A açao humana toda materia


O que e o estudo da fisiologia humana?

A Fisiologia (do grego physis = natureza e logos = estudo) é o estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, bem como dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.


O que e Anatomofisiologia do corpo humano?

Anatomofisiologia é a interação dos conhecimentos de Anatomia Humana e Fisiologia Humana dos diversos sistemas do corpo.


Qual e a sequência da constituição humana?

O corpo humano é formado por estruturas simples como as células, até as mais complexas como os órgãos. O nível de organização do corpo humano é a seguinte: células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo.


Qual e a divisão do corpo humano?

O CORPO HUMANO O nosso corpo é dividido por três partes: cabeça, tronco e membros; Cabeça – é formada pelo crânio e pela face. Na face estão os olhos, nariz, boca e ouvidos. O crânio é coberto pelos cabelos e é onde fica o cérebro.


O que é Anatomorfofisiologia?

O estudo da Anatomia e Fisiologia permite compreender este processo. A primeira se atém ao estudo das estruturas que constituem os seres vivos, assim como sua organização. Já o estudo dos processos relativos ao funcionamento dessas estruturas fica por conta da Fisiologia.


Quais são os direitos fundamentais?

A partir dessa frase, vemos que os direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade são a base dos direitos fundamentais da Constituição Federal.


Quais são os princípios da dignidade da pessoa humana?

O princípio da dignidade da pessoa humana é um conceito filosófico e abstrato que determina o valor inerente da moralidade, espiritualidade e honra de todo o ser humano, independente da sua condição perante a circunstância dada. É um princípio fortemente influenciado pelo pensamento iluminista dos séculos XVII e XVIII.


Qual é o direito e o valor primeiro da pessoa?

Direitos de Primeira Geração Alguns exemplos de direitos fundamentais de primeira geração são o direito à vida, à liberdade, à propriedade, à liberdade de expressão, à participação política e religiosa, à inviolabilidade de domicílio, à liberdade de reunião, entre outros.


Como é feita a divisão da anatomia?

Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em três grandes grupos: Anatomia macroscópica, Anatomia microscópica e Anatomia do desenvolvimento. A Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis.


Quais são as partes do corpo humano e suas funções?

Tórax: é formado por ossos e tem a função de proteger os órgãos que ficam localizados nesta parte do corpo. Abdômen: é responsável por proteger e fazer a movimentação da coluna vertebral. Quadril: tem várias funções, como equilibrar o corpo e proteger o sistema reprodutor.


Quais são os planos do corpo humano?

– Plano superior (cranial): seria a parede por cima da cabeça. – Plano inferior (podálico): é o que se situa por baixo dos pés. – Plano anterior (ventral): que passa pela frente do corpo. – Plano posterior (dorsal): é o que formaria o fundo do caixão, ou seja, atrás das costas.


Epiderme

A epiderme é composta por epitélio de revestimento que é um tecido estratificado, pavimentoso e queratinizado, ou seja, formado por várias camadas de células com diferentes formas e funções. As células superficiais são achatadas como se fossem escamas e possuem queratina.


Estruturas Anexas da Pele

Existem diversas estruturas relacionadas aos tecidos epiteliais e conjuntivos que formam a epiderme e derme, respectivamente, cada uma com função específica. As glândulas secretam suor ou sebo que ajudam a controlar a temperatura corporal e lubrificar a pele. As unhas protegem a ponta dos dedos e ajudam a agarrar objetos.


Geração Espontânea ou Abiogênese

A teoria da geração espontânea ou abiogênese admite, em essência, o aparecimento dos seres vivos a partir da matéria bruta de maneira contínua. Essa hipótese surgiu com Aristóteles, há mais de 2 000 anos.


Teoria Criacionista

A teoria de que a vida teria sido uma criação divina é embasada por escritos religiosos. As principais religiões que difundem suas versões criacionistas para explicar a origem dos seres na Terra são: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo.


Teoria Cosmogênica (Panspermia Cósmica)

Segundo a Panspermia, palavra grega que significa “sementes em todos os lugares”, a vida do planeta Terra teria surgido a partir de fragmentos de vida resistentes, como esporos, vindos do espaço através de meteoritos e cometas.


Evolução Química (hipótese de Oparin e Haldane)

A evolução química é a hipótese mais aceita para a origem da vida no planeta. Segundo essa hipótese, associações entre moléculas geraram agrupamentos cada vez mais complexos até que promoveu o surgimento da vida.


Origem do Universo

Acredita-se que toda a matéria que compõe o Universo atual estivesse comprimida em uma esfera extremamente pequena, que teria explodido, expandindo a matéria e formado de uma só vez todo o Universo.


Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que resume quais são os direitos válidos para todos os seres humanos. Entrou em vigor dia 10 de dezembro de 1948.


História da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Em 24 de outubro de 1945, ao fim da Segunda Guerra Mundial, as Nações Unidas lançaram um documento formal para salvaguardar os direitos das gerações futuras.


História dos Direitos Humanos

Considera-se o Cilindro de Ciro, rei da Pérsia, como o primeiro documento que garantiu os direitos de um povo. Neste documento, Ciro restabelece do culto aos deuses, e libertou e deixou partir as pessoas que haviam sido escravizadas.


Direitos Humanos no Brasil

O Brasil é signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos desde 1948. Isto significa que o país se comprometeu observar e cumprir o que está previsto neste documento.


Células Haploides e Diploides

As células haploides (n) possuem apenas um conjunto de cromossomos. Assim, nos animais, as células sexuais ou gametas são haploides. Essas células possuem metade do número de cromossomos da espécie.


Genes

Os genes são esses fragmentos sequenciais do DNA, responsáveis por codificar informações que irão determinar a produção de proteínas que atuarão no desenvolvimento das características de cada ser vivo.


Alelos e Alelos Múltiplos

Um alelo é cada uma das várias formas alternativas do mesmo gene que ocupa um locus no cromossomos e atuam na determinação do mesmo caráter. Os alelos múltiplos ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas.


Genes Dominantes e Recessivos

Quando um indivíduo heterozigótico possui um gene alelo dominante ele se expressa determinando uma certa característica. Os genes dominantes são representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos fenotipicamente em heterozigose.


Fenótipo e Genótipo

O genótipo é o conjunto das informações contidas nos genes, desse modo, irmãos gêmeos têm o mesmo genótipo pois possuem os mesmo genes. Ele representa a constituição genética do indivíduo.


OS Pré-Australopitecos

  • Essas primeiras espécies viveram logo após a separação do grupo que originou os hominídeos e os chimpanzés. Sua principal característica era o modo de vida arborícola. O registro fóssil remonta algumas das espécies desse período: Sahelantropus tchadensis: Fóssil encontrado no continente africano, pertencente a uma espécie de primata. Essa espécie já possuía a postura b…

See more on todamateria.com.br


OS Australopitecos

  • Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus. Constituíram um grupo diversificado e bem sucedido. As principais características desse grupo eram: a postura ereta, a locomoção bípede, a dentição primitiva e a mandíbula mais semelhante a da espécie humana. Foram os primeiros hominídeos a dominar o fogo, o que permitiu sua expansão para outros terri…

See more on todamateria.com.br


O gênero Homo

  • A extinção da maioria dos australopitecos possibilitou o surgimento de uma nova linhagem. O gênero Homose destaca pelo desenvolvimento do sistema nervoso e da inteligência. Além disso, apresentava adaptações evolutivas, como o bipedalismo. Homo habilis: Atualmente, com o estudo dos fósseis, o mais aceito é considerá-lo como australopiteco, sendo Australopithecus h…

See more on todamateria.com.br


O Homem Moderno

  • O Homo sapiens sapiens é a denominação científica do homem moderno, sendo uma subespécie do Homo sapiens. A principal característica do homem moderno, comparado aos seus ancestrais, é o cérebro bem desenvolvido. Além disso, observa-se a capacidade de raciocínio, comunicação e inteligência pelo desenvolvimento do sistema nervoso. Confira a classific…

See more on todamateria.com.br


Divisão Do Corpo

Image
Como em outras áreas biológicas, na anatomia o estudo é feito por partes, que pode ser ao nível macroscópico ou microscópico. Há especialistas para cada área, por exemplo: miologista (músculos), osteologista (ossos), entre outros. Por isso que os médicos se tornam especialistas em uma área do corpo que ele estudou …

See more on todamateria.com.br


O Que É Posição Anatômica?

  • A posição anatômica é adotada cientificamente para o estudo do corpo humano. Nessa posição a pessoa encontra-se de pé, com o rosto virado para a frente e olhar direcionado para o horizonte. Os braços estendidos ao longo do corpo, com as palmas das mãos viradas para frente. As pernas ficam juntas e os pés voltados para frente. Representação de mulher em posição anatômica Lei…

See more on todamateria.com.br


Planos anatômicos

  • Para facilitar a correta localização espacial das partes do corpo são definidos os planos anatômicos. Cada plano representa um corte do corpo, dividindo-o em partes. Importante destacar que podem ser feitos vários cortes num plano, paralelos uns aos outros. Planos Anatômicos 1. Plano Frontal ou Coronal: corta o corpo verticalmente de um lado a outro, passa…

See more on todamateria.com.br


Eixos E Movimentos anatômicos

  • Os eixos são linhas imaginárias que “perfuram” os planos perpendicularmente. Os movimentos anatômicos são relacionados aos eixos, ou seja, as articulações se movimentam pelo ponto de ligação representado pelos eixos. Os principais são listados abaixo : Eixos Anatômicos 1. Eixo Ântero-posterior ou Sagital: passa pelo plano frontal indo da frente para trás; 1.1. Abdução: mov…

See more on todamateria.com.br

Leave a Comment