A açao dos agentes erosivos a açao dos

image

Os agentes erosivos naturais são internos e externos à superfície terrestre. Os movimentos das placas tectónicas, os sismos e os vulcões são os internos que, a partir de dentro da Terra, podem provocar alterações no exterior. Já a água e o vento são agentes erosivos externos.

Full
Answer

Quais são os agentes erosivos?

Nos oceanos e mares, as correntes marítimas e o movimento das marés são agentes que modelam as paisagens litorâneas e o relevo submarino. Os ventos são agentes erosivos importantes, especialmente nas regiões de baixa umidade, como os desertos quentes. O vento esculpe rochas, transporta partículas e transforma paisagens.

Por que apenas os sedimentos não podem ser considerados agentes erosivos?

Entre as alternativas apresentadas, apenas os sedimentos não podem ser considerados agentes erosivos, isso porque sua constituição é resultado das erosões, e não a causa para elas. a) Incorreta – os fatores endógenos pouco interferem nas erosões.

Como os processos erosivos podem causar danos aos solos?

Os processos erosivos podem causar sérios danos aos solos Processos erosivos são fenômenos referentes à transformação dos solos, que ocorrem em processos de retirada ou transporte de sedimentos da superfície. Eles acontecem a partir de etapas de desgaste, transporte e sedimentação das rochas ou do próprio solo.

Qual é a ação da água como agente de erosão?

d) a ação da água como agente de erosão depende da quantidade que cai sobre o solo e da maior ou menor capacidade de infiltração que este solo oferece. A erosão provocada pelo escoamento superficial recebe o nome de erosão laminar ou em lençol.

image


Quais os agentes que provocam o processo erosivo?

Os agentes erosivos naturais são internos e externos à superfície terrestre. Os movimentos das placas tectónicas, os sismos e os vulcões são os internos que, a partir de dentro da Terra, podem provocar alterações no exterior. Já a água e o vento são agentes erosivos externos.


Como atuam os diferentes agentes erosivos?

O vento esculpe rochas, transporta partículas e transforma paisagens. O gelo é responsável por provocar erosões, especialmente nas regiões de altas latitudes. A água acumulada nas cavidades das rochas nos períodos quentes, congela e se dilata quando a temperatura desce. O aumento de volume causa o rompimento da rocha.


Quais são os processos erosivos?

Processos erosivos são fenômenos referentes à transformação dos solos, que ocorrem em processos de retirada ou transporte de sedimentos da superfície. Eles acontecem a partir de etapas de desgaste, transporte e sedimentação das rochas ou do próprio solo.


Como ocorre o processo da erosão?

A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.


O que são agentes erosivos Cite exemplos?

Principais agentes erosivos Diz respeito às águas da chuva, que variam conforme sua intensidade e frequência. As mais comuns apenas fazem uma lavagem dos solos, causando uma erosão amena, mas as tempestades grandiosas podem causar destruições e modificar completamente o ambiente.


O que é erosão é quais são seus principais fatores ou agentes?

A Erosão é um processo de transformação dos solos oriundo das ações dos agentes externos ou exógenos que consiste no desgaste na superfície terrestre, prosseguido pelo transporte e deposição de sedimentos. Trata-se de um procedimento natural, entretanto, a ação humana contribui para a sua intensificação.


Quais os tipos de erosão é suas características?

Erosão laminar: É o tipo de erosão pluvial onde a água da chuva retira toda a cobertura do solo. Resulta em um desgaste elevado do solo; Erosão em sulcos: É a erosão que ocorre quando a água das chuvas começa a formar pequenas linhas ao longo do solo, concentrando assim uma maior quantidade de água.


Quais são os três tipos de intemperismo?

Existem três tipos de intemperismo: o físico, o químico e o biológico.


Quais são as principais consequências da erosão?

A erosão do solo também gera o assoreamento de rios, ou seja, o depósito e acúmulo das partículas de solo nos corpos hídricos. Esse processo tem o potencial de ocasionar ou agravar enchentes em períodos de chuvas intensas, podendo causar prejuízos não somente ao produtor, mas também à comunidade como um todo.


O que é o processo de erosão do solo?

A erosão nada mais é do que o deslocamento de terra que acontece de um lugar para o outro. Na natureza, o processo erosivo ocorre pela ação natural do sol, de ventos e, principalmente, da água da chuva.


Quando ocorre a erosão do solo?

A erosão do solo é um desgaste natural que ocorre por causa da ação da água corrente, do vento, ou de atividades humanas que resultam no desgaste ou remoção do solo. Esse é um processo que tem desempenhado um papel importante para a formação da Terra há, pelo menos, 450 milhões de anos.


Como ocorre o processo de degradação do solo?

Ela ocorre pela transformação e pelo desgaste do terreno devido à ação de agentes externos, como chuva, vento e sol. A destruição da vegetação natural remove a proteção do solo e resulta em um maior desgaste da superfície.


Quais ações podem amenizar os processos erosivos?

Outras técnicas também são utilizadas para amenizar os efeitos erosivos, como o terraceamento (técnica de construir terraços, degraus nas encostas dos morros), o cultivo em curvas de nível (cultivos alternados nas diferentes altitudes dos morros), o plantio associado de culturas que expõem menos o solo, etc.


Como a ação do homem pode acelerar o processo de erosão?

A agricultura intensiva, o desmatamento, as estradas, as mudanças climáticas antropogênicas e a expansão urbana estão entre as atividades humanas mais significativas em relação ao seu efeito na estimulação da erosão.


São agentes externos erosivos?

Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.


Como acontece a erosão em um solo com textura arenosa é argilosa?

Nos solos pouco coerentes, como os de textura arenosa, há uma grande quantidade de macroporos (poros maiores que 50 mm), os quais são responsáveis pela infiltração da água no perfil do solo. Nos solos coerentes, de textura argilosa, há alta quantidade de microporos, favorecendo a retenção e armazenagem de água no solo.


Deslocamento de terra ou fragmentos de rocha de uma superfície

Erosão é o sistema de deterioração dos solos e rochas provocado por agentes naturais (chuva, água, vento, gelo, clima, etc.) e antrópicos (intervenção humana). As partículas com os nutrientes da superfície são arrastados de um local para outro, provocando modificações nas paisagens.


Tipos de Erosão

Existem categorias de erosão que variam de acordo com os agentes externos ou exógenos; território geográfico ou velocidade da sedimentação (concentração dos resíduos transportados). Além desses, os ciclos de desmatamento, queimadas e problemas ambientais urbanos .


A prevenção

Ações humanas têm acelerado os processos erosivos. As zonas de maior vulnerabilidade social são atingidas constantemente por deslizamentos de terras e soterramento de casas e pessoas. Esses problemas seriam rapidamente resolvidos se os sistemas de degraus e terraços – plantações que inibem o escoamento da água – fossem implantados.


Esta lista de exercícios permitirá a aferição dos seus conhecimentos sobre o processo de erosão, um fenômeno natural que é intensificado por meio das atividades humanas

A erosão é um fenômeno natural que envolve diversos elementos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma ação típica do processo de erosão:


Respostas

Alternativa E. A erosão corresponde aos processos de desgaste, transporte e sedimentação do solo e das rochas em função da atuação dos agentes erosivos. Sendo assim, é a responsável pelo transporte de pequenas partículas de solo no meio.

image

Leave a Comment