A açao da trindade no velho e no novo testamento

image

A doutrina da trindade não se acha claramente revelada nem completamente desenvolvida no Velho Testamento como no Novo Testamento. Não há mesmo referencia a natureza da trindade. A posição e as funções da divindade são mais ou menos obscuras.

Full
Answer

O que é a doutrina da Trindade no Antigo Testamento?

Há um grande debate sobre a doutrina da Trindade no Antigo Testamento. Os Pais da Igreja afirmaram categoricamente que o Deus de Israel é Trino. Desconsideraram assim a revelação progressiva. Outros teólogos, em contrapartida, defendem que a doutrina da Trindade inexiste no contexto veterotestamentário.

Como foi escrito o Velho Testamento?

O Velho Testamento foi escrito quase inteiramente em hebraico e é composto de livros que eram aceitos como escritura pelos judeus da Terra Santa, na época do ministério mortal de Cristo. Seus escritos inspirados incluem uma história do povo escolhido de Deus, desde Adão até cerca de 400 anos antes do nascimento do Messias, em Belém.

Qual a diferença entre o antigo e o Novo Testamento?

Ainda que o Antigo Testamento não apresente provas tão claras para a doutrina da Trindade quanto às do Novo Testamento, nele podem ser encontradas grande número de evidências que atestam a existência de uma pluralidade na Divindade. Em Gênesis 1, o nome hebraico para Deus é Elohim.

Quais são os textos que comprovam a existência de uma Trindade no cânon bíblico?

Teologia do Espírito de Deus no Antigo Testamento, p.51. 23 John Theodore Murller. Dogmática Cristã – Um manual sistemático dos ensinos bíblicos. Porto Alegre: Concórdia, 2004, p. 166. Não resta dúvida quanto a existência de uma Trindade no Cânon Bíblico.

image


O que o Antigo Testamento fala sobre a Trindade?

A palavra Trindade não está contida na escritura, nem há uma doutrina expressamente formulada da Trindade. Pelo contrário, de acordo com a teologia cristã, as escrituras “testemunham” a atividade de um Deus que pode ser entendido apenas em termos trinitários.


Porque no Novo Testamento é mais explícito o ensino da Trindade?

Divindade. A verdade, na Bíblia, é progressiva. Por isso, é no Novo Testamento que encontramos um quadro mais explícito da natureza trinitária de Deus.


Quais igrejas negam a Trindade?

As maiores denominações cristãs não-trinitárias são A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová, Igreja de Deus Todo-Poderoso, Assembleia Cristã Reunidos Em Nome do Senhor Jesus, Igreja Apostólica do Brasil, Igreja Pentecostal Unida, Tabernáculo Branham, Igreja de Deus do Sétimo Dia, …


Como era a atuação do Espírito Santo no Antigo Testamento?

O papel do Espírito Santo no Antigo Testamento é muito parecido com o seu papel no Novo Testamento. Quando falamos do papel do Espírito Santo, podemos discernir quatro áreas gerais nas quais o Espírito Santo trabalha: 1) regeneração, 2) habitação (ou enchimento), 3) contenção e 4) capacitação para o serviço.


O que aprendemos com a Santíssima Trindade?

Embora o Cristianismo seja uma religião monoteísta, contraditoriamente ela defende o ponto de vista da Trindade – um só Deus na forma de três seres diferentes: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Judaísmo e o Islamismo, bem como outras igrejas cristãs, igualmente monoteístas, não professam esta mesma fé na Trindade.


Como explicar a Trindade IASD?

3:5255:28Suggested clip · 60 secondsNa Mira da Verdade – Entendendo a Trindade (25-10-2016) – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Qual é a religião que não acredita no Espírito Santo?

As maiores denominações cristãs não-trinitárias são A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Pentecostais do Nome de Jesus, Testemunhas de Jeová, Adventistas Unitários, Adventistas Bereanos La Luz del Mundo e Iglesia ni Cristo; embora existam vários outros grupos menores, incluindo Cristadelfianos, Ciência …


O que é considerado uma seita?

Seita (latim secta = “secionar”, “dividir”, “sectar”) de forma geral é um conceito complexo utilizado para grupos que professam doutrina, ideologia, sistema filosófico, religioso ou político divergentes da correspondente doutrina ou sistema dominantes.


Quem são os unicistas?

Pentecostais do Nome de Jesus ou Apostólicos Pentecostais Unicistas são cristãos unicistas que aceitam a doutrina da Unicidade absoluta de Deus, rejeitando a doutrina da Trindade, que diz respeito à pluralidade de pessoas em uma única Essência Divina (O Pai, O Filho (ou Logos) e o Espírito Santo), pois, em suas teses, …


Como é chamado o Espírito Santo no Velho Testamento?

Três termos distintos, “Espírito Santo”, “Espírito da Verdade” e “Paráclito” (ou Paracleto) são utilizados na literatura joanina. O “Espírito da Verdade” aparece em João 14:17, João 15:26 e João 16:13. A Primeira Epístola de João contrasta-o com o “espírito do erro” em I João 4:6.


Como o Espírito Santo agia no Novo Testamento?

No Novo Testamento, o Espírito Santo é dado à Igreja Cristã a partir do advento do Messias (At 1.8). O Apóstolo João compreende o Espírito como o paracleto (auxiliador) enviado por Cristo (Jo 14.16,17), o qual tem a função de ensinar, lembrar, testemunhar e acusar as pessoas (Jo 3.5; 7.39; 14.26; 15; 26; 16.8).


Qual foi o papel do Espírito Santo no ministério de Jesus?

Sua atuação, em geral, estará relacionada aos elementos indicadores da maternidade: gerar, fecun- dar, renovar, confortar, consolar. “Alguns Padres da Igreja chamaram o Espírito Santo de mãe divina de Jesus homem, porque a concepção no seio da Virgem Maria acontece por obra e graça do Es- pírito Santo (Mt 1,18).


I – Construções Bíblicas Trinitárias

Observando o que Paulo ensinava à igreja de Coríntios, que a origem dos dons espirituais não vem de homem, mas de Deus; ele deixa claro que dons, mistérios e formas diferentes de atuação vem através de um mesmo Espírito, Senhor e Deus. Vejamos:


II – O Deus Trino e Uno

É uma questão determinante na bíblia. A divindade de Cristo não é só comprovada no Novo Testamento, (Cl 2:9) ” Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;”


III – As Crenças Inadequadas

Existia uma série de crenças cristãs heréticas do século III, que negava a Santissíma Trindade das três pessoas, para afirmar que a única verdade era a unidade divina, na pessoa do Pai.


IV – Respostas as Objeções Acerca da Trindade

Os unicistas pregam que a doutrina da trindade foi inventada no concílio de Niceia. Esse concilio foi formado na época do imperador constantino e tinha como função definir a doutrina sobre a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Concluímos

Que depois de lutas, e de terem combatido doutrinas e heresias contrárias a palavra de Deus, ficou claro que a doutrina da trindade é biblica desde o livro de Gênesis até Apocalipse.


Prelúdio

Antes de eu começar a contar a história da Bíblia numa sequencia cronológica é preciso dizer o que aconteceu antes da criação deste planeta. A Bíblia tem várias passagens que indicam uma vida anterior a essa. Chamamos essa vida de vida pré-mortal. Deus nos gerou espiritualmente e lá aprendemos nossas primeiras lições.


Gênesis

O primeiro livro da Bíblia começa com a história da criação do mundo. Deus criou os céus e a Terra em seis períodos. Em cada período de tempo – chamado “dia”, Deus faz coisas diferentes.


Êxodo à Deuteronômios

Após muitos anos uma nova dinastia se levantou no Egito – uma que não gostava do crescimento populacional dos descendentes de Jacó – os israelitas. E nem de suas crenças. Eles foram escravizados. E houve tentativas de reduzir drasticamente a população – matando-se os frágeis bebês.


Josué, Juízes, Jó e Rute

O livro de Josué começa onde o de Deuteronômio termina — com os israelitas acampados no lado leste do Rio Jordão, prontos para entrar na terra prometida. Depois que Moisés foi transladado e tirado dos israelitas, o Senhor orientou Josué a guiar os filhos de Israel à terra prometida. O Senhor assegurou a Josué que estaria com ele. E de fato estava.


1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Isaías, Jeremias e Lamentações, Esdras, Ester, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu , Zacarias e Malaquias

Ana não podia ter filhos, mas ela prometeu a Deus que se fosse mãe, consagraria o filho à Ele. Ela dá a luz a Samuel. O menino ouve a voz de Deus ainda pequeno. ele vem a se tornar um dos maiores profetas do Velho Testamento.


Os evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João

Exceto por um período de independência, na época do Novo Testamento, os judeus viveram como povo conquistado por mais de 500 anos. Uma revolta feita pelos Macabeus, uma família judia de patriotas, fez com que os judeus conseguissem sua independência cerca de 160 anos antes do nascimento de Cristo.


Atos dos apóstolos, Epístolas e Apocalipse

Um dos evangelistas, Lucas, escreveu um relato adicional, contando o que aconteceu com a Igreja de Cristo após a ressurreição do Salvador. Ele disse que Cristo subiu aos céus após aparecer com seu corpo ressurreto a muitos.

image


Evidência Da Trindade No Antigo Testamento


A Trindade No Novo Testamento

  • Uma vez que a revelação da verdade é progressiva, encontramos no Novo Testamento provas concretas da doutrina da Trindade, que lançam luz sobre as evidências encontradas no Antigo Testamento. O cumprimento das profecias messiânicas e a promessa do Espírito Santo são sumamente elucidativas para a compreensão deste tema. Na promessa feita pelo anjo a…

See more on biblia.com.br


A Distinção Entre OS Membros Da Trindade

  • Muito embora a expressão “porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um”, que algumas versões da Bíblia trazem em 1 São João 5:7 e 8, provavelmente não fazia parte do original e tenha sido acrescentada posteriormente,9 isto não invalida em nada a doutrina bíblica da Trindade. Alegar que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são …

See more on biblia.com.br

Leave a Comment