A açao grio nacional representa uma iniciativa

A Ação Griô é uma rede que envolveu 130 projetos pedagógicos de diálogo entre a tradição oral e a educação formal, mais de 750 griôs e mestres bolsistas de tradição oral do Brasil, 600 escolas, universidades e outras entidades de educação e cultura e 100 mil estudantes de escolas públicas.

Full
Answer


O QUE É Lei GRIO?

A Lei Griô e a Ação Griô Nacional têm como missão instituir uma política nacional de transmissão dos saberes e fazeres de tradição oral, em diálogo com a educação formal, para promover o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo brasileiro.


O que são os griôs brasileiros?

São contadores de histórias, sábios e conselheiros que vivem em muitos povoados brasileiros.


Quais as características dos griôs brasileiros?

Griô ou Mestre(a) é todo(a) cidadão(ã) que se reconheça e seja reconhecido(a) pela sua própria comunidade como herdeiro(a) dos saberes e fazeres da tradição oral e que, através do poder da palavra, da oralidade, da corporeidade e da vivência, dialoga, aprende, ensina e torna-se a memória viva e afetiva da tradição oral …


Qual é a importância dos griôs para a história do Brasil?

De origem africana, ‘griô’ é um guardião da memória da história oral de um povo ou comunidade. A palavra é usada para designar as pessoas que têm a missão de receber e transmitir ensinamentos como um fio condutor entre gerações e culturas.


Projeto griô: Uma viagem além-mar

O Projeto Griô é uma iniciativa de difusão da cultura griô afrobrasileira.


Inscrições ENCERRADAS para as oficinas

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (FPC) (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Leave a Comment