A açao do fluor como ela funciona

image

O flúor é um dos minerais essenciais para o organismo, já que cumpre importantes funções tanto na formação dos ossos, como na manutenção do esmalte dos dentes, fundamental para a prevenção das cáries. Daí que ossos e dentes são os lugares onde se deposita o flúor no corpo humano.

Full
Answer

O que é flúor e qual a sua função?

O flúor é rapidamente absorvido ao nível do estômago e do intestino delgado, por via passiva ligada ao gradiente de concentração. Se bem que não se possa falar de mecanismos de regulação homeostásicas, como no caso do cálcio, sódio ou cloro, há ainda assim uma adaptação às concentrações pelos ossos e pelos rins.

Por que a água tem flúor?

A água (do mar ou de lençóis freáticos) tem flúor naturalmente. O que a fluoretação faz é otimizar esses níveis para produzir o benefício anticárie sem lesar a saúde. Phyllis Mullenix de fato teve a carreira abalada por revelar malefícios do flúor.

Onde encontramos o elemento flúor?

Para que serve o flúor? Onde é encontrado? Baixe a versão em PDF (para imprimir) da imagem acima. Quanto do elemento flúor existe no… Onde podemos encontrar o flúor? – em minerais; principalmente na criolita (Na3•AlF6), fluorita (CaF2) e fluorapatita (Ca5 (PO4)3F). Quais são as principais aplicações do elemento flúor? .

Como o flúor pode ser produzido?

O flúor também pode ser obtido como subproduto da produção do alumínio entre outros modos menos convencionais. Ele está presente nos CFC’s ( clorofluorcarbonetos) que são gases poluentes liberados principalmente pela indústria e que acabam por danificar a camada de ozônio e aumentar o efeito estufa.

image


Como funciona o flúor?

Como ele atua em prol da saúde bucal? O flúor trabalha nos processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente na boca. Além disso, possui efeito antienzimático e antimicrobiano, eliminando algumas bactérias e impedindo a multiplicação das mesmas.


Como o flúor age no dente?

O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram. O flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram.


Como o flúor age contra a cárie?

O flúor está na lista dos elementos que trazem efeitos fisiológicos benéficos. A fluoretação, isto é, a introdução do flúor na água previne a perda de minerais do esmalte dos dentes, deixando-os mais resistentes ao metabolismo de bactérias causadoras da cárie.


Quais os efeitos do flúor no organismo?

O consumo de flúor em excesso, que ocorre com frequência na água potável, pode causar a fluorose, que afeta os dentes e ossos. A maior parte do flúor no organismo se encontra armazenada nos ossos e nos dentes. O flúor é necessário para a formação de ossos e dentes saudáveis.


Quanto tempo ficar com flúor na boca?

O flúor concentrado deve ficar em contato com os dentes por 1 minuto, e após a aplicação, é necessário ficar ao menos 30 minutos a 1 hora sem ingerir alimentos ou líquidos.


Onde o flúor age no esmalte?

Ação do flúor nos dentes “Ele se incorpora aos cristais de hidroxiapatita do esmalte, formando a fuorapatita, mais resistente aos ácidos bacterianos”, explica o dentista. O benefício do uso do flúor nos dentes permanentes já erupcionados é também dificultar a proliferação dessas bactérias pela boca.


Qual a ação do fluoreto no controle da cárie dentária?

O flúor, quando presentes na boca, também é armazenado na placa. O fluoreto funciona para controlar cáries iniciais de várias maneiras. O flúor armazenado na placa e na saliva inibe a desmineralização do esmalte sadio e aumenta a reminerali- zação do esmalte desmineralizado.


Qual a importância do flúor na relação de dieta e cáries dentárias?

Newbrun (1989b) constatou que a fluoretação da água reduz de 20 a 40% a prevalência da cárie em adultos. A interrupção da fluoretação faz cessar o efeito preventivo. A descoberta de que o mecanismo de ação do flúor é tópico conferiu enorme importância a veículos capazes de disponibilizá-lo por essa via.


Porquê usar pasta de dente com flúor?

A pasta de dente com flúor oferece uma proteção extra aos dentes, reduzindo a incidência de cáries. Apesar dessa grande vantagem, o flúor pode não ser indicado para todas as pessoas e, quando usado em excesso, pode provocar manchas nos dentes devido à fluorose.


O que o flúor faz com o cérebro?

Os efeitos associados à presença de flúor no cérebro incluem: redução de receptores de acetilcolina nicotínicos; danos no hipocampo; formação de placas de β-amiloide (formação cerebral clássica na doença de Alzheimer) (MAGALHÃES, 2018).


O que acontece com a falta de flúor no organismo?

A deficiência de flúor pode causar fraqueza nos dentes e ossos. A maior parte do flúor no organismo se encontra armazenada nos ossos e nos dentes. O flúor é necessário para a formação de ossos e dentes saudáveis.


Entendendo a cárie dentária

A cárie dentária é uma doença comum relacionada à dieta que leva à perda de minerais dos dentes do adulto e da criança. Em seus estágios iniciais, pode aparecer como uma mancha branca ou escura no dente, mas à medida que mais mineral é perdido, uma cavidade ou buraco pode aparecer.


Qual o papel do flúor?

Como vimos anteriormente, bactérias presentes na nossa boca podem se alimentar dos resíduos de açúcar nos dentes e, corroer o esmalte dos dentes, ou a camada superficial dos dentes. Essa corrosão pode se tornar uma cárie se nada for feito para reparar o dano.


Como o flúor age nos dentes?

O esmalte dentário é a cobertura externa dos dentes. É mais forte que o osso e feito de cálcio e fosfato. Sua saliva, também é carregada com cálcio e fosfato e molha os dentes para mantê-los fortes.


Para que serve o flúor no tratamento da água?

O flúor mineral ocorre naturalmente na terra e é liberado das rochas para o solo, água e ar. Toda água contém algum flúor. Normalmente, o nível de flúor na água não é suficiente para prevenir a cárie dentária. No entanto, algumas águas subterrâneas e fontes naturais podem ter níveis naturalmente elevados de flúor.


Quais são os benefícios do flúor?

O flúor é adicionado ao abastecimento público de água potável, bem como à pasta de dentes e enxaguantes bucais devido à sua capacidade de proteger contra a cárie dentária.


O que o flúor pode causar? Conheça os efeitos colaterais!

Embora o flúor proporcione diversos benefícios, existem também alguns possíveis efeitos colaterais que são comumente discutidos pelos especialistas da área. É importante lembrar que qualquer substância quando usada em excesso, pode se tornar prejudicial, mas são úteis em pequenas quantidades.


Qual a quantidade de flúor que você precisa?

A quantidade de flúor necessária varia de acordo com seu risco específico de cárie, que é determinado por muitos fatores: a bioquímica do seu corpo, sua dieta, a quantidade de flúor com a qual você entra em contato diariamente e o esforço que você faz em sua própria higiene bucal.


Onde o flúor pode ser encontrado

Apesar de a aplicação de flúor realizada pelo dentista ter maior concentração e efeito mais potente, existem outros locais onde este elemento químico pode ser encontrado.


Para quem a aplicação de flúor é indicada

Agora que você já sabe o que é o flúor, seus benefícios e as principais formas de encontrá-lo, é hora de entender quando a aplicação de flúor em consultório odontológico é indicada.


Flúor também pode provocar prejuízos à saúde

Apesar de os benefícios da utilização e aplicação de flúor serem inquestionáveis, essa substância pode sim acarretar problemas à saúde se utilizada em grande concentração, com alta frequência.


O que são os tratamentos com flúor

Os tratamentos com flúor são tipicamente tratamentos profissionais. Eles contêm uma alta concentração de flúor que o dentista aplica nos dentes do paciente. O objetivo é a melhoraria da saúde bucal e a redução do risco de cáries dentárias .


Efeitos colaterais do flúor

Alguns defensores da saúde natural expressaram preocupação com o flúor em altas doses. Eles também argumentam que o fluoreto não é seguro para crianças e até mesmo que a água fluoretada pode ser perigosa.


Tratamentos com flúor – Recomendações

O CDC e a ADA recomendam que a exposição frequente a pequenas quantidades de flúor todos os dias seja a melhor opção para reduzir o risco de cáries dentárias para todas as idades .


Qual a eficácia dos tratamentos com flúor?

Um grande número de evidências de ensaios clínicos randomizados, que são o padrão ouro de estudos científicos , estabeleceu os benefícios dos tratamentos tópicos com flúor para prevenção da cárie.

image


História

  • Os primeiros químicos estavam cientes de que fluoretos de metal continha um elemento não identificado semelhante ao cloro, mas eles não poderiam isolá-lo. (O cientista francês, André Ampère cunhou o nome de flúor em 1812.) Mesmo o grande Humphry Davy foi incapaz de produzir o elemento, e ele ficou doente, tentando isolá-lo a partir do ácido fluoríd…

See more on portalsaofrancisco.com.br


Símbolo – F

  • Elemento gasoso amarelo claro pertencente ao Grupo VII (halogênios) da Tabela Periódica. As principais fontes minerais de flúor são:fluorita (CaF2) e criolita (Na3AlF6). O elemento é obtido por eletrólise de mistura fundida de fluoreto de potássio (KF) e fluoreto de hidrogênio (HF). É usado na síntese de compostos orgânicos fluorados. Quimicamente é o mais reativo e eletrone…

See more on portalsaofrancisco.com.br


Uso

  • Não havia produção comercial de flúor até a Segunda Guerra Mundial, quando o desenvolvimento da bomba atômica, e outros projetos de energia nuclear, tornou necessária a produzir grandes quantidades. Antes disso, os sais de flúor, conhecidos como fluoretos, foram durante muito tempo usados na soldadura e para gear vidro. O elemento é usado para fazer hexafluoreto de ur…

See more on portalsaofrancisco.com.br


Flúor – Elemento Químico

  • Flúor O flúoré um dos oligoelementos mais conhecidos pelo grande público por seu papel na prevenção das patologias buco-dentária e óssea. Entretanto, o flúor atrai a atenção dos médicos pelo seu papel tóxico para os dentes e ossos. É o exemplo típico do que já foi dito sobre os cuidados e importância das doses de oligoelementos a serem utilizadas. Um produto, ineficaz e…

See more on portalsaofrancisco.com.br


Toxicidade Do Flúor

  • Toxicidade aguda: Os principais efeitos são: Toxicidade crônica Além de certos efeitos sobre os rins e a tireóide, os principais efeitos da toxicidade crônica do flúor se encontram nos tecidos minerais, a saber o esmalte dos dentes e o ossos. O esmalte dentário apresentará manchas brancas ou escuras. Para aqueles em quem os ossos apresentam osteoesclerose, é preciso qu…

See more on portalsaofrancisco.com.br

Leave a Comment