A açao politica pressupoe a possibilidade

A ação política pressupõe a possibilidade de decidir, através da palavra, sobre o bem comum. Esta acepção do termo ‘política’, somente válida enquanto ideal aceito, guarda uma estreita relação com a concepção de política defendida por Habermas.

Full
Answer

Quem constrói a política?

Algumas pessoas pensam que o voto é o único ou grande ato que um cidadão pode fazer pela política de seu país. Esta forma de pensar, muito comum na sociedade, nos leva ao pensamento errôneo de que quem constrói a política não somos nós. Na prática, quem constrói a política é o cidadão.

Como está a política no nosso cotidiano?

A política também está no nosso cotidiano. Quando pesquisamos atentamente sobre os candidatos antes de irmos às urnas votar, quando denunciamos um crime ambiental ou quando nos calamos frente a uma injustiça social estamos fazendo política. Política em construção.

Como o que é política e como esse conceito está presente em nossa vida?

Neste post, vamos explicar melhor como o que é política e como esse conceito está presente em nossa vida. Qual o significado de política? Muito se fala em política nos dias de hoje, mas poucos sabem exatamente o que ela significa, tanto na teoria como na prática. A política engloba todos os aspectos relacionados ao poder em uma sociedade.

Qual a importância da autoridade política para Rousseau?

Já para Rousseau (1964, p. 429), a autoridade política deveria ser legitimada em uma “vontade geral” do povo, único e verdadeiro soberano, não devendo trasladar-se a um corpo político.


PROPOSTA 1: LISTA FECHADA DE VOTAÇÃO

De acordo com a proposta, para as eleições de vereadores e deputados estaduais, distritais e federais de 2018 a 2022, seria usado o sistema de lista fechada, ou seja, o eleitor votaria somente no partido, não havendo possibilidade de votar diretamente no candidato. Cada partido estabeleceria uma lista pré-ordenada de seus candidatos.


PROPOSTA 2: FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS

Desde a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), ficou proibido o financiamento de campanhas por empresas, sendo aceitos os recursos exclusivamente provenientes do Fundo Partidário e de pessoas físicas – isto é, cidadãos comuns – que podem doar até 10% do seu rendimento anual bruto.


PROPOSTA 3: FIM DAS COLIGAÇÕES PARTIDÁRIAS NAS ELEIÇÕES

Atualmente, é permitido aos partidos políticos formarem coligações durante a disputa das eleições, sem a necessidade de mantê-las durante o mandato.


PROPOSTA 4: EXTINÇÃO DOS CARGOS DE VICES

O relatório de Vicente Cândido trazia a proposta do fim dos cargos de vice em todas as instâncias (Federal, Estadual e Municipal), sob a justificativa de diminuir custos, levando em conta os quase 6 mil cargos de vice que existem no Brasil. Além disso, também priorizaria o Poder Legislativo na linha de sucessão em possíveis casos de vacância.


PROPOSTA 5: REELEIÇÃO E DURAÇÃO DO MANDATO

Os cargos eletivos (presidente, governador, prefeito, senador, deputado federal, deputado estadual e vereador) e seus mandatos passariam a ser de 5 anos, não mais de 4 – ou de 8, no caso dos senadores. Os cargos do Legislativo não seriam afetados pela proposta, que já foi aprovada em primeiro turno pela Câmara.


PROPOSTA 6: REPRESENTATIVIDADE NO SISTEMA ELEITORAL

Nas eleições de 2018, com as listas fechadas, pelo menos um em cada três candidatos ao Poder Legislativo deve ser de gênero distinto, visando uma maior participação feminina no parlamento.


PROPOSTA 7: DATA DAS ELEIÇÕES APÓS A REFORMA POLÍTICA

Atualmente, temos eleições a cada dois anos: eleições gerais (presidente, governador, senador, deputado federal e estadual), intercaladas com as eleições municipais (prefeitos e vereadores).


Quem constrói a política?

Muitas vezes, pensamos que a política é algo que só diz respeito aos governantes e aos partidos políticos, achando que não precisamos nos ocupar dela ou que pouco diferença irá fazer o nosso envolvimento na política.


Relações de poder e o Estado

Atos políticos são decisões cotidianas que afetam minha vida e a de outros membros da sociedade e que estão relacionadas a direitos e deveres que temos como cidadãos. Assim, a política costuma refletir as ações políticas de seus cidadãos.


Videoaula

Nesta aula você aprendeu que a política tem tudo a ver com a sua vida e que as relações de poder estão cotidiano e nas políticas de Estado. Para saber mais sobre este tema, assista nossa aula de Sociologia com a professora Heloísa:


Sobre o (a) autor (a)

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Ben para o Blog do Enem. Juliana é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em Ensino de Sociologia para o Ensino Médio pela mesma universidade. Atua como professora de sociologia no RS e em SC desde 2010.

Leave a Comment