A açao humana e as enchentes

O que são as enchentes e como elas podem ser intensificadas?

As enchentes nas cidades são ocasionadas por diversos fatores, que podem ser naturais ou provocados pela ação humana. As barreiras ao escoamento das águas das chuvas são uma das importantes causas das enchentes e dos alagamentos. Sobre esse assunto, avalie as proposições a seguir.

Por que as enchentes ocorrem de forma periódica?

As enchentes ocorrem de forma periódica, com destaque para as épocas mais chuvosas do ano. Não obstante, a ação do homem no espaço natural potencializa esse fenômeno. Nesse contexto, a ocupação do espaço natural e a sua transformação pela ação antrópica provocam o aumento da intensidade das enchentes.

Por que o Brasil é atingido por diversas enchentes ao longo do ano?

O Brasil é atingido por diversas enchentes ao longo do ano. [3] As enchentes são fenômenos naturais ligados ao transbordamento dos rios, o que ocorre mais nas estações chuvosas do ano. O Brasil, país de dimensões continentais que envolvem diversos tipos climáticos, apresenta muitas singularidades em relação ao processo de transbordamento dos rios.

Quais são as consequências da ocorrência de enchentes no território brasileiro?

O território brasileiro, em comunhão com seus aspectos naturais e sociais, é extremamente vulnerável à ocorrência de enchentes, que devem tornar-se cada vez mais recorrentes e fortes nos próximos anos. Sendo assim, tal fenômeno no país deve gerar prejuízos humanos e econômicos cada vez maiores.


Como as ações humanas estão relacionadas às enchentes?

Outra prática humana responsável pelas enchentes é o desmatamento, principalmente em áreas localizadas nas proximidades das margens de um rio. Essa vegetação é responsável por “segurar” as águas que se expandem ou reduzir a sua velocidade.


De quem é a culpa das enchentes?

De modo geral, enchentes podem ocorrer por causas naturais e/ou causas humanas. A causa natural se dá pelo período de chuvas e pela cheia dos rios. Já a causa humana se dá pela interferência do homem no meio ambiente por diversos fatores como a falta de planejamento urbano, descarte indevido de lixo, etc.


Quais os problemas que uma enchente pode causar ao ser humano?

As enchentes também aumentam o risco de diarréia aguda, causada por bactérias, vírus e parasitas, além da febre tifóide, causada pela salmonella typhi, bactéria encontrada nas fezes de animais. É fundamental que se evite contato com as águas das enchentes.


Quais são as causas das enchentes?

Várias são as causas das enchentes urbanas mas, entre as principais, relacionamos as chuvas, o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo. 5.1.1 – Chuvas intensas. Hidrologicamente, são consideradas “intensas” as chuvas de curta duração e de alta intensidade.


Tem como processar a prefeitura por enchente?

A questão principal para que haja a responsabilização do Poder Público, no caso o Município por danos decorrentes de alagamentos e enchentes é comprovar que houve omissão no oferecimento e manutenção do sistema de drenagens de águas pluviais, com perícia indispensável, e embora seja uma prova técnica e muito custosa, é …


Porque tem tanta enchente em São Paulo?

Segundo ele, as inundações são criadas pela intervenção errônea do ser humano ao ocupar áreas das cheias dos rios. “Em São Paulo, quando ocupamos as várzeas, estamos nos colocando em risco.


Quais são os principais efeitos da inundação para a população?

Quanto aos efeitos das enchentes e inundações, no geral, são tidas como tragédias, com inúmeras mortes como as noticiadas pela mídia, além dos danos causados em veículos, destruição do solo, quedas de árvores e do espaço urbano, em detrimento da população da região afetada, diante dos prejuízos material e moral …


Que perigos uma enchente pode trazer à saúde depois de passar o período crítico?

As enchentes, resultado de fortes chuvas e falta de planejamento nas cidades, ajudam a transmitir doenças pra lá de perigosas. A mais mencionada é a leptospirose, mas hepatite A, febre tifoide, diarreias bacterianas e outras infecções também se beneficiam dos alagamentos.


Quais são as ações do homem que são responsáveis pelas enchentes nas ruas?

Desmatamento e queimadas O desmatamento e as queimadas também são responsáveis por causar alagamentos e inundações, uma vez que o assoreamento dos rios é provocado, o que faz com que os leitos se elevem e transbordem com mais facilidade.


Quais as causas e consequências das enchentes urbanas?

Contaminação: Com a invasão da água da enchente nas casas, os alimentos que entram em contato com a água contaminada ficam inadequados para o consumo. Prejuízos Financeiros: Muitas casas são derrubadas ou interditadas, perdem-se móveis, alimentos, objetos e a atividade econômica é prejudicada.


Qual é a diferença entre enchente e alagamento?

Alagamento – Acúmulo de água em regiões urbanas. Frequentemente pode ocorrer uma sequência de eventos da seguinte forma: – uma enchente que provoca uma inundação que, por sua vez, gera um alagamento.


Qual foi a maior enchente do Brasil?

A maior tragédia relacionada a chuvas no Brasil ocorreu em janeiro de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro. Fortes temporais deixaram mais de 900 mortos em quatro cidades e pelo menos 35 mil desabrigados. As chuvas no alto dos morros provocaram escorregamento de encostas e até pedras rolaram sobre residências.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Depois de um tempo sem escrever, por motivos de força maior como disse na postagem anterior, volto a ativa falando sobre um tema polêmico e que esteve nos noticiários brasileiros no fim de 2008, início de 2009 e não sendo pessimista, creio que estará nos acompanhando de agora pra frente: ENCHENTES e INUNDAÇÕES.


As enchentes são causadas pela ação humana ou será mais uma conseqüência do aquecimento global?

Depois de um tempo sem escrever, por motivos de força maior como disse na postagem anterior, volto a ativa falando sobre um tema polêmico e que esteve nos noticiários brasileiros no fim de 2008, início de 2009 e não sendo pessimista, creio que estará nos acompanhando de agora pra frente: ENCHENTES e INUNDAÇÕES.


Causas das enchentes

As enchentes são fenômenos prioritariamente naturais. Elas são provocadas especialmente por grandes eventos chuvosos, em termos de quantidade e/ou constância. Assim, o acúmulo de água da chuva provoca o transbordamento dos cursos de água.


Prevenção de enchentes

As enchentes, enquanto processo natural e cíclico, ocorrem de forma periódica. Portanto, são fenômenos que acontecem de maneira recorrente; porém, seus desdobramentos, como os prejuízos humanos e econômicos, podem e devem ser evitados.


Consequências das enchentes

As enchentes geram diversas consequências, principalmente altos prejuízos humanos e econômicos. O transbordamento dos rios atinge anualmente diversas zonas urbanas. Dessa forma, devido à inundação de casas e comércios, há um alto prejuízo em termos econômicos, como a perda de diversos objetos, máquinas e equipamentos.


Diferenças entre enchente, alagamento e inundação

Os termos enchente, alagamento e inundação são comumente utilizados como sinônimos, porém cada um tem a sua particularidade, em especial, relacionada ao processo de presença de água em determinado local. Podem ser conceitualizados assim:


Artigos Relacionados

A Quantidade de Filhos no Brasil, O que levam as famílias ter uma grande Quantidade de Filhos no Brasil, A Quantidade de Filhos no Brasil provocam vários problemas, A Quantidade de Filhos no Brasil e questões sociais.


Início de conversa

Ao ocupar diferentes ambientes, o ser humano os transforma. Por meio de tecnologias, extrai e utiliza recursos materiais e energéticos na construção de produtos necessários à sua sobrevivência.


Na prática

Reúna a turma e anuncie que a oficina do dia constituirá um exercício, em grupo, de reflexão sobre a relação do ser humano com a terra. Diga que você apresentará uma questão que o grupo terá que resolver, em conjunto. A questão é:


Para ampliar

Você pode propor à turma a promoção de um debate com uma ONG ou associação ambientalista para complementar a discussão sobre o impacto humano no meio ambiente, especialmente na ocupação do solo.


Resumo sobre Enchentes

  1. As enchentes são fenômenos naturais e influenciados pela ação antrópica no espaço geográfico.
  2. As enchentes estão atreladas a causas naturais, como as chuvas, e antrópicas, como a ocupação indevida das margens dos rios.
  3. A prevenção das enchentes passa pela conservação da vegetação e das planícies de inunda…
  1. As enchentes são fenômenos naturais e influenciados pela ação antrópica no espaço geográfico.
  2. As enchentes estão atreladas a causas naturais, como as chuvas, e antrópicas, como a ocupação indevida das margens dos rios.
  3. A prevenção das enchentes passa pela conservação da vegetação e das planícies de inundação.
  4. As enchentes causam enormes prejuízos econômicos para a sociedade. O fenômeno também causa um número considerável de mortes.


Causas Das Enchentes

  • As enchentes são fenômenos prioritariamente naturais. Elas são provocadas especialmente por grandes eventos chuvosos, em termos de quantidade e/ou constância. Assim, o acúmulo de água da chuva provoca o transbordamento dos cursos de água. Esse extravasamento é um processo natural nas zonas de inundação dos rios, chamadas de vales fluviais ou planícies de inundação…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Prevenção de Enchentes

  • As enchentes, enquanto processo natural e cíclico, ocorrem de forma periódica. Portanto, são fenômenos que acontecem de maneira recorrente; porém, seus desdobramentos, como os prejuízos humanos e econômicos, podem e devem ser evitados. Nesse sentido, a prevenção das enchentes passa prioritariamente pelo controle do processo de ocupação do meio natural, com …

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Consequências Das Enchentes

  • As enchentes geram diversas consequências, principalmente altos prejuízos humanos e econômicos. O transbordamento dos rios atinge anualmente diversas zonas urbanas. Dessa forma, devido à inundação de casas e comércios, há um alto prejuízo em termos econômicos, como a perda de diversos objetos, máquinas e equipamentos. Ademais, as enchentes provoca…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Diferenças Entre Enchente, Alagamento E Inundação

  • Os termos enchente, alagamento e inundação são comumente utilizados como sinônimos, porém cada um tem a sua particularidade, em especial, relacionada ao processo de presença de água em determinado local. Podem ser conceitualizados assim: 1. Enchente: é um processo natural ou potencializado pela ação antrópica que acontece por meio do aumento do volume de águanos r…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Enchentes No Brasil

  • As enchentes são fenômenos naturais ligados ao transbordamento dos rios, o que ocorre mais nas estações chuvosas do ano. O Brasil, país de dimensões continentais que envolvem diversos tipos climáticos, apresenta muitas singularidades em relação ao processo de transbordamento dos rios. Em sentido amplo, as enchentes no território brasileiro ocorrem prioritariamente no ver…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Exercícios Resolvidos sobre Enchentes

  • Questão 1 (Enem) As modificações naturais e artificiais na cobertura vegetal das bacias hidrográficas influenciam o seu comportamento hidrológico. A alteração da superfície da bacia tem impactos significativos sobre o escoamento. Esse impacto normalmente é caracterizado quanto ao efeito que provoca no comportamento das enchentes, nas vazões mínimas e na vazã…

See more on mundoeducacao.uol.com.br

Leave a Comment