A açao do professor em escolas de comunidade

Qual a relação entre escola e comunidade?

Um assunto que ganhou relevância nos últimos anos é a relação entre escola e comunidade. Hoje em dia, a parceria com as famílias não é mais o único objetivo da gestão escolar. Construir uma relação positiva com a população do entorno também é importante para o desenvolvimento da escola infantil e dos alunos.

Por que abrir os eventos da escola para a comunidade?

Abrir os eventos da escola para a comunidade. Para que exista uma verdadeira relação entre escola e comunidade, o espaço escolar pode ser um lugar de convivência no bairro. Abrir os portões para a participação dos moradores nos eventos escolares é uma ação bastante positiva. A equipe pode realizar palestras sobre assuntos relevantes e convidar …

Qual é a porcentagem de alunos atendidos pelo AEE?

(OPNE), a porcentagem de alunos atendidos pelo AEE pulou de menos de 20%, em 2009, para quase 40% em 2017. Avanço da porcentagem de alunos público-alvo da educação especial na sala comum entre 2009 e 2017 (Fonte: OPNE)

Qual a importância do serviço de apoio para a comunidade escolar?

Para Yara Aparecida da Silva, professora de AEE da EMEF Dr. João Naoki Sumita, em São Paulo, os profissionais desse serviço de apoio são fundamentais para promover uma cultura de inclusão e proporcionar reflexão a toda comunidade escolar sobre a necessidade de valorização das diferenças.


Qual é a importância da escola para a comunidade?

Ao criar estratégias pedagógicas colaborativas com o entorno, a escola consegue ensinar aspectos importantes da vida em comunidade aos estudantes, como a cidadania e o pensamento coletivo, além de soft skills como empatia, responsabilidade e relacionamento interpessoal.


O que pode ser feito para melhorar a convivência na escola?

Tratar com respeito todas as pessoas, independentemente da idade. Não tocar em objetos alheios dispostos sobre a mesa sem a devida autorização do dono. Não entrar em conversas alheias, a não ser que seja convidado a opinar. Aguardar sempre o momento de falar e escutar atentamente o que é dito por outras pessoas.


Qual é a responsabilidade de um professor?

a) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; b) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; c) Zelar pela aprendizagem dos alunos; d) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; e) Ministrar os dias …


Qual é a relação que existe entre o professor e a escola?

Escola como mundo real O professor deve perceber que quando o aluno é autor e ator do processo de ensino-aprendizagem, ele se sente pertencente à escola. O professor também é um ser humano e pode errar. Para tanto, é preciso transparência nessa relação. Ele deve poder admitir que aprende com seus alunos.


O que é a convivência escolar?

A convivência escolar aponta para a interação entre alunos diferentes e a probabilidade de aferição dos conflitos no âmbito da experiência vivida é inerente a toda forma de vida em sociedade, sendo assim, a prática pedagógica não deve simplesmente reproduzir um modelo, mas auxiliar na resolução de situações e, em …


O que é responsabilidade implícita?

O implícito funciona porque algo não está no texto, porém está significado nele. Ele funciona também como maneira de dizer, sem que, necessariamente, o enunciador tenha que assumir a responsabilidade pela interpretação do texto feita pelo destinatário.


Qual deve ser o papel do professor de Educação Infantil?

Recepcionam as crianças, cuidam da higiene, asseio, alimentação e controla o repouso. Auxiliam na elaboração do planejamento pedagógico; preparam material didático, desenvolvem atividades recreativas e acompanham o desenvolvimento das crianças.


Quais são as responsabilidades de um estudante?

Responsabilidades do aluno: Agir com integridade, respeito e responsabilidade para com todos os membros da comunidade escolar. Trabalhar com determinação, organizando o tempo com sabedoria para completar cada ciclo da aprendizagem: prestar atenção nas aulas e realizar as atividades propostas para o dia.


Qual a importância da relação professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem?

A relação estabelecida entre professores e alunos, constitui o elemento fundamental do processo de ensino aprendizagem. É por meio dela que professores aprendem e ensinam, levando em consideração a realidade que ambos vivenciam, construindo uma relação de afeto e confiança.


Porque professor não pode namorar aluna?

O crime de assédio sexual — definido no artigo 216-A do Código Penal (CP) e geralmente associado à superioridade hierárquica em relações de emprego — pode ser caracterizado no caso de constrangimento cometido por professores contra alunos.


Como deve ser a relação afetiva entre professor e aluno?

Desta forma, a relação afetiva entre os sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender, o diálogo entre professor e aluno, o fazer compartilhado, o respeito pelo outro, o estar aberto, o saber escutar e dizer, configuram-se como elementos fundamentais para a aprendizagem.


Incentivar a participação da família no cotidiano escolar

A parceria com a família é uma ponte para a relação entre escola e comunidade. Muitos alunos moram no bairro, por isso, a participação das famílias abre as portas da escola infantil para a população.


Fazer projetos pedagógicos que envolvam a comunidade

Quando se fala da relação entre escola infantil e comunidade, a responsabilidade social deve ser um dos valores. É importante que a equipe escolar procure conhecer os movimentos sociais do bairro e pensem em formas de colaborar nas suas reivindicações.


Participar de campanhas informativas

A escola infantil pode fazer a diferença no bairro, sendo um canal de compartilhamento de informações importantes. As paredes do prédio podem ser usadas para afixar materiais de campanhas de saúde, educação e outros assuntos relevantes. As famílias que tiverem acesso aos cartazes atuam na divulgação das informações pela comunidade.


Abrir os eventos da escola para a comunidade

Para que exista uma verdadeira relação entre escola e comunidade, o espaço escolar pode ser um lugar de convivência no bairro. Abrir os portões para a participação dos moradores nos eventos escolares é uma ação bastante positiva.


Trabalho colaborativo

O AEE pode ser realizado em uma sala de recursos multifuncionais (SRM) na própria escola ou em escola próxima, no período do contraturno escolar para que não seja substitutivo às atividades da sala de aula comum. Mas não só.


Ampliação do acesso ao AEE

A partir de 2008, houve um salto no oferecimento do atendimento nas escolas comuns. A Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva estabeleceu diretrizes para a criação de políticas públicas e práticas pedagógicas voltadas à inclusão escolar, integrando o AEE à proposta pedagógica.


Formação continuada

Já Yara considera que, além da ampliação do AEE, é necessário o oferecimento de formação continuada aos docentes para a consolidação da educação inclusiva. “Eu também encontro dificuldades no meu fazer, por isso procuro buscar formações e parcerias para ampliar as possibilidades na mediação com os meus alunos”.

Leave a Comment