A açao de erosao dos animais sobre o solo

image

Como ocorre a erosão do solo?

A primeira fase da ocorrência da erosão do solo é a desagregação proporcionada pelo impacto da gota de água da chuva, processo que é intensificado em solos sem cobertura vegetal. Posteriormente, se a quantidade e intensidade da chuva superarem a velocidade de infiltração de água no solo, ocorre o escoamento superficial.

Quais são os animais que ocupam as áreas aeradas do solo?

São animais que ocupam as áreas aeradas do solo, não constroem seus próprios túneis. São aqueles que sofrem as consequências de um solo compactado. macrofauna: invertebrados, dentre os mais de 20 grupos taxonômicos, estão as minhocas, besouros, cupins, formigas e moluscos.

Quais fatores afetam a erosão do solo?

Além disso, a diversificação de culturas e o não revolvimento melhoram a agregação e contribuem para a infiltração da água no perfil do solo. Existem diversos fatores que afetam diretamente a erosão do solo na sua propriedade, eles são a erosividade, a erodibilidade, topografia, a cobertura do solo e uso de práticas agrícolas.

Quais são os solos mais susceptíveis à erosão?

Alguns solos são mais susceptíveis à erosão do que outros, o que é chamado erodibilidade. De maneira geral, solos arenosos, embora apresentem alta permeabilidade, são mais susceptíveis à erosão, sendo considerados solos de alta erodibilidade, pois as partículas de areia são facilmente desagregadas pela chuva.

image


O que é o processo de erosão dos solos?

Essencialmente é um processo de desgaste da superfície e/ou arrastamento das partículas do solo por agentes, tais como a água das chuvas (hídrica), ventos (eólica), gelo (mudanças de temperatura), ou outro agente geológico, incluindo processos como o arraste gravitacional.


Porque a erosão do solo prejudica o solo?

A erosão, por sua vez, contribui na poluição das águas subterrâneas, e a estrutura rígida do solo impede o fluxo de água em camadas mais profundas. O efeito de uma drenagem deficiente aumenta a erosão devido ao solo densamente compactado: desta forma a produtividade do campo diminui devido a insuficiência da umidade.


Quais são os principais agentes causadores da erosão do solo?

istock.com / NeilBradfield A erosão do solo pode ser causada por meio da ação de alguns agentes erosivos, assim como: agente pluvial, fluvial, marinho, eólico, glacial e gravitacional.


Como é o processo de erosão?

Erosão é o sistema de deterioração dos solos e rochas provocado por agentes naturais (chuva, água, vento, gelo, clima, etc.) e antrópicos (intervenção humana). As partículas com os nutrientes da superfície são arrastados de um local para outro, provocando modificações nas paisagens.


Quais são as consequências da erosão do solo?

A erosão, além de danificar o meio ambiente, retira uma camada superficial do solo que é rica em nutrientes, o que reduz o potencial produtivo das terras e pode gerar prejuízo na lavoura.


Quais as principais consequências da erosão?

Conforme a erosão avança, as camadas de terra que sofrem sedimentação podem ser depositadas em leitos de rios, causando muito mais impacto ambiental. Além disso, pouco a pouco o solo perde nutrientes essenciais para nutrir o plantio agrícola, ou mesmo a criação de gado em pastos, pode torna-se totalmente inviável.


Quais são os principais tipos de erosão?

Tipos de erosãoErosão antrópica. Como mencionado anteriormente, a erosão antrópica ocorre através de ações do ser humano. … Erosão eólica. O vento é um poderoso agente de erosão, capaz de transportar poeira, areia e cinzas de um lugar para outro. … Erosão fluvial.


O que é erosão do solo quais os tipos de erosão existem e quais os agentes responsáveis para sua ocorrência?

A erosão, como sabemos, consiste no processo de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e, principalmente, dos solos. Ela pode ocorrer por processos naturais, que costumam ser mais lentos e de menor impacto, e por processos antrópicos, o que caracteriza as erosões aceleradas.


O que são os agentes da natureza?

O termo “agentes naturais” é muito importante e utilizado no campo na economia, uma vez que denomina todos os elementos presentes na natureza e que são úteis para o homem transformá-los em trabalho.


Como acontece a erosão em um solo com textura arenosa e argilosa?

Nos solos pouco coerentes, como os de textura arenosa, há uma grande quantidade de macroporos (poros maiores que 50 mm), os quais são responsáveis pela infiltração da água no perfil do solo. Nos solos coerentes, de textura argilosa, há alta quantidade de microporos, favorecendo a retenção e armazenagem de água no solo.


Quais são as consequências para o solo?

Nesse sentido, um solo degradado pode sofrer perda de nutrientes e estrutura, acidificação, salinização e redução de matéria orgânica e permeabilidade. Contudo, essas consequências podem ser provocadas por fatores químicos, físicos e biológicos, que resultarão no esgotamento do terreno.


Por que a erosão pode causar graves prejuízos ecológicos?

Portanto, além do prejuízo econômico, por perdas de nutrientes, matéria orgânica e consequente queda na produtividade dos grãos, a erosão provoca um prejuízo ambiental, porque a camada de terra escoada vai se depositar no leito dos rios.


O que pode contaminar o solo?

A contaminação do solo ou poluição do solo é causada pela presença de produtos químicos xenobióticos (estranhos ao organismo humano) ou outras alterações no ambiente natural do solo. É tipicamente causada por atividade industrial, produtos químicos agrícolas ou descarte inadequado de resíduos.


Ausência ou diminuição do revolvimento da terra

Em países com o clima subtropical, como é o caso do Brasil, mexer excessivamente na terra só prejudica a saúde dela. Esse procedimento só deve ser aplicado em regiões frias, cujo solo precisa ser revirado para obter a quantidade de calor necessária.


Aumento da cobertura do solo

Ao acrescentar cobertura nas plantações, tal qual a palhada, o agrônomo garante que as gotas de chuva não farão estragos no terreno e também impede que os nutrientes sejam arrastados junto à água.


Rotação de culturas

A alternância planejada de espécies faz com que, ao longo prazo, observe-se uma melhora nos índices físico-químicos e biológicos de um terreno. Além disso, essa prática diminui a incidência de pragas e doenças no plantio.


Importância

A fauna de solo contribui com a incorporação de matéria orgânica; aumento do número de raízes, controle de organismos indesejáveis e estimula o desenvolvimento de micróbios. A microfauna altera a quantidade de nutrientes e regula as populações de bactérias e fungos, interagem com microflora, podendo alterar o solo.


Ameaças

Nós desenvolvemos atividades que impactam essa fauna, ao ponto de exterminá-las em algumas regiões. As práticas agrícolas, como mecanização, uso excessivo de fertilizantes, agrotóxicos, compactação do solo, são tipos de atividades que alteram o solo e a viabilidade populacional desta fauna.


O que é erosão do solo, causas e consequências

A erosão do solo é um desgaste natural que acontece por causa da ação da água corrente, do vento ou de atividades humanas que resulta no desgaste ou na remoção do solo.


Métodos para evitar a erosão do solo

Existem vários métodos que podem contribuir para evitar a erosão do solo, como a aração, irrigação adequada das plantações, rotação de culturas, proteção das encostas e o monitoramento das mudanças que ocorrem no terreno.
Em áreas residenciais, uma das formas mais simples de se colocar em prática é fazer o reflorestamento das áreas devastadas.


Tudo Começou na Água

Claro, se tudo começou com seres microscópios que conseguiram efetuar a capacidade de se autoreplicador, sem estruturas muitos complexas e desenvolvidas – seja para fisiologia, seja para se deslocar no ambiente – fez necessário um grande solvente que permitisse que essas moléculas bioquímicas se encontrassem no caldo primordial, por diferentes meios e interações (bastante diferentes daqueles que observamos envolvendo os seres macroscópicos da nossa era atual)..


O Ambiente Terrestre: a Vida Segue o seu Caminho

A necessidade da água na fisiologia de qualquer ser vivo do planeta Terra determina crucialmente quais os destinos que as populações de animais, vegetais e outros seres vivos seguirão.


A Natureza dos Ambientes Terrestres

Se nos bilhões de anos atrás a vida era restrita dentro dos mares (considere que a configuração continental não era a que conhecemos hore, com um supercontinente e – respectivamente – um superoceâno).


Os Animais Dependem do Solo

Quando a vida saiu do ambiente aquático e fixou nos ambientes terrestres, a evolução selecionou importantes atributos morfológicos e fisiológicos, conforme a adaptabilidade dos seres para viverem nesses meios.


1. RESUMO

O solo é um recurso natural de alta importância social, econômica e ambiental. As práticas agrícolas inadequadas são responsáveis em grande parte pelo processo de erosão, contribuindo para a perda de solo e a baixa produtividade.


2. INTRODUÇÃO

As atividades agrícolas é a mais antiga atividade humana. Mais da metade da população mundial sobrevive com o trabalho nas fazendas, na produção de alimentos e outras matérias primas para indústria.


4. OBJETIVOS

Verificar o problema de erosão hídrica nos solos agrícolas, sob aspectos de condições de clima, solo e relevo de cada região e as necessidades de promover desenvolvimento econômico e conciliar as praticas conservacionistas de preservação dos solos.


5. MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa teve início com um amplo levantamento bibliográfico sobre o estudo dos solos, suas propriedades biológicas, físicas e químicas e o processo erosivo do solo em virtude das atividades agrícolas, bem como as características distintas da região em estudo de acordo com o tipo de clima e relevo.


6. REFERENCIAL TEÓRICO

O solo é a camada mais superficial da Terra, é o recurso mais básico onde se estabelece uma nação, desempenhando como principal função ser suporte e fonte de nutrientes para a vegetação e a base de toda a cadeia alimentar.


7. RESULTADOS

Os dados obtidos através das visitas a propriedades rurais, de entrevistas com produtores agrícolas do município e visita a técnicos agrícolas de Cooperativa de produtores, foram convertidos em gráficos, para uma melhor compreensão da importância de se utilizar de técnicas preventivas de erosão do solo a partir das culturas desenvolvidas, como principal fonte de renda para grande parte dos produtores do município..


8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A erosão é percebida pelos diferentes tipos de uso do solo. No entanto um uso particular pode ter também grandes variações na quantidade de perda de solo dependendo do conhecimento detalhado dos cultivos.

image

Leave a Comment