A açao do aquecimento global

image


Quais são as críticas ao aquecimento global?

Alguns cientistas fazem críticas ao aquecimento global, afirmando que o aumento da temperatura do planeta está ligado a fatores naturais, e não ao aumento de CO2 na atmosfera.


Quais são os impactos causados pelo aquecimento global?

O aumento da temperatura da Terra pode trazer consequências diversificadas e complexas para o planeta, além de danos irreversíveis para a humanidade. Alguns efeitos do aquecimento global já podem ser percebidos, como a redução das geleiras, ondas de calor intensas e elevação do nível dos oceanos.


O que pode aumentar devido ao aquecimento global?

A principal causa desse problema climático que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra e que vem apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das práticas humanas.


Qual é a resposta do aquecimento global?

O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. O acúmulo de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo Sol e o prende na superfície terrestre, aumentando a temperatura média da Terra.


Quais são as consequências do aquecimento global Brainly?

As consequências do aquecimento global são diversas, como por exemplo, o desequilíbrio da temperatura tendendo a aumentar, o aumento do nível do mar levando o desaparecimento de algumas ilhas, o derretimento das geleiras que causa um desequilíbrio no ecossistema local, entre outros.


Quais são as principais consequências ambientais do aquecimento global Brainly?

A principal relação é com a intensificação do efeito estufa, que muda o clima do planeta. Esse fenômeno natural é intensificado pelo aumento de emissões antrópicas dos gases de efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera.


Qual o impacto do aquecimento global para a saúde humana?

Problemas respiratórios, renais, circulatórios, vasculares e cardiovasculares estão entre as principais complicações causadas ao homem pelo aquecimento global. As doenças respiratórias, por exemplo, podem ocorrer pela maior concentração de CO2 na atmosfera.


Como as causas e consequências do aquecimento global é incorreto afirmar que?

Sobre as causas e consequências do aquecimento global é incorreto afirmar que: a) O processo de aquecimento global será o principal responsável pela extinção de várias espécies tanto da fauna quanto da flora.


Qual a principal causa do aquecimento global resposta?

A ciência considera que a causa do atual aquecimento global é o acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera. O sol é a fonte de toda a energia presente no sistema climático terrestre.


O que e o aquecimento global Brainly?

Aquecimento Global designa o fenômeno de aquecimento do planeta Terra que nos últimos anos, devido aos avanços tecnológicos que aumentam os níveis de poluição, tem saído do controle, ameaçando todos os seres vivos, e também o prosseguimento de todas as formas de vida na Terra.


Qual o processo do aquecimento global?

Então, como acontece o aquecimento global? O aumento na concentração dos gases de efeito estufa provoca alteração nas trocas de calor, ficando a maior parte retida na atmosfera. Em consequência, ocorre o aumento da temperatura, o que causa o aquecimento global.


Terminologia

O termo “aquecimento global” é um tipo específico de mudança climática à escala global. No uso comum, o termo se refere ao aquecimento ocorrido nas décadas recentes devido à influência humana. O termo “alteração climática antrópica” equivale às mudanças no clima causadas pelo homem.


História do clima

Comparação de 10 curvas procurando estimar a variação de temperatura na Terra nos últimos 2000 anos. O IPCC faz notar que os valores anteriores a 1860 são muito incertos porque os dados referentes ao Hemisfério Sul são insuficientes.


O aquecimento global

Por efeito estufa entende-se a retenção de calor pela atmosfera, impedindo-o de se dissipar no espaço.


Bases técnicas para medição e avaliação do aquecimento

A determinação da temperatura global à superfície é feita a partir de dados recolhidos em terra, sobretudo em estações de medição de temperatura em cidades, e nos oceanos, por meio de navios e batitermógrafos.


Consequências

Projeção das mudanças no regime anual de chuvas até o fim do século XXI. As zonas mais azuis devem receber mais chuvas, e as mais alaranjadas devem experimentar a maior redução.


O consenso científico e o negacionismo

Os principais aspectos do aquecimento global estão bem estabelecidos na ciência, como a propriedade dos gases estufa de reterem radiação infravermelha, o aumento de temperatura decorrente da maior concentração destes gases, a causa humana em sua acumulação, e a importância deste aquecimento no clima.


Mitigação e adaptação

Discurso de Ban Ki-moon, Secretário-geral das Nações Unidas, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2010, em Cancún, México.


Consequências

Como vimos, os gases poluentes formam uma espécie de “cobertor” em torno do planeta. Eles impedem que a radiação solar, refletida pela superfície em forma de calor, se dissipe para o espaço.


Aquecimento Global e o Brasil

No Brasil, a principal fonte de emissão de gases do efeito estufa é originária da queimada e derrubada de florestas, especialmente na Amazônia e Cerrado. Essa situação o torna um dos países mais poluidores do mundo.


Os Gases do Efeito Estufa

Atualmente, seis gases estão na “lista negra” mundial, apontados como os principais responsáveis pelo aquecimento global: Metano (CH 4 ), Dióxido de Carbono (CO 2 ), Óxido Nitroso (N 2 O), Hidrofluorcarboneto (HFC), Clorofluorcarboneto (CFC) e o Hexafluoreto de enxofre (SF 6 ).


O Aquecimento Global não existe, apontam cientistas

Como já afirmamos anteriormente, o Aquecimento Global já não é considerado mais como uma simples teoria para alguns cientistas, e sim como um fato.


Conceitos Básicos – Atmosfera, Gases de Efeito Estufa, Mudanças Climáticas Aquecimento Global

A atmosfera é uma camada composta pelos gases do planeta Terra que a circunda devido a força gravitacional. Ela é composta por inúmeros gases que tem a capacidade de reter o calor produzido pelo Sol.


Como o mundo vem discutindo as mudanças climáticas?

Diversas organizações e cientistas vêm estudando a influência das atividades humanas no meio ambiente – como no clima, por exemplo. As discussões globais sobre o clima se intensificaram após a chamada Comissão Brundtland, em 1984, e seu respectivo Relatório Brundtland – “Nosso futuro comum”.


Aquecimento Global: consenso científico!

Apesar de alguns líderes políticos e cientistas afirmarem o contrário, o planeta Terra está ficando mais quente! Dentre as evidências, podemos destacar por exemplo:


Então, qual é a discussão?

As discussões que permeiam o aquecimento global e as mudanças climáticas são sobre a influência da atividade humana nestas mudanças! Entende-se atividade humana como as modificações que os seres humanos fazem no meio ambiente – principalmente, a liberação dos Gases de Efeito Estufa (GEEs) na atmosfera.


Mas o que diz então o principal documento sobre as mudanças climáticas – o último Relatório do IPCC?

Como falado anteriormente, o IPCC conta com os maiores especialistas e estudiosos do clima de diversos países. O último relatório, de abril de 2019, destaca que:


Causas do aquecimento global

A queima de carvão mineral e de combustíveis derivados de petróleo para gerar energia, desde a Revolução Industrial, tem liberado para a atmosfera diversos gases, como o gás carbônico, cuja concentração na atmosfera vem aumentando consideravelmente nas últimas décadas.


Consequências do aquecimento global

O aumento da temperatura pode provocar a subi­da do nível dos mares por causa da expansão térmica da água (a água quente ocupa mais volume que a fria) e do degelo de parte das calotas polares.


Soluções

Pensando nesse problema, os países têm se reunido e apresentado propostas para reduzir gradativamente a emissão dos gases causadores do efeito estufa. É possível, por exemplo, reduzir o consumo de combustíveis fósseis se houver equipamentos mais eficientes, que queimem menos combustível.


1. O mundo está mais quente

O planeta está agora quase um grau mais quente do que estava antes do processo de industrialização, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM).


4. Os maiores emissores são a China e os EUA

Os países que emitem mais gases de efeito estufa são, de longe, a China e os EUA. Juntos, eles são responsáveis por mais de 40% do total global de emissões, de acordo com dados de 2017 do Centro Comum de Pesquisa da Comissão Europeia e da Agência Holandesa de Avaliação Ambiental (PBL).


5. As áreas urbanas são particularmente ameaçadas

Quase todas as cidades — 95% delas — que enfrentam riscos climáticos graves estão na África ou na Ásia, segundo um relatório da Verisk Maplecroft, consultoria de estratégia e risco.

image


Efeito Estufa E Aquecimento Global


Causas

  • A principal causa do aquecimento global é a emissão de gases de efeito estufa. Estimativas sugerem que as emissões de gases do efeito estufa, em decorrência de atividades humanas, aumentaram em 70%, no período de 1970 a 2004. Existem várias atividades que emitem esses gases, as principais são: 1. Uso de combustíveis fósseis: A queima de combustívei…

See more on todamateria.com.br


Consequências

  • Como vimos, os gases poluentes formam uma espécie de “cobertor” em torno do planeta. Eles impedem que a radiação solar, refletida pela superfície em forma de calor, se dissipe para o espaço. O aquecimento global provoca uma série de alterações no planeta, das quais as principais são: 1. Mudança na composição da fauna e da flora em todo o planeta. 2. Derretimen…

See more on todamateria.com.br


Aquecimento Global E O Brasil

  • No Brasil, a principal fonte de emissão de gases do efeito estufa é originária da queimada e derrubada de florestas, especialmente na Amazônia e Cerrado. Essa situação o torna um dos países mais poluidores do mundo. Entretanto, o Brasil figura como um dos líderes mundiais nas discussões para diminuir os efeitos do aquecimento global. O maior potencial do país para redu…

See more on todamateria.com.br

Leave a Comment