A açao das aguas na superficie da terra

image

Quais são as principais características da água na superfície da Terra?

Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Do total desse volume, 97,4% aproximadamente, está nos oceanos, em estado líquido. A água dos oceanos é salgada: contém muito cloreto de sódio, além de outros sais minerais.

Por que a Terra não teria capacidade de reter a água obtida durante a sua formação?

Alguns cientistas também acreditam quem a Terra não teria a capacidade de reter a água obtida durante a sua formação por muito tempo, visto que a Terra teria sofrido severos impactos, inclusive com um protoplaneta do tamanho de Marte que teria dado origem a Lua.

Qual o volume da água na Terra?

A água na Terra avalia-se em 138015 m3, o que equivale a ocupar o volume de uma esfera de 1380 km de diâmetro. Distribui-se pelos três reservatórios principais já referidos, nas seguintes percentagens aproximadas: Atmosfera: 0,013 %.

Qual é a tensão superficial da água?

A tensão superficial da água é a mais alta de todos os líquidos, igual a 7,2 . 10 9 N. m -1. Isso explica vários fenômenos. Dentre eles, os principais são: Alguns insetos podem andar sobre a água.

image


Qual a ação da água sobre o relevo?

A ação da água sobre o relevo ocorre por intermédio do desgaste das formas existentes, além do transporte e da deposição de sedimentos, que podem dar origem a novas paisagens.


Onde a água pode ser encontrada na superfície da Terra?

Água no planeta Terra A água é encontrada em toda parte: nos mares, nos rios, nos lagos, nas nuvens, nos lençóis subterrâneos, no ar, nos animais, nas plantas, no ser humano.


Qual a importância da água para a vida na Terra?

A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água. A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso rganismo precisa de 4 litros de água por dia.


Qual a porcentagem de água na superfície do planeta Terra?

70%Isso porque apesar de mais de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, menos de 1% é própria para consumo. Do total de água disponível no planeta, 97% estão nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são água doce.


Quais os lugares onde podemos encontrar água?

A ÁGUA QUE COMPÕE NOSSO PLANETA FORMA NOSSA HIDROSFERA, 3/4 DE TODA ESSA ÁGUA É SALGADA. A ÁGUA DOCE É ENCONTRADA NOS RIOS, NOS LAGOS, NAS GELEIRAS, LENÇÓIS FREÁTICOS E NA ATMOSFERA. A ÁGUA É ESSENCIAL PARA TODA A VIDA EM NOSSO PLANETA, ELA É ENCONTRADA NOS ESTADOS SÓLIDO, LÍQUIDO E GASOSO.


Quais são os estados que podemos encontrar a água?

A água é encontrada na natureza em três estados físicos, a saber: Líquido, Sólido e Gasoso. Assim, o ciclo da água corresponde ao movimento da água da natureza e, portanto, apresenta os processos de transformação da água.


Qual a importância de cuidar da água?

Você já deve ter ouvido falar que sem água não sobrevivemos muitos dias. O total existente de água no corpo é de 75% na infância e mais da metade do corpo é água na vida adulta. Logo, não espere sentir sede para entender que o seu corpo precisa de água e a ingestão dela é fundamental para o equilíbrio do organismo.


Porque a vida e tão importante?

O sentido de nossa vida está em estarmos vivos e não em nossos bens materiais, emprego e mesmo família. Dependemos de tudo isso para sermos felizes, mas não para estarmos vivos. A vida sempre nos trará novas chances de felicidade, embora em alguns momentos esqueçamos disso.


Quais são os cinco utilidades da água?

Assim, podemos citar alguns exemplos de utilidades da água:Funcionamento e manutenção do nosso organismo;Uso doméstico (higiene e limpeza);Uso industrial (fabricação de alimentos, medicamentos, etc.);Transporte (navegação);Geração de energia elétrica (usinas hidrelétricas e represas).More items…


Qual é a quantidade de água no mundo?

O planeta Terra tem muita, mas muita água. A quantidade é tanta que é até complicado dizer esse número que, segundo estimativas, chega a cerca de 1.260.000.000.000.000.000.000 de litros de água!


Qual é a distribuição de água no planeta?

Distribuição da água no planeta Terra A Terra possui um total de 1.358.099.876 km 3 de água, sendo 97,24% água salgada e 2,76% água doce. Assim, temos na Terra 1.320.409.125 km 3 de água nos oceanos e mares e 37.794.876 km 3 de água doce. Figura 1: Porcentagem de água doce e salgada no nosso planeta.


Qual é a porcentagem de água que não está congelada no planeta?

99%R.: 99% da água não está congelada.


A água no planeta

Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Do total desse volume, 97,4% aproximadamente, está nos oceanos, em estado líquido.


A presença de água nos seres vivos

Um dos fatores que possibilitaram o surgimento e a manutenção da vida na Terra é a existência da água. Ela é um dos principais componentes da biosfera e cobre a maior parte da superfície do planeta.


O que é a água?

A água é uma das substâncias mais comuns em nosso planeta. Toda a matéria (ou a substância) na natureza é feita por partículas muito pequenas, invisíveis a olho nu, os átomos.


Estado Sólido

No estado sólido, a água possui forma, como por exemplo, os cubos de gelos. Isso acontece pois as moléculas de água encontram-se muito próximas devido à temperatura.


Vaporização

Mudança do estado líquido para o estado gasoso por meio do aquecimento da água. Assim, o “Ponto de Ebulição” (PE) de uma substância é a temperatura a que essa substância passa do estado líquido para o estado gasoso e, no caso da água, o é de 100ºC.


Solidificação

Mudança de estado líquido para o estado sólido provocado pelo arrefecimento ou resfriamento. Além disso, o “Ponto de Solidificação” da água é de 0ºC. O exemplo mais visível são os cubos de água que colocamos no refrigerador para fazer os cubos de gelo.


Liquefação

Chamada também de Condensação, esse processo identifica a mudança do estado gasoso para o estado líquido decorrente do resfriamento (arrefecimento). Como exemplo podemos citar: a geada e o orvalho das plantas.


Sublimação

Mudança do estado sólido para o estado gasoso, por meio do aquecimento. Também denomina a mudança do estado gasoso para o estado sólido (ressublimação), por arrefecimento, por exemplo: gelo seco e naftalina.

image

Leave a Comment