A açao pedagogica prescinde de reflexao filosofica

Com relação a esse assunto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A ação pedagógica prescinde de reflexão filosófica – que são elementos tangenciais – e a estrutura de uma proposta pedagógica deve ser puramente pedagógica.

Full
Answer

Qual a importância da reflexão ao exercício da prática pedagógica?

Dessa forma, é pertinente considerar a reflexão necessária ao exercício da prática pedagógica, para que se possa obter um entendimento claro da prática desenvolvida por cada professor em sala de aula podendo a partir de então, pautar seu trabalho em torno de uma prática pedagógica crítico-reflexiva.

Como se organiza a reflexão filosófica?

A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de perguntas ou questões: por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? o que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos?

Quais são as principais características da reflexão filosófica?

A reflexão filosófica também se volta para essas relações que mantemos com a realidade circundante, para o que dizemos e para as ações que realizamos nessas relações. A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de perguntas ou questões: por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos?

Qual a diferença entre reflexão na ação e reflexão durante a ação?

A reflexão na ação, representa a reflexão realizada no ato da ação, o que proporciona um ampla aproximação do professor com o problema ou necessidade apresentada. A reflexão durante a ação permite ao professor compreender criticamente o processo que naquele momento permeia o que está acontecendo no calor da ação. Assim, […]


Como se relacionam a reflexão filosófica e a ação pedagógica?

A ação pedagógica prescinde de reflexão filosófica. A compreensão dos valores e dos conceitos que garantem a ação pedagógica independe da filosofia. A estrutura de uma proposta pedagógica deve ser puramente pedagógica. Nesse contexto, as pressuposições e as proposições filosóficas são elementos tangenciais.


Qual a relação existente entre as inquietações do pensamento filosófico e a prática pedagógica?

Filosofia e Educação sempre estarão ligadas seja em tempo ou espaço, este fato nunca poderá ser mudado, por simplesmente está em nossa existência. Uma Pedagogia é constituída por elementos voltados a filosofia da educação, elementos estes em forma de processos socioculturais, forma de organização educacional etc.


Qual é a contribuição da filosofia para a educação e para a pedagogia?

A contribuição da filosofia da educação torna-se significativa para repensarmos conceitos e práticas educativas, como por exemplo, o processo formativo dos professores, as práticas educativas, pedagógicas e docentes; reinventarmos o mundo da escola; reavaliarmos as funções de gestores, coordenadores e professores, …


Qual é a importância da filosofia para a educação?

A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.

Leave a Comment