A açao das drogas no sistema nervoso

image

A neurobiologia das drogas consiste no aumento da concentração de dopamina, neurotransmissor envolvido nas sensações de prazer. Esse mecanismo que dá o origem ao aprendizado associativo, que constitui a base do condicionamento. As drogas causadoras de dependência ativam o sistema de recompensa existente no cérebro.

Full
Answer

Quais são as vias de administração dos fármacos?

Via oral:Consiste em uma das vias mais fáceis na administração dos fármacos. Capsulas, comprimidos e xaropes fazem parte desse grupo Via Sublingual:Utilizado em alguns fármacos para aumento de pressão arterial, devido a rápida absorção e difusão pelos capilares abaixo da lingua.

Quais são os neurotransmissores responsáveis pela atenção e aprendizagem?

GABA (Acido gama-aminobutiloco) e Glicina: Possuem ação inibitória reduzindo a ação de outros neurotransmissores. Acetilcolina (ACh):Controla as áreas cerebrais responsáveis pela atenção, aprendizagem e memória. Dopamina:Participa da estimulação do controle motor e é responsável pela sensação de prazer.

Quais são os efeitos do álcool no cérebro?

O álcool que não é metabolizado pelo fígado, cai na corrente sanguínea e vai para o cérebro agindo principalmente na liberação dedopaminanavia mesocortical. Ele altera a comunicação entre os neurônios potencializando os efeitosdoGABAereduzindo os efeitos doglutamato.

Qual é o nível sináptico das anfetaminas?

A nível sináptico as anfetaminas agem aumentando aexocitosedenorepinefrina, serotoninaedopaminaao contrário de uma sinapse normal. Como resultado essa ação age noeixo cerebrospinal, córtex, tronco encefálico e bulboo que reduz a fadiga e causa insónia.

image


Qual é o efeito das drogas no sistema nervoso?

As drogas podem ser depressoras, estimulantes ou perturbadoras da atividade do sistema nervoso central, cujo órgão principal é o cérebro. Depressoras – diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo “desligado”. Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual.


Quais drogas agem no sistema nervoso central?

De acordo com o mecanismo de ação no sistema nervoso central elas são classificadas em: a) Depressora (psicolépticas): barbitúricos, benzodiazepínicos, opiáceos, etanol, inalantes; b) Estimulantes (psicoanalépticas): cocaína, anfetaminas e derivados; c) Perturbadoras (psicodislépticas): Ecstasy, canabinóides; d) …


Qual droga diminui a atividade do sistema nervoso?

As substâncias que compõem o grupo de Depressores do SNC são: Álcool. Inalantes/solventes. Ansiolíticos.


Como as drogas psicoativas agem no sistema nervoso central?

As drogas psicotrópicas, que agem diretamente no sistema nervoso central, atuam de modo temporário nos neurônios, afetando o humor, o comportamento e os processos cognitivos. Assim, elas podem provocar confusão mental, dificuldade na fala e até alucinações.


Como os diferentes tipos de drogas interagem com o sistema nervoso?

As drogas depressoras são aquelas que diminuem o nível de atividade do cérebro, deixando o organismo mais lento. Seus efeitos imediatos são a redução da tensão emocional, da atenção, da concentração, da memória e da capacidade intelectual.


O que são drogas depressoras estimulantes é perturbadoras do sistema nervoso central?

As drogas depressoras, causam diminuição na atividade do sistema nervoso central, as estimulantes aumentam a atividade do sistema nervoso central e as perturbadoras também chamadas de alucinógenas modificam o funcionamento do sistema nervoso central.


Qual é a droga que menos faz mal?

NOVA YORK – Há um “claro consenso da ciência de que a maconha é muito menos prejudicial para a saúde humana que a maioria das outras drogas proibidas e é menos perigosa do que substâncias altamente viciantes, mas perfeitamente legais, como álcool e tabaco”.


Qual droga deixa elétrico?

As estimulantes são responsáveis por aumentar a atividade do cérebro. A pessoa que se utiliza dessas drogas fica “ligada”, “elétrica”, sem sono (anfetaminas e cocaína).


São drogas que atuam diminuindo a atividade psíquica normal ou alterada?

Depressores de ação central ou psicolépticos são substâncias capazes de diminuir as atividades cerebrais, possuindo também alguma propriedade analgésica.


Como as drogas lícitas e ilícitas interferem no estado emocional?

(Kaplan, Sadock & Grebb, 2007). Assim, o uso ou o abuso de substâncias psicoativas, sejam estas lícitas ou ilícitas, provocam alterações que podem prejudicar a saúde e causar dependência e destruição tanto no terreno físico quanto nos aspectos psicológicos e sociais da vida do indivíduo e de seus familiares.


Como a nicotina considerada uma substância psicoativa atua no sistema nervoso central?

Bem, o tabaco é rico em uma substância chamada nicotina, que estimula a produção de dopamina, um dos maiores mediadores químicos das células, que atua nos centros de prazer do cérebro. Sem a nicotina, o cérebro do dependente recebe menos dopamina. Para compensar, o organismo produz mais noradrenalina.


Quais são os 3 tipos de drogas psicoativas?

O primeiro grupo é o das depressoras, que diminuem a atividade cerebral – a pessoa fica “devagar”. No segundo grupo estão as estimulantes, que fazem com que a pessoa fique “ligada”. O terceiro grupo é o das perturbadoras, que alteram o funcionamento cerebral.


Tipos de drogas e o efeito no sistema nervoso

De acordo com a Agência Senado, além da divisão de drogas quanto a fabricação (naturais, semissintéticas e sintéticas), as drogas também podem ser divididas em depressoras, estimulantes e perturbadoras, quanto o efeito delas em relação à atividade do sistema nervoso central do ser humano, cujo principal órgão é o cérebro.


Drogas depressoras

As drogas depressoras diminuem a atividade cerebral, fazendo com que o indivíduo se sinta “desligado”. Elas também reduzem a atenção, a concentração e a tensão emocional, além de ocasionarem em perda da memória e da capacidade intelectual.


Drogas estimulantes

As drogas estimulantes, como o próprio nome já diz, estimulam e aumentam a atividade do cérebro, deixando a pessoa mais “ligada”, ou seja, elétrica. As principais drogas estimulantes são as anfetaminas, a nicotina (encontrada nos cigarros) e a cocaína.


Como agem no SNC

Como agem as drogas. Efeitos sobre o SNC. Seria válida a conclusão de que a motivação para o uso de drogas seria a busca do prazer, mesmo que espúrio, mas um prazer.


Alguns exemplos

Veremos a seguir os mecanismos de ação das principais drogas, os seus efeitos imediatos e as conseqüências decorrentes da continuidade do uso, sempre relacionadas ao sistema nervoso central.


Resposta

A drogas estimulantes aumentam a atividade do cérebro e recebem o nome técnico de “estimulantes da atividade do SNC”. O usuário fica “ligado”, “elétrico”.


Novas perguntas de Biologia

Alguém me ajuda por favor 2. Em plantas de ervilha a característica do formato da semente da ervilha pode ser: a forma RUGOSA (rr) que é recessiva e a …

image

Leave a Comment