A açao do vento criou um depósito

image

Qual é a primeira parte de “o tempo e o vento”?

Publicados originalmente em 1949, a saga de “O Tempo e o Vento” começa com os dois volumes de “O Continente”. Esta primeira parte da trilogia narra o nascimento do Estado do Rio Grande do Sul através das famílias Terra, Caré, Cambará e Amaral.

Por que os ventos estão cada vez mais imprevisíveis?

Cada vez mais se tem investido em temas como esse, mas, mesmo assim, os ventos estão cada vez mais imprevisíveis. Hoje é muito comum o dia começar claro, pela tarde você já notar nuvens cinza nos céus e antes de anoitecer uma chuva tenebrosa começar a cair.

Quais são as causas do vento?

O vento é um dos principais elementos dos sistemas meteorológicos. O vento obtém energia na diferença de temperatura da atmosfera que, por sua vez, depende da insolação solar. No entanto, a superfície e a forma dos continentes da Terra são irregulares e a insolação depende não só da estação do ano mas também da presença ou não de nuvens.

Qual é o deus do vento?

Na Índia, Vayú é o deus hindu do vento. Fujin é o deus japonês dos ventos e um dos mais antigos deuses xintoístas. De acordo com a mitologia, Fujin esteve presente na criação do mundo e libertou a Terra do nevoeiro ao soltar os ventos do seu alforge. Na mitologia nórdica, Njord é o deus do vento.

image


O que é vento?

O planeta está cercado de ar, que é a atmosfera. Esse ar torna a vida possível e está sempre se movimentando. Quando temos a movimentação do ar, temos os ventos. Sua intensidade pode variar de acordo com as condições geográficas e climáticas, podendo trazer sensações de alívio e frescor ou mesmo causar destruições catastróficas.


Origem do vento

Os ventos surgem de variações nas pressões atmosféricas, nas áreas de alta pressão e de baixa pressão. Eles sopram, em geral, das áreas mais altas para as mais baixas, em uma espécie de equilíbrio.


Tipos de ventos

A classificação dos tipos de ventos existentes no planeta varia de acordo com a intensidade, direção, temperatura, umidade, além de fatores locais. Vejamos os principais tipos de ventos que ocorrem no mundo.


Movimento dos ventos

A rotação do planeta faz com que, na Linha do Equador, os ventos soprem na horizontal, em linha reta. Entretanto, nos hemisférios Norte e Sul, essa movimentação ocorre de maneira diferente. No Hemisfério Norte, geralmente os ventos são forçados a soprar à direita, ocorrendo o oposto no Hemisfério Sul, isto é, à esquerda.


Importância dos ventos

O movimento do ar é fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra. Em geral, os ventos têm a função de levar ar frio para o Equador e ar quente para os polos, um equilíbrio essencial para as temperaturas não ficarem tão extremas nas áreas citadas. Há também a importância da determinação dos diferentes tipos climáticos.


Fenômenos meteorológicos

A formação de fenômenos meteorológicos muito tem a ver com a movimentação das massas de ar e das diferenças na pressão atmosférica. Eventos como o surgimento de ciclones, furacões e tornados ocorrem em razão das diferenças nas pressões atmosféricas, umidade do ar, além das temperaturas em determinadas épocas do ano.


Para que Serve a Escala de Beaufort?

Como foi dito anteriormente, essa escala tem o propósito de medir a ação dos ventos. Ela leva em conta a velocidade e os efeitos que essa ventania causa nos mares e na terra.


Porque essa Escala se Mostra tão Necessária?

Pode ser que você acredite que a Escala de Beaufort foi um meio necessário para os velejadores do passado, mas, hoje, ela não é tão fundamental. Esse pensamento é bastante equivocado e nós te mostraremos o porquê.


Considerações Finais

Os estudos que o meteorologista anglo-irlandês desenvolveu são a base para muitas informações que temos hoje a respeito da medição do tempo. Pode ser que a escala esteja defasada para muitos, porém, a sua classificação ainda serve para a nominação dos ventos.

image

Leave a Comment