A açao dos rins e fundamental

image

Qual a função dos rins?

Observe a estrutura do néfron, a unidade funcional do rim. Os rins são responsáveis por garantir a excreção e a osmorregulação (controle das concentrações de sais nos tecidos e células ).

Qual é a anatomia interna dos rins?

Anatomia e Histologia dos Rins. Cada rim é revestido por três camadas de tecido: a fáscia renal, a cápsula adiposa e a cápsula fibrosa. A anatomia interna dos rins é dividida em duas zonas, o córtex e a medula renal. O córtex renal corresponde à camada mais externa, logo após a cápsula fibrosa do rim. O córtex apresenta coloração avermelhada e …

Quais são as estruturas dos rins?

Os rins são estruturas relacionadas com o processo de excreção, ou seja, com a eliminação de substâncias em excesso ou que são prejudiciais ao organismo. Sabemos que esses órgãos apresentam uma camada chamada de medula, que está localizada mais internamente, e o córtex, que está localizado na região mais periférica.

Onde se localizam os rins?

Quanto à anatomia externa, observa-se uma região superior, onde encontra-se a glândula supra renal, e inferior. Na região mediana encontra-se o hilo, uma fenda vertical. Do hilo partem a artéria renal, a veia renal e o ureter.

image


Estrutura dos rins

Com formato semelhante a duas sementes de feijão, esse órgão está localizado na região atrás do peritônio parietal, contra os músculos da parede abdominal posterior e acima da cintura. Devido à localização do fígado, geralmente o rim direito apresenta-se um pouco mais baixo que o esquerdo. Em média, o rim humano apresenta 10 cm de comprimento.


Função dos rins

Os rins são responsáveis por garantir a excreção e a osmorregulação (controle das concentrações de sais nos tecidos e células ). São eles que retiram os produtos do metabolismo celular da célula e as substâncias que se encontram em quantidade muito alta no organismo, garantindo, portanto, a homeostase dos líquidos corporais.


Doenças renais

Diversos problemas podem afetar os nossos rins, causando sintomas, como: inchaço nas pernas, dificuldade de urinar, dor ao urinar, aumento de micções durante a noite, sangue com urina, e dores lombares. Entre as principais doenças renais conhecidas estão:


Cuidados com os rins

O rim, como dito, é fundamental para manter o bom funcionamento do nosso organismo. Para isso, você deve tomar alguns cuidados para que ele continue realizando suas funções. Entre as principais recomendações médicas estão:


Dia Mundial do Rim

O Dia Mundial do Rim é comemorado na segunda quinta-feira do mês de março. O objetivo desse dia, criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia, é aumentar a conscientização das pessoas a respeito da importância dos rins para o funcionamento do nosso corpo e da necessidade de garantir-se a saúde renal.


¿ O que é pirámides renais?

As pirâmides renais são agrupamentos de ductos que coletam a urina formada nos néfrons. A base das pirâmides é voltada para o córtex e o ápice para a medula. No vértice de cada pirâmide localiza-se a papila renal.


¿Qual é a camada que revestido a renal?

Cada rim é revestido por três camadas de tecido: a fáscia renal, a cápsula adiposa e a cápsula fibrosa.


Função dos Rins

Cerca de 70% do peso de um indivíduo adulto são representados por água. Essa enorme quantidade, por outro lado, apresenta grandes oscilações: como a água constitui de 70% a 90% do volume total de alimentos ingeridos pelo homem, nada entra e sai do organismo em volume tão elevado quanto a água, exceto o ar.


Estrutura e Funcionamento dos Rins

Os rins localizam-se nas fossas lombares, um de cada lado da coluna vertebral. Envolvidos por abundante camada de tecido adiposo, abrigam-se nas chamadas lojas renais, que são delimitadas por uma membrana de tecido conjuntivo. O rim esquerdo limita-se com o pâncreas, o baço, o estomago e o intestino delgado.


Estes exercícios sobre os rins testarão seus conhecimentos sobre esse importante órgão do corpo humano

Os rins são estruturas extremamente importantes para a saúde do nosso corpo. Em caso de insuficiência renal, é necessária a realização de um procedimento denominado de:


Respostas

Alternativa “d”. Quando os rins param de funcionar, é necessária a realização da hemodiálise, que filtra o sangue e retira os resíduos nocivos do nosso organismo.


Lista de alimentos bons para os rins

Se você estiver com diálise, doença renal crônica (DRC) ou outro problema nos rins saiba que existem inúmeros alimentos que são ricos em antioxidantes e outras propriedades de suporte de saúde. As pessoas com doença renal possuem mais risco de doença cardiovascular do que aqueles sem problemas renais.


1. Pimentão vermelho

Pimentões vermelhos são uma boa opção para aqueles preocupados com a saúde dos rins, porque eles são pobres em potássio. Além disso, eles adicionam cor e sabor a qualquer prato, além de ter uma generosa porção de vitaminas A, C, B6, ácido fólico e fibra. Eles também contêm o licopeno antioxidante, que protege contra certos tipos de cancro.


2. Repolho

Repolho é um vegetal repleto de fitoquímicos, que são compostos químicos encontrados em algumas frutas e vegetais. Fitoquímicos tem a função de romper os radicais livres separados. Os fitoquímicos podem combater o cancro e melhorar a saúde cardiovascular.


3. Couve-flor

Outro dos alimentos bons para os rins é a couve-flor. Este vegetal traz grande quantidade de vitamina C para o seu prato, juntamente com folato e fibras. Além disso, contém compostos que ajudam o fígado a neutralizar substâncias tóxicas.


4. Alho

O alho é bom para reduzir a inflamação e diminuir o colesterol. Tem também propriedades antioxidantes e que evitam a coagulação do sangue. Cozinhar o alho não irá interferir nas suas propriedades antioxidantes, mas pode reduzir os efeitos anti-inflamatórios e anticoagulantes.


5. Cebola

Outro alimento popular usado para tempero é a cebola. Ela é rica em flavonoides, especialmente quercetina. Os flavonoides são substâncias químicas naturais que impedem o depósito de gordura em vasos sanguíneos. A quercetina é um poderoso antioxidante que ajuda a reduzir doenças cardíacas e protege contra muitas formas de câncer.


6. Maçãs

Consumir uma maçã por dia pode realmente melhorar a sua saúde de uma forma geral. São ricas em fibras e possuem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, as maçãs ajudam a reduzir o colesterol, prevenir a constipação, proteger contra doenças cardíacas e diminuir o risco de câncer.

image

Leave a Comment