) tem Curso de Licenciatura em Letras e já trabalha na educação há 12 anos, a mesma é coordenadora pedagógica de Língua Portuguesa da escola pesquisada e é responsável pelo teste de leitura que é feito bimestralmente com as turmas do 3…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Considerações Finais

  • Diante das evidências expostas e refletidas neste artigo, destaca-se a importância da leitura na vida do indivíduo, e como é indispensável que a criança tenha desde cedo um contado com a leitura, para poder assim desenvolver o interesse e o gosto. Ao realizar esta pesquisa teve-se como objetivo a identificação das estratégias metodológicas utilizadas em sala de aula para o t…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Referências

  • ALVES-MAZZOTTI, A. J. ; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais.O planejamento de pesquisas qualitativas. São Paulo: Pioneira, 1998. AMORIM, G. Retrato da leitura no Brasil.São Paulo: Instituto PRÓ-LIVRO, 2008. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais:Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundam…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Apêndice – Referências de Nota de Rodapé

  • 3. Informações fornecidas pela escola por meio da Proposta Pedagógica. 4. Informações disponíveis no site http/www.naviraí.ms.gov.br e site www.ibge.gov.br/cidades. 5. P1 Refere-se à coordenadora pedagógica, P2 à professora ( ambas responderam o questionário). Professora graduada no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- CPNV. Douto…

See more on nucleodoconhecimento.com.br

Leave a Comment