A açao policial e os caos urbanos brasileiros

A agenda de prioridades brasileira para a segurança pública, nos últimos anos, tem circulado em torno da confluência de três grandes temas: 1) criminalidade urbana violenta, em todas as implicações em termos de desagregação e desordem social; 2) espaço urbano, em seus aspectos de exclusão, marginalidade e desorganização; 3) polícia, protagonista de múltiplas crises e provavelmente um dos atores mais freqüentes em todas as áreas do espaço urbano.

Full
Answer


Qual o maior problema da segurança pública na sociedade brasileira?

Os problemas relacionados com o aumento das taxas de criminalidade, o aumento da sensação de insegurança, sobretudo nos grandes centros urbanos, a degradação do espaço público, as dificuldades relacionadas à reforma das instituições da administração da justiça criminal, a violência policial, a ineficiência preventiva …


Quais são os principais problemas da segurança pública no Brasil?

Os principais desafios da segurança pública no BrasilCorrupção. A corrupção no governo brasileiro não é novidade para ninguém. … Criminalidade. … Violência. … Desigualdade social.


Como a polícia é vista pela sociedade atual?

Segundo a pesquisa, 53% da população também tem medo de ser vítima de violência da Polícia Civil e 59% teme ser agredida por policiais militares. Assim como os excessos na conduta, o medo de ser vítima dos agentes de segurança também sobe entre os jovens — 60% têm medo da Polícia Civil, e 67%, da Polícia Militar.


O que é ser policial no Brasil?

A Polícia é a corporação que exerce suas funções junto às forças armadas. O policial deve estar capacitado para assegurar o bem estar e a segurança da sociedade frente à aplicação das leis, tanto na prevenção quanto no judiciário.


Quais são os maiores desafios da segurança pública e como eles podem ser superados?

Um dos desafios necessários para a efetiva implementação da segurança no Brasil é a parceria e melhor articulação entre os órgãos envolvidos na segurança pública, como o setor judiciário, Polícia Militar, Civil e Federal, órgãos municipais e representantes civis.


Como resolver o problema da segurança pública no Brasil?

Diante desse cenário, é fundamental adotar medidas efetivas para reduzir os homicídios e outros crimes violentos no país, tais como a criação de um sistema eficiente para gerir a segurança pública, o aumento da efetividade do trabalho policial, a implementação de programas de prevenção, a reorientação da política de …


Qual é o papel da Polícia Militar na sociedade?

Neste contexto, a Polícia Militar tem papel de relevância, uma vez que se destaca, também, como força pública estadual, primando pelo zelo, honestidade e correção de propósitos com a finalidade de proteger o cidadão, sociedade e os bens públicos e privados, coibindo os ilícitos penais e as infrações administrativas.


Qual o papel da Polícia Civil para a sociedade?

Cabe a Polícia Civil a função de prender, levando o sentimento de justiça ao cidadão quando este é vítima de um crime. Em resumo, a PM tem função de proteger e a PC de prender. Após um crime, a Polícia Civil tem a obrigação de buscar os seus autores.


Qual a importância da política na sociedade atual?

O uso da política, da conversação e da negociação são essenciais para que pendências entre diversos interesses sejam, se não equacionadas, pelo menos equiparadas, tendo como objetivo benefícios comuns e recuos necessários para o entendimento.


O que é ser um policial?

Ser Polícia é manter a Ordem Pública e garantir a Segurança da Sociedade em detrimento da sua própria segurança. … Ser Polícia é proteger o povo analisando e vigiando todos os lados, sabendo que também está sendo vigiado.


Qual é a função de um policial?

As polícias são, no Brasil, órgãos do Estado que têm a finalidade constitucional de preservar a ordem pública, de proteger pessoas e o patrimônio, e realizar a investigação e repressão dos crimes, além do controle da violência.


Qual o papel de cada polícia?

Enquanto os policiais civis agem nos casos sob responsabilidade da justiça estadual, os policiais federais cuidam dos casos federais. Os policiais rodoviários federais são responsáveis pelo patrulhamento das rodovias federais.


Causas da violência no Brasil

No Brasil, a violência é um fenômeno histórico que persistiu em todos os arranjos sociais, mesmo após diversas mudanças políticas. No período colonial (1540-1822), a Coroa portuguesa valia-se da violência para escravizar indígenas e negros bem como para manter a centralidade política e a unidade territorial em uma colônia tão vasta.


Dados da violência no Brasil

O Brasil vem numa crescente de violência desde a década de 1970. O auge na taxa de homicídios ocorreu no ano de 2017, quando 65.602 pessoas foram assassinadas no país.


Cidades mais violentas do Brasil

Tomaremos aqui como critério de definição de violência a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. Segundo dados do Ipea, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, baseados nos indicadores de mortes violentas de 2017, as 10 cidades mais violentas do Brasil são:


Consequências da violência no Brasil

No Brasil, a morte violenta figura entre as principais causas de óbito de pessoas jovens, entre 18 e 24 anos, do sexo masculino.


Processo de urbanização brasileira

A década de 1930 é um marco da mudança da economia brasileira de agroexportadora para urbano-industrial. O processo de mecanização do campo estimulou o êxodo rural, produzindo grandes transformações sociais e espaciais no país.


Meio urbano como espaço de conflitos

O Estado não conseguia planejar a cidade e dotar o espaço de infraestrutura. Assim, as áreas periféricas, sem infraestrutura, passaram a ser ocupadas pela população mais pobre, em um processo de expansão da periferia.


Segregação socioespacial

Segregação urbana é a fragmentação do espaço a partir da renda. Corresponde a um reflexo das desigualdades sociais (divisão de classes) na paisagem urbana.


Autossegregação

Processo atual, associado a grandes empreendimentos imobiliários (condomínios), em que certos grupos sociais com elevado poder de compra se isolam ou se concentram em determinadas áreas. Difere-se da segregação socioespacial, pois é algo planejado, construído com esse intuito.


Gentrificação

Fenômeno que afeta uma região ou bairro, transformando sua dinâmica social a partir de grandes investimentos. Depois dessas melhorias, o custo do solo valoriza, o que acaba por expulsar a população mais pobre que residia naquele local.


Verticalização

Com a hipervalorização do solo urbano, uma forma de diluir esse custo é a construção de edifícios. Nesse sentido, o processo de verticalização é o crescimento da cidade no eixo vertical. Tal condição agrava a ilha de calor e é um processo muito comum nas metrópoles.


Déficit habitacional

Segundo dados divulgados pelo IBGE, em 2010, cerca de 11 milhões de habitantes no Brasil vivem em moradias inadequadas, como favelas e invasões, o que equivale a aproximadamente 6% da população. Mas não é por falta de imóveis construídos, o problema é o acesso.


Casos estão sendo investigados, dizem polícias militares

Todos os casos citados na reportagem estão sendo investigados pelas Corregedorias das polícias militares locais, segundos as secretarias de segurança.


sua assinatura pode valer ainda mais

Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas ( conheça aqui ). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.


sua assinatura vale muito

Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 120 colunistas. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?


Conflitos em Favelas


Controle Urbano Do Tráfico E Das Milícias

  • Como consequência da violência urbana das favelas, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, surgem as milícias. Elas controlam diversos bairros, especialmente os subúrbios. Em geral, são compostas por membros das forças de segurança, como policiais e bombeiros militares, que usam seu poder de influência para legitimar a formação de grupos armados…

See more on archdaily.com.br


Arquitetura de Fortalezas

  • Quando olhamos a foto de uma obra arquitetônica, geralmente podemos avistar toda a sua fachada. O projeto arquitetônico costuma ser, na maioria das vezes, motivo de orgulho para o proprietário do imóvel. No Brasil, até meados do século XX, podíamos ver todos os traços da arquitetura apenas passando na rua. A primeira edificação brasileira a empregar integralmente …

See more on archdaily.com.br


OS Condomínios Fechados

  • O principal argumento utilizado para a implementação e escolha de condomínios se dá na comodidade, praticidade e, principalmente, segurança. De fato, a grande maioria dos moradores de condomínio fechado se sentem seguros em seu interior, conforme destaca pesquisa de Reis. Todavia, sua pesquisa alerta que “ruas conformadas pelos condomínios horizontais fechados te…

See more on archdaily.com.br


Estagnação E Abandono de Bairros

  • Imagine duas regiões da cidade distintas, com características semelhantes e com a segurança sendo a única diferença entre eles. Em um, quase não ocorrem crimes violentos. No outro, há uma grande incidência de assaltos e homicídios. É natural que o segundo sofra um esvaziamento e consequente queda nos preços dos imóveis, por conta da relação entre oferta e demanda. Alé…

See more on archdaily.com.br


Teoria Das Janelas Quebradas E O Caso de Nova York

  • Para quem visita e conhece Nova York nos dias de hoje, fica difícil acreditar que a realidade dos filmes dos anos 1970 e 1980, que apresentam a cidade como um centro urbano bastante violento, não seria fruto de um profundo exagero dos produtores de Hollywood. Entretanto, a verdade é que, desde as décadas citadas, Nova York passou por uma profunda transformação n…

See more on archdaily.com.br


Soluções Do Urbanismo para A Problemática

  • Embora muitas vezes as soluções urbanas sejam apresentadas como a única solução para todos os problemas existentes, sabemos que a realidade não funciona dessa forma. Entretanto, é possível destacar que alguns pontos são relevantes para entrar no debate, especialmente quando abordamos sobre o que não fazer em planejamento urbano. O primeiro ponto é sobre as cidade…

See more on archdaily.com.br


Processo de Urbanização Brasileira

Image
A década de 1930 é um marco da mudança da economia brasileira de agroexportadora para urbano-industrial. O processo de mecanização do campo estimulou o êxodo rural, produzindo grandes transformações sociais e espaciais no país. O crescimento urbano no Brasil foi tal como o dos países em desenvolvi…

See more on descomplica.com.br


Meio Urbano Como Espaço de Conflitos

  • O Estado não conseguia planejar a cidade e dotar o espaço de infraestrutura. Assim, as áreas periféricas, sem infraestrutura, passaram a ser ocupadas pela população mais pobre, em um processo de expansão da periferia. Com isso, diversos problemas urbanos e impactos ambientais começaram a aparecer nas grandes cidades brasileiras, principalmente nas metróp…

See more on descomplica.com.br


Segregação socioespacial

  • Segregação urbana é a fragmentação do espaço a partir da renda. Corresponde a um reflexo das desigualdades sociais (divisão de classes) na paisagem urbana.

See more on descomplica.com.br


Autossegregação

  • Processo atual, associado a grandes empreendimentos imobiliários (condomínios), em que certos grupos sociais com elevado poder de compra se isolam ou se concentram em determinadas áreas. Difere-se da segregação socioespacial, pois é algo planejado, construído com esse intuito.

See more on descomplica.com.br


Gentrificação

  • Fenômeno que afeta uma região ou bairro, transformando sua dinâmica social a partir de grandes investimentos. Depois dessas melhorias, o custo do solo valoriza, o que acaba por expulsar a população mais pobre que residia naquele local.

See more on descomplica.com.br


Verticalização

  • Com a hipervalorização do solo urbano, uma forma de diluir esse custo é a construção de edifícios. Nesse sentido, o processo de verticalização é o crescimento da cidade no eixo vertical. Tal condição agrava a ilha de calor e é um processo muito comum nas metrópoles.

See more on descomplica.com.br


Déficit Habitacional

  • Segundo dados divulgados pelo IBGE, em 2010, cerca de 11 milhões de habitantes no Brasil vivem em moradias inadequadas, como favelas e invasões, o que equivale a aproximadamente 6% da população. Mas não é por falta de imóveis construídos, o problema é o acesso. Como a desigualdade no Brasil é muito grande, nem todos conseguem pagar os aluguéis e, com isso, re…

See more on descomplica.com.br


Favelização

  • Os dados acima demonstram as carências e contradições existentes no espaço urbano brasileiro, o que se expressa, espacialmente, com o processo de favelização, que é mais comum nas maiores cidades do país. A favelização é a expressão mais acentuada dos problemas de moradia no Brasil, pois é, em maior parte, formada por pessoas que não dispõem de condições sociais …

See more on descomplica.com.br


Atual Dinâmica Urbana Brasileira

  • Atualmente, sobre a dinâmica urbana brasileira, devem-se destacar: O crescimento das cidades médias em função da desconcentração industrial e da expansão do agronegócio no país. O crescimento do setor terciárionas grandes cidades como consequência da fuga das grandes indústrias (setor secundário) para outras regiões ou países.

See more on descomplica.com.br

Leave a Comment