A açao dos rios sobre o relevo alto curso

image

Full
Answer

Quais são as principais causas da formação do relevo?

O relevo em qualquer ponto do planeta é formado através de fatores internos (endógenos) e externos (exógenos). No caso específico das águas, como um agente modelador, é um fator externo, em razão de sua atuação sobre a superfície terrestre. O relevo é esculpido externamente em decorrência, dentre outras coisas, de processos erosivos.

Como as erosões interferem na formação do relevo?

As alterações sofridas pelo relevo provenientes da ação da água da chuva são denominadas de erosão pluvial. Porém, esse não é o único caso, o relevo recebe interferência das águas de rios e também do mar. A erosão fluvial é o nome dado à atuação das águas dos rios no processo de modelagem do relevo.

Quais são os tipos de rios?

São alimentados pelo escoamento superficial e pela água do lençol freático (subterrânea). Intermitentes: também chamados de temporários, esses rios podem ser volumosos durante os períodos chuvosos, porém eles desaparecem durante a seca. Efêmeros: são rios formados exclusivamente durante as chuvas ou logo após sua ocorrência. Eles secam rapidamente.

Qual a importância dos rios?

Ciências Os Rios Os Rios A formação e importância desse recurso natural. Rio São Francisco Os rios são cursos naturais de água que se deslocam de acordo com a configuração do relevo. Suas águas sempre irão percorrer de um ponto mais alto em direção a um ponto mais baixo do relevo.

image


Como os rios alteram o relevo?

A erosão fluvial é o nome dado à atuação das águas dos rios no processo de modelagem do relevo. Isso acontece, em geral, quando o rio é de planalto, dessa forma as águas se deslocam dos pontos mais altos em direção aos mais baixos.


Qual e a relação entre o relevo e os rios?

As águas dos rios deslocam de forma mais rápida, promovendo um grande desgaste do relevo, esse processo forma vales fluviais, além de promover o transporte de sedimentos para as áreas mais baixas do relevo.


Qual a importância dos rios para o relevo?

Elas são instaladas nos rios que apresentam elevado potencial hidrelétrico, ou seja, acentuados desníveis em seus cursos, que viabilizam a construção de quedas artificiais. Em geral, tais condições estão melhor definidas nos rios que atravessam áreas de relevo planáltico, com topografia mais acidentada.


Quanto ao relevo os rios podem ser?

Quanto à forma de relevo, existem dois tipos de rios: os de planalto e os de planície.


Qual a relação entre clima hidrografia e relevo?

Em um caso mais específico está a interdependência direta que há entre hidrografia, clima e relevo, pois estabelecem influências determinantes entre eles.Um exemplo claro desse processo está vinculado à hidrografia, quando rios e lagos surgem a partir do derretimento de neve e geleiras, além de sofrer alterações na …


O que é o relevo e a hidrografia?

Hidrografia é o ramo da Geografia responsável por estudar as águas do planeta Terra. O conjunto das águas de uma região ou país também pode ser chamada de Hidrografia. Entre os objetos de estudo dessa área estão: oceanos, rios, lagos, mares, geleiras, águas da atmosfera e do subsolo, etc.


Por que o rio e importante para o meio ambiente?

Os rios são muito importantes para a irrigação de terras em atividades agrícolas e para que a sustentabilidade da vegetação natural. Um exemplo na história é o rio Nilo. Localizado em uma região desértica do continente africano, foi graças a ele que se pôde irrigar as terras para a agricultura no Egito Antigo.


Qual e a importância do rio de planície?

Rios de Planície: os rios de planície são muito utilizados para a navegação posto que não apresentam desníveis em seu curso de água, nascendo e desembocando em locais planos e relativamente baixos.


Qual e a importância dos rios para o surgimento das primeiras cidades mesopotâmicas por que isso aconteceu?

A fertilidade do solo era garantida pelo ciclo de cheias dos dois rios que encharcavam o solo com material orgânico e permitia o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais.


Como podem ser classificados os rios?

Existem três tipos de rios: os efêmeros, os rios intermitentes ou temporários e os rios perenes. Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano.


Quais são os diferentes tipos de relevo?

Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.


São relevo?

O relevo deve ser entendido como as formas adquiridas pela crosta terrestre. Essas formas são montanhas, planaltos, planícies e depressões, classificadas por suas estruturas (formatos) e pelas altitudes que apresentam, ou seja, suas alturas em relação ao nível do mar.


Tipos de foz de rios

A maioria dos grandes rios flui para o mar. Os deltas formam-se na foz dos rios onde há uma abundância de sedimentos e um baixo alcance de maré. Os rios depositam os restantes sedimentos na foz, originando a formação de vários canais distributários, e fazendo com que as ilhas entre estes se expandam às custas do mar.


Narração

Enquanto forças externas, os rios desempenham um importante papel na modelação da superfície da Terra: provocam erosão, e transportam e depositam sedimentos. As quatro principais formas de erosão provocadas por um rio são: ação hidráulica, abrasão, atrito e solução.


Elementos relacionados

A água do planeta Terra está em permanente estado de mudança. O ciclo hidrológico inclui processos como a evaporação, a precipitação, a fusão e a solidificação.


Apresentação do módulo (aula)

O Cenário de Aprendizagem “As formas de relevo e os rios” é composta por 12 módulos obrigatórios e um facultativo: Trabalho Individual Módulo Inicial – Parte 1 (em casa) – Visualização de 4 filmes: “O Relevo”, “As formas de relevo”, “As formas de relevo do litoral””As formas de relevo” e o Rio Douro e exploração do site da Geografia (graphigeo.com).


Exploração do site da Geografia (casa)

Explora o site da Geografia em https://graphigeo.com/ Deves consultar o teu nível de ensino. Procura a pasta “O Relevo e Os Rios” e regista as informações que consideras importantes no teu caderno diário digital, no sepador “Produção Autónoma das Aprendizagens”.


Marcação dos rio no Mapa (aula)

Marca, no mapa base, os principais rios portugueses. Para isso, deves utilizar o Ink da Microsoft. Seguidamente recorta a imagem e coloca no teu caderno diário no separador “Produção Autónoma das Aprendizagens”.


Escolha do rio (aula)

Show more
Escolham, em conjunto um dos rios que se seguem. 1- Rio Lima 2- Rio Douro 3- Rio Mondego 4- Rio Tejo 5- Rio Sado 6- Rio Guadiana 7 – Rio Arade Após a vossa escolha, informa o professor que estão aptos para a próxima tarefa.
Show less


Percurso do rio (aula)

No Google Maps, 1 elemento percorre o sector superior, outro o sector intermédio e outro o sector inferior e fazem 2 fotos de cada um dos sectores. O quarto elemento recolhe as fotos e coloca-as no padlet (ABRIR) Terão que existir, obrigatoriamente fotos da nascente e da foz.


Caracterização das paisagens (aula)

Show more
1- Escolham, em conjunto, uma imagem por sector. Estas, serão as que irão usar no vosso Sway de apresentação.


Atividades Rio (aula)

Refiram os tipos de uso desse rio (barragens para produção de energia, rega, turismo…) colocando imagens para cada uma dessas atividades no sectores correspondentes.

image

Leave a Comment