A açao de citocinas induz o que

image

Full
Answer

Quais são as citocinas?

As citocinas são um grupo de proteínas envolvidas no sistema imunológico inato e adaptativo. Muitos tipos de células no corpo – não apenas as células do sistema imunológico – podem produzir citocinas, e a produção geralmente é estimulada pela presença de um antígeno.

Como são armazenadas as citocinas?

Outras citocinas são pré-sintetizadas e armazenadas como grânulos citosólicos, proteínas de membrana ou complexadas com proteínas de ligação à superfície celular ou à matriz extracelular. Muitos estímulos moleculares regulam positivamente a expressão de genes que codificam para citocinas.

Qual é o mecanismo de ação das citocininas?

O mecanismo de ação das citocininas não é totalmente conhecido, mas até o momento, experimentos demonstraram que as citocininas estimulam a divisão celular, coordenando o processo e intervindo na ação de algumas enzimas. Nas células, a enzima cinase é ativada pela presença de citocinina.

Como as citocinas podem influenciar as células?

As citocinas podem influenciar a célula que as produziu – conhecidas como autócrinas – ou podem influenciar as células próximas – conhecidas como parácrinas. Menos comumente, elas podem influenciar as células a alguma distância da corrente sanguínea – conhecidas como endócrinas.

image


¿Qual é a diferença entre a citocina e o hormão?

Estes últimos, no entanto, são secretados por glândulas discretas especializadas, enquanto as citocinas são secretadas por tecidos mais generalizados espalhados por todo o corpo. Isso inclui as células do sistema imunológico, as chamadas células gliais do sistema nervoso, e as células da parede interna e da parede externa que formam e protegem os órgãos. A maioria dos hormônios também tem efeitos em todo o sistema, enquanto a maioria das citocinas tem apenas um efeito específico e intencional.


¿Cómo funcionan las citocinas?

Uma vez secretada, a citocina se liga a uma molécula de proteína específica, chamada receptor, na superfície da célula alvo , um evento que desencadeia uma cascata de sinalização dentro dessa célula. O sinal finalmente chega ao núcleo, onde os efeitos da citocina se manifestam nas alterações na transcrição de genes e na expressão de proteínas – ou seja, genes que codificam proteínas podem ser ativados ou desativados, e a produção de proteínas pode ser estimulada ou inibida.


¿ O que é citocinas no cuerpo humano?

As citocinas são uma categoria de moléculas sinalizadoras que mediam e regulam a imunidade, a inflamação e a hematopoiese.


¿ Como se chiama a célula que produce citocinas?

Por exemplo, citocinas produzidas por linfócitos também podem ser referidas como linfocinas.


¿ Como as citocinas pueden influir a célula que as produu?

As citocinas podem influenciar a célula que as produziu – conhecidas como autócrinas – ou podem influenciar as células próximas – conhecidas como parácrinas. Menos comumente, elas podem influenciar as células a alguma distância da corrente sanguínea – conhecidas como endócrinas.


¿ O que é citocinas?

Citocina, qualquer um de um grupo de proteínas pequenas e de vida curta que são liberadas por uma célula para regular a função de outra célula, servindo assim como mensageiros químicos intercelulares.


¿ O que é o compito de as citocinas?

As citocinas efetuam alterações no comportamento celular que são importantes em vários processos fisiológicos, incluindo reprodução, crescimento e desenvolvimento e reparo de lesões. No entanto, eles provavelmente são mais conhecidos pelos papéis que desempenham na defesa do sistema imunológico contra organismos causadores de doenças.


Outras Funções

As citocinas são produzidas durante a fase de ativação e fase efetora da imunidade para mediar e regular a resposta inflamatória e imunitária. Têm uma vida média curta. Estas só estimulam as células com recetores específicos na membrana da célula alvo, têm uma ação extremamente potente.


Características funcionais das citocinas

Reconhecimento do vírus. Os RNSs virais induzem a libertação de interferons de tipo I que inibem a replicação viral e proliferação celular; incrementam o potencial lítico das celulas NK; e estimulam a expressão de moléculas MHC I.


Polimorfismos em genes de citocinas

A inflamação tem sido considerada uma das responsáveis pela progressão de diversas doenças. As citocinas atuam diretamente nesse processo, aumentando ou diminuindo a resposta inflamatória. O estímulo dessas citocinas está relacionado com as variantes em genes reguladoras de citocinas.


Citocinas na génese da obesidade

Ácidos gordos saturados de cadeia longa, presentes na dieta, induzem uma resposta inflamatória muito precoce no hipotálamo, ao ativarem recetores TLR4 e induzirem tanto inflamação, como stresse de retículo endoplasmático (ER stress).


Características e estrutura

Todas as citocinas são “pleiotrópicas”, ou seja, têm mais de uma função em mais de um tipo de célula. Isso ocorre porque os receptores que respondem a essas proteínas são expressos em muitos tipos diferentes de células.


Controle por processamento

A função das citocinas também é controlada pelo processamento das formas precursoras dessas proteínas. Muitos deles são inicialmente produzidos como proteínas de membrana ativas integrais que requerem clivagem proteolítica para se tornarem fatores solúveis.


Tipos

Existem vários tipos de famílias de citocinas e o número não para de crescer em vista da grande diversidade de proteínas com funções e características semelhantes que são descobertas a cada dia no mundo científico.


Recursos

É importante lembrar que as citocinas funcionam como mensageiros químicos entre as células, mas não exatamente como efetores moleculares, uma vez que são necessários para ativar ou inibir a função de efetores específicos.


Onde se encontram?

A maioria das citocinas é secretada pelas células. Outras podem ser expressas na membrana plasmática e há algumas que permanecem no que poderia ser considerado uma “reserva” no espaço formado pela matriz extracelular.


Como eles funcionam?

As citocinas, como mencionado, têm efeitos in vivo que dependem do ambiente onde são encontradas. Sua ação ocorre por meio de cascatas de sinalização e redes de interação que envolvem outras citocinas e outros fatores de diferentes naturezas químicas.


IL-1 ou interleucina 1

É também conhecido como fator de ativação de linfócitos (LAF), pirogênio endógeno (EP), mediador de leucócitos endógenos (EML), catabolina ou fator de células mononucleares (MCF).


Biossíntese e transporte

A biossíntese de citocinina é realizada através da transferência do grupo isopentenil do IPP (Isopentenil-difosfato – unidade biológica do isopropeno, um precursor de citocinina) para AMP, ADP ou ATP. A reação é catalisada pela enzima fosfato-isopenteniltransferase (IPT). São vários os substratos para a catálise por IPT, específicas em cada planta.


Modo de ação

O mecanismo de ação das citocininas não é totalmente conhecido, mas até o momento, experimentos demonstraram que as citocininas estimulam a divisão celular, coordenando o processo e intervindo na ação de algumas enzimas. Nas células, a enzima cinase é ativada pela presença de citocinina.


Agrobacterium tumefasciens

A formação desses tumores é o resultado de um processo natural de transferência de genes de Agrobacterium spp. para o genoma da planta infetada. (figura 2) Esses genes estão contidos em um plasmídio de alto peso molecular (120 a 250 kb), denominado Ti (“tumor inducing”), presente em todas as linhagens patogênicas de Agrobacterium spp.


Funções das citocininas

O papel das citocininas no desenvolvimento das plantas tem sido estudado em culturas de tecidos. Quando um fragmento de uma planta, um pedaço de parênquima, por exemplo, é colocado em um meio de cultura contendo todos os nutrientes essenciais à sua sobrevivência as células podem crescer mas não se dividem.


Senescência

A senescência consiste no conjunto de mudanças que provocam a deterioração e a morte da célula vegetal. Em plantas multicelulares, a senescência ocorre após a juvenilidade (crescimento vegetativo) e a maturidade (reprodução) e é rápida em plantas perenes, de acordo com o programa genético característico de cada tipo de planta.

image


Funções Das Citocinas

  1. Regular a duração e intensidade das respostas específicas;
  2. Recrutar células efetoraspara as áreas onde se desenvolvem respostas e induzir a geração e maturação de novas células a partir de precursores.

See more on pt.wikipedia.org


Outras Funções

  • As citocinas são produzidas durante a fase de ativação e fase efetora da imunidade para mediar e regular a resposta inflamatória e imunitária. Têm uma vida média curta. Estas só estimulam as células com recetores específicos na membrana da célula alvo, têm uma ação extremamente potente. São moléculas pleiotrópicas (podem atuar sobre muitos tipos celulares diferentes). Sã…

See more on pt.wikipedia.org


Classificação

  • Classificação estrutural:depende das estruturas secundárias da proteína. Classificação funcional: Mediadores e reguladores da imunidade inata: 1. produzidos pelos macrófagos e estimulados pelos microorganismos; 2. estimulam ou inibem as reações inflamatórias; 3. TRL, IFN , IL-4 , IL-13 ,IL-1, IL-6, IL-12, IL-16, TNF-alfa, IFN-alfa, INF-ß. Mediadores de regulação da imunidade específic…

See more on pt.wikipedia.org


Características Funcionais Das Citocinas

  • Mediadores e reguladores da imunidade inata Reconhecimento do vírus. Os RNSs virais induzem a libertação de interferons de tipo I que inibem a replicação viral e proliferação celular; incrementam o potencial lítico das celulas NK; e estimulam a expressão de moléculas MHC I. Deteção de vírus pelas células NK. As células NK ativadas libertam citocinas que ativam fagócit…

See more on pt.wikipedia.org


Polimorfismos em Genes de Citocinas

  • A inflamação tem sido considerada uma das responsáveis pela progressão de diversas doenças. As citocinas atuam diretamente nesse processo, aumentando ou diminuindo a resposta inflamatória. O estímulo dessas citocinas está relacionado com as variantes em genes reguladoras de citocinas. Os polimorfismos de um único nucleotídeo (SNPs, em inglês) represe…

See more on pt.wikipedia.org


Citocinas Na Génese Da Obesidade

  • Ácidos gordos saturados de cadeia longa, presentes na dieta, induzem uma resposta inflamatória muito precoce no hipotálamo, ao ativarem recetores TLR4 e induzirem tanto inflamação, como stresse de retículo endoplasmático (ER stress). Para além disso, alterações na função mitocondrial podem desempenhar um papel patofisiológico durante a instalação da disfunção h…

See more on pt.wikipedia.org


Referências

  1. “Les cytokines”, J.-M. Cavaillon, Edições Masson, 1996
  2. “Molecular mediators: Cytokines”, J.-M. Cavaillon, em “Encyclopedia of Molecular Cell Biology and Molecular Medicine”, 2ª Edição, Vol. 8Wiley-VCH Verlag, Weinheim, Alemanha, 2005, pp 431-460
  3. Gallin J, Snyderman R (eds). Inflammation: Basic Principles and Clinical Correlates. 3rd editio…
  1. “Les cytokines”, J.-M. Cavaillon, Edições Masson, 1996
  2. “Molecular mediators: Cytokines”, J.-M. Cavaillon, em “Encyclopedia of Molecular Cell Biology and Molecular Medicine”, 2ª Edição, Vol. 8Wiley-VCH Verlag, Weinheim, Alemanha, 2005, pp 431-460
  3. Gallin J, Snyderman R (eds). Inflammation: Basic Principles and Clinical Correlates. 3rd edition, Philadelphia, Lippincott William and Wilkins, 1999.
  4. Janeway CA et al. (eds). Immunobiology. The immune system in Health and Disease, 4th edition, New York, Garland, 1999.


Ligações Externas


Características E Estrutura


Expressão de Genes Que Codificam Citocinas


Controle por Processamento


Visão Geral Estrutural


Tipos


Recursos


Onde Se Encontram?


Como Eles funcionam?

  • As citocinas, como mencionado, têm efeitos in vivo que dependem do ambiente onde são encontradas. Sua ação ocorre por meio de cascatas de sinalização e redes de interação que envolvem outras citocinas e outros fatores de diferentes naturezas químicas. Geralmente, participam da interação com um receptor que possui uma proteína-alvo que é ativada ou …

See more on journalmural.com


IL-1 Ou Interleucina 1


IL-3

Leave a Comment