Impactos ambientais causados pela ação humana Vários fatores estão colocando nosso planeta em risco: a elevação da temperatura global, a produção excessiva de lixo e as ações humanas podem causar graves impactos ao meio ambiente. Felizmente, está aumentando a conscientização sobre a necessidade de cuidar da Terra.
Quais as consequências ambientais da ação humana?
Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Qual é a relação do ser humano com o meio ambiente?
Poluição do ar, rios, lagos, mananciais e mares, desmatamento predatório, contaminação ambiental, espécies de animais entrando em extinção, mudanças climáticas, entre outros diversos malefícios causaram um grande impacto na relação entre homem e meio ambiente.
Como a ação humana pode alterar o equilíbrio da natureza e do meio ambiente?
Esses são só alguns exemplos de atividades humanas que impactam negativamente o meio ambiente. Há várias outras, como o descarte inadequado de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, o aumento crescente das áreas urbanas, o desmatamento e o desperdício de água.
Qual atividade humana é a principal responsável pelos impactos ambientais?
A queima em larga escala de petróleo, carvão e gás natural para gerar combustível e eletricidade é um dos principais causadores do que pode ser o mais grave dos problemas ambientais enfrentados pelo planeta.
Qual a importância do meio ambiente para a vida do ser humano?
O meio ambiente nos fornece todos os recursos que precisamos para a nossa sobrevivência, e para que ele continue fazendo isso, nós precisamos cuidar do planeta que vivemos. Dessa forma, o cuidado é extremamente fundamental não apenas para os seres humanos, mas para todos os seres vivos que habitam nele.
Que ações humanas podem modificar o ambiente causando danos e prejudicando a qualidade de vida?
Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos.
Como ações humanas podem causar desastres naturais?
3 ações humanas cotidianas que causam impactos ambientais!Retirada da vegetação natural e as Ilhas de calor. … Descarte inadequado do lixo e o Impacto sobre os recursos hídricos. … Uso de combustíveis fósseis e as Chuvas ácidas.
Como se dava a relação do ser humano com a natureza sobre o meio natural?
Os seres humanos, desde tempos pré-históricos, atuam no sentido de transformar o meio natural em que vivem. Inicialmente, todos os povos do mundo eram nômades, ou seja, deslocavam-se de um local para outro, buscando por alimentos e por locais de moradia e sustento.
Quais são os 3 tipos de causas de impacto ambiental?
Vale lembrar, que o impacto ambiental está relacionado com as alterações do meio ambiente em três aspectos: físico, biológico e químico. Porém, corresponde à uma ação humana e não da natureza.
Quais são os principais impactos ambientais que ocorrem no Brasil?
Atualmente, os principais problemas ambientais brasileiros são:desmatamento;depósitos de lixo a céu aberto;poluição da água;poluição do ar;poluição do solo;queimadas.
Qual é o maior problema ambiental do Brasil?
Os principais problemas ambientais brasileiros são queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios. São comuns também a poluição do solo, da água e da atmosfera. O desmatamento, um dos problemas ambientais mais comum no nosso país, diz respeito à retirada da vegetação de um local.
Poluição da água
Problema: alteração da qualidade da água tornando-a prejudicial para o ambiente e imprópria para consumo, o que afeta diretamente a manutenção da vida no planeta.
Geração de resíduos
Problema: aumento do número de materiais descartados na natureza. Seguindo no ritmo atual, segundo a ONU, a geração de resíduos urbanos chegará a 4 bilhões de toneladas por ano em 2050.
Superpopulação
Problema: o número de pessoas do mundo aumenta a cada dia e os recursos disponíveis podem não ser suficientes para todos e um desequilíbrio leve ao esgotamento dos recursos naturais.
Modificação genética
Problema: os organismos geneticamente modificados, frutos da introdução de genes de outras espécies, podem acarretar uma poluição genética no ambiente.
ADAPTAÇÃO E MITIGAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
O aquecimento global induzido pelas emissões de CO2 — que aumentaram conforme a ONU em 50% desde 1990 — está acelerando as mudanças climáticas e ameaça a sobrevivência de milhões de pessoas, animais e plantas, pois provoca episódios meteorológicos, tais como secas, incêndios e inundações, cada vez mais frequentes e extremos.
OS PROBLEMAS DE POLUIÇÃO E SEU IMPACTO NA SAÚDE
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 90% da humanidade respira ar poluído e, consequentemente, demanda uma redução da contaminação para reduzir o índice de doenças respiratórias, evitando assim sete milhões de óbitos/ano.
A PROTEÇÃO DOS OCEANOS
Os mares se tornaram os grandes aterros de plástico do planeta. Além disso, existem outros graves problemas ecológicos relacionados com os oceanos, como a deterioração dos ecossistemas pelo aquecimento global, os efluentes contaminantes, as águas residuais e o derramamento de combustíveis.
A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E AS ENERGIAS RENOVÁVEIS
Ao mesmo tempo que a energia significa 60% de todas as emissões mundiais de gases de efeito estufa (GEE), a ONU calcula que 13% da humanidade não tem eletricidade e que 3 bilhões de pessoas dependem dos combustíveis fósseis para cozinhar.
UM MODELO ALIMENTAR SUSTENTÁVEL
A produção intensiva de alimentos tem consequências nefastas para o meio ambiente ao empobrecer o solo e os ecossistemas marinhos. Além disso, a exploração excessiva dos recursos naturais colocou em perigo a segurança alimentar e o abastecimento de água potável.
PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE
Oito por cento das espécies animais conhecidas já desapareceram e 22% estão em perigo de extinção devido especialmente, à destruição de seus habitats naturais, à caça furtiva e à introdução de espécies invasoras.
O DESENVOLVIMENTO URBANO E A MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
O crescimento das cidades, que terão de acolher cerca de 5 bilhões de pessoas em 2030, será outro dos grandes desafios ambientais da década.
Poluição do ar
Causado pela queima de combustíveis fósseis dos transportes públicos, veículos particulares e caminhões, além de processos industriais e até mesmo pela fumaça emitida pelo cigarro.
Destruição da camada de ozônio
A chamada camada de ozônio, responsável por proteger a superfície terrestre e todos os seres vivos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol, está sendo destruída pelo uso constante de produtos sintéticos — que incluem aerossóis, equipamentos de refrigeração, espuma e outros químicos liberados pelas indústrias.
1- Defina Meio ambiente
Conjunto formado por elementos naturais bióticos (animais, plantas) e abióticos (solo, relevo, clima), e não-naturais criados pelo homem, que atuam influenciando os seres-vivos.
2- Defina poluição ambiental
Poluição é o termo empregado para designar a deterioração das condições físicas, químicas e biológicas de um ecossistema, que afeta negativamente a vida humana e de espécies animais e vegetais.
4- Exemplifique uma relação natural que pode ser afetada pela poluição
Quando as emanações de gases tóxicos das cidades aumentam desmedidamente, o excesso pode prejudicar o regime pluvial, porque as gotas que se formam são demasiado pequenas para cair como chuva.
6- Quais são os principais agentes poluidores da água?
Os agentes poluidores são inúmeros, podendo ir desde o mercúrio empregado no garimpo e os agrotóxicos agrícolas, passando pelos esgotos residenciais e industriais, até as chuvas ácidas e os materiais sintéticos não-biodegradáveis, como o plástico e o óleo despejado pelos navios petroleiros.
7- Quais são os principais poluentes atmosféricos?
O principal poluente atmosférico produzido pelo homem (o dióxido de carbono e o vapor d’água são elementos constitutivos do ar) é o dióxido sulfúrico, formado pela oxidação do enxofre no carvão e no petróleo, como ocorre nas fundições e nas refinarias. Lançado no ar, ele dá origem a perigosas dispersões de ácido sulfúrico.
8- Fale sobre a destruição da camada de ozônio
No final da década de 1970, descobriu-se nova e perigosa consequência da poluição: a redução da camada de ozônio que protege a superfície da Terra da incidência de raios ultravioleta. Atribuiu-se o fenômeno à emissão de gases industriais conhecidos pelo nome genérico de clorofluorcarbonos (CFC).
9- Quais são os males causados ao homem devido a destruição da camada de ozônio?
Provoca o envelhecimento precoce, queimadura e câncer de pele em países tropicais como o Brasil, alem de prejudicar a visão e o aparelho respiratório. A concentração de poluentes na atmosfera ainda provoca alergias e afeta o sangue e os tecidos ósseo, nervoso e muscular.