A açao humana na vegetação no nrelevo e nos rios


Qual e a ação humana sobre o relevo?

As mudanças são decorrentes de ações como corte das árvores, utilização do solo para agricultura e criação de animais. Em espaços urbanos, destaque especial para construção de edifícios e vias asfaltadas.


O que o relevo interfere nas atividades humanas?

Um dos principais problemas quanto ao desequilíbrio entre relevo e sociedade é a ocorrência das erosões, sobretudo em meios urbanizados. Elas manifestam-se em função da remoção da vegetação próxima a rios e também em áreas de acentuada declividade, como áreas montanhosas ou de serras e morros.


Qual e a relação entre o relevo e os rios?

As águas dos rios deslocam de forma mais rápida, promovendo um grande desgaste do relevo, esse processo forma vales fluviais, além de promover o transporte de sedimentos para as áreas mais baixas do relevo.


Por que o relevo e importante para a ocupação humana?

Importância do relevo É uma fonte de lazer, pois se não fosse ele não existiria praias para se passar o verão e nem haveria montanhas para se esquiar ou para, de lá, saltar. Sua importância também é vista na economia de muitas regiões agrícolas, já que alguns produtos só podem ser cultivados em certos lugares.


Que dificuldades podem ser encontradas para a ocupação humana nesse tipo de relevo?

Os relevos mais íngremes são de muita dificuldade para as construções pois é difícil nivelar, as atitudes intensas também, visto que é necessário levar todo o material para essas altitudes e relevos que são em áreas muito sedimentares também causa riscos de desmoronamento.


O que muda o relevo?

Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica. Eles agridem a superfície terrestre, fazendo, nela, formatos e tamanhos diferentes.


Qual é a relação existente entre rios e erosão?

Erosão fluvial: é a erosão causada pelos rios ao longo de seu curso, nas suas margens e em seu leito. Pode ser mais comum em áreas de elevada altitude e relevos montanhosos, pois a gravidade tende a tornar o rio mais veloz, deixando as margens mais suscetíveis ao processo erosivo.


Como o relevo pode influenciar nas construções humanas?

De fato a organização humana depende, sim, da forma de relevo, isto é, o relevo influência na distribuição e organização humana. Podemos citar como exemplo, construções. Algumas construções não podem ser desenvolvidas em relevos acentuados, pois, de fato, não funcionariam, temos como exemplo a construção de usinas.


Porque é importante conhecer o relevo do lugar onde você mora?

lugar que possa garantir a sua sobrevivência. Estudar e conhecer o lugar onde mora significa compreender as relações que ali acontecem e sua relação entre escalas global, regional e local.


Qual a importância de se conhecer as formas de relevo?

Compreender as formas do relevo são necessárias para que saibamos em quais ambientes algumas estruturas são mais bem aceitas e em quais tipos de ambientes as construções não serão bem aceitos, podendo ser feita uma avaliação geral do meio ambiente.

Leave a Comment