A açao popular e uma clausula petrea

Em suma, o voto é a garantia da democracia e da participação popular, por esse motivo os constituintes acharam mais viável colocar o direito ao voto como uma Cláusula Pétrea evitando assim, qualquer abuso no futuro. Outro elemento debatido em relação ao voto é a sua obrigatoriedade.

Full
Answer

Quais são as cláusulas pétreas?

Cláusula pétrea e proposta de emenda à Constituição (PEC) Em geral as cláusulas da Constituição podem ser alteradas ou revisadas através de uma proposta de emenda à Constituição (PEC). A exceção são as cláusulas pétreas que não podem ser modificadas e nem excluídas.

Por que as cláusulas pétreas não podem ser modificadas na Constituição?

Porém, isso não se aplica a algumas cláusulas (conhecidas como Cláusulas Pétreas), que não podem jamais serem modificadas/revogadas enquanto a atual Constituição estiver vigente. Ou seja, as Cláusulas Pétreas não podem ser modificadas na Constituição. O artigo 60 da Constituição Federal dispõe sobre quais são essas cláusulas:

Quais são as cláusulas pétreas da Constituição Federal de 1988?

A Constituição Federal de 1988 assegura o voto direto, secreto, universal e periódico. A forma de escolha dos representantes e governantes é uma das cláusulas pétreas da constituição brasileira.


Quais são as cláusulas pétreas?

A forma federativa de Estado; O voto direto, secreto, universal e periódico; A separação dos Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário; Os direitos e garantias individuais.


Quais são as cláusulas pétreas implícitas?

“As cláusulas pétreas implícitas são aquelas que, apesar de não estarem previstas no art. 60, §4º, também não pode ser objeto de alteração pelo conteúdo do qual dispõe”. (NOVELINO, 2007, p. 50).


Que se significa pétrea?

Que tem a qualidade ou a natureza da pedra. 2. Duro como pedra.


O que é cláusulas pétreas implícitas e explícitas?

Cláusulas Pétreas explícitas estão expressas no rol do artigo 60, § 4° da CF, enquanto as implícitas são as que não estão escritas, mas por serem normas fundamentais e de extrema importância para o sistema adotado pela Carta Maior não se pode desampará-las da limitação material.


Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.


O que são cláusulas pétreas explícitas?

Cláusulas pétreas são limitações jurídicas que não podem ser alteradas como as que garantem direitos individuais e a formação do Estado. São 4 incisos intocáveis: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes e os direitos e garantias individuais.


Quais são os três tipos de direitos assegurados pela Constituição Federal?

As três gerações que exprimem os ideais de Liberdade (direitos individuais e políticos), Igualdade (direitos sociais, econômicos e culturais) e Fraternidade (direitos da solidariedade internacional), compõem atualmente os Direitos Fundamentais.


Como se mudar uma cláusula pétrea?

As cláusulas pétreas podem ser alteradas por meio de emendas, somente não podem ser promulgadas Emendas tendentes a abolir aqueles assuntos do Texto Constitucional, do art. 60, § 4º da Constituição Federal. Pode uma emenda por exemplo vir a melhorar, ou ampliar as garantias constitucionais daqueles incisos do § 4°.


Qual a função de uma cláusula pétrea?

O motivo de existirem cláusulas pétreas na Constituição de um Estado é impedir que sejam feitas alterações nos direitos fundamentais dos cidadãos. Essas cláusulas imutáveis garantem a soberania da nação e a continuidade do regime democrático de direito.


Cláusula pétrea e proposta de emenda à Constituição (PEC)

Em geral, as cláusulas da Constituição podem ser alteradas ou revisadas através de uma proposta de emenda à Constituição (PEC). A exceção são as cláusulas pétreas que não podem ser modificadas e nem excluídas.


Cláusulas Pétreas, o que são?

Uma pergunta simples: “Cláusulas Pétreas, o que são?”. Bom, na época da elaboração da nossa última Constituição, o Brasil havia saído de uma ditadura militar onde alguns direitos, como o de liberdade e o de defesa à acusação foram reprimidos e o Congresso foi fechado, havendo perseguição contra opositores.


IV – Os direitos e garantias individuais

Direitos individuais, ou de Primeira geração, são aqueles que oferecem o básico para os cidadãos, como a liberdade de ir e vir, liberdade de expressão, livre trabalho, saúde e educação e salário mínimo.


O Que São Cláusulas Pétreas?


I – A Forma Federativa Do Estado

  • A primeira Cláusula Pétrea impede que seja criada lei contra a federação do país, que é uma forma de organização do Estado adotada pelo Brasil que se forma pela existência de um poder soberano e diversas forças políticas autônomascomo o legislativo, judiciário e organizações sociais. Portanto, as Cláusulas Pétreas do Federalismo servem para impedir…

See more on destrinchandoodireito.com


II – O Voto Direto, Secreto, Universal E Periódico

  • Direto:quer dizer que não existe nenhum tipo de intervenção, ou seja o eleitor se dirige à urna e vota no seu candidato(a) de sua escolha. Na época do Império as eleições eram realizadas de forma indireta e dividida em duas etapas: na primeira, os cidadãos que votavam escolhiam os eleitores, enquanto que na segunda etapa os eleitores escolhiam os deputados. Secreto:o voto é sigiloso e pessoal, para evitar, justamente, certas manipulaç…

See more on destrinchandoodireito.com


III – Separação Dos Poderes

  • Legislativo: cria e altera as leis que nesse caso podem interferir nos outros poderes, mas de uma forma legal. Executivo: como o nome sugere, executa as leis aprovadas no Congresso, cria as melhores estratégias para colocá-las em prática. Judiciário: fiscaliza as leis e julga quem não as obedece ou transgredi-las. Leia também: Poder Legislativo e suas competências É assim que deve ser e com harmonia entre os três para evitar conflitos …

See more on destrinchandoodireito.com


IV – OS Direitos E Garantias Individuais

  • Direitos individuais, ou de Primeira geração, são aqueles que oferecem o básico para os cidadãos, como a liberdade de ir e vir, liberdade de expressão, livre trabalho, saúde e educação e salário mínimo. A Constituição de 1988 garantiu esses e muito mais, por isso é tida como uma das mais expressivas em ter redigido vários direitos e deveres ao cidadão. Na visão dos constituintes, o país não poderia permitir que abusos contra os direitos indi…

See more on destrinchandoodireito.com

Leave a Comment