A açao racional com relaçao afins karl max

image


O que é ação racional presente na tese de Max Weber?

A ação racional com relação a fins refere-se às ações tomadas com um fim específico em mente, isto é, o autor busca atingir um objetivo e age racionalmente para atingi-lo. Já a ação racional com relação a valores refere-se a ações que são tomadas segundo os valores morais do sujeito que a pratica.


O que é a ação racional com relação a fins?

Ação racional em relação a fins – ocorre quando o propósito da ação justifica a intenção e os caminhos percorridos para alcançar determinado objetivo. O sujeito utiliza meios racionais para conquistar um resultado satisfatório.


Como Karl Marx define ação social?

Ação Social: Todo Comportamento Cuja Origem Depende da Reação ou Expectativa de Outras Partes Envolvidas. É o Indivíduo que, Por Meio dos Valores Sociais e Sua Motivação, Produz o Sentido da Ação Social.


Quais são os principais conceitos de Max Weber?

O conceito de ação social de Max WeberAção social racional com relação a fins: é calculada racionalmente, visando atingir alguma finalidade. … Ação social racional com relação a valores: não visa uma finalidade fora da própria ação, mas sim a correção moral da própria ação. … Ação social tradicional: não é racional.More items…


O que é ação racional exemplos?

Ações racionais Ação racional em relação a fins: são as ações baseadas em um cálculo instrumental das finalidades. Por exemplo, um indivíduo decide doar cestas básicas com o intuito de impressionar o seu chefe e ganhar uma promoção. Ação racional em relação a valores: são fundamentadas em ideologias ou moralidades.


São exemplos de ação racional com relação a valores?

Exemplos: “Tenho que treinar para ser um campeão.” “Vou ganhar dinheiro para comprar uma casa.” Ação social racional com relação a valores – neste caso, as atitudes passam a ter influência direta das crenças morais. Exemplo: “Não vou roubar, pois a Bíblia considera essa atitute como pecado.”


Quais os 4 tipos de ação social de Max Weber?

Esse é um conceito defendido por Max Weber — um dos fundadores da Sociologia….Conheça, a seguir, os 4 tipos de ação social preconizados pela Sociologia!Ação social racional com relação a fins. … Ação social racional com relação a valores. … Ação social afetiva. … Ação social tradicional.


Quais são os quatro tipos de ações sociais?

A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.


Qual e o objetivo de uma ação social?

Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético. 3. Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc…


Quais são os conceitos que expressam a sociologia compreensiva de Max Weber?

A sociologia compreensiva baseia-se na ideia de considerar a motivação dos indivíduos e grupos diante das ações sociais que praticam, levando em conta a sociedade em que vivem. A realidade social portanto, é o resultados das formas de relação entre os sujeitos.


Quais são os principais conceitos de Durkheim?

Partindo deste raciocínio, desenvolve dois dos seus principais conceitos: Instituição social e Anomia. A solidariedade segundo Durkheim é oriunda de dois tipos de consiência: a consciência coletiva (ou comum) e consciência individual.


Qual é o objeto de estudo de Weber?

Bom, o alemão Karl Emil Maximilian Weber foi um importante jurista criador da sociologia weberiana que influenciou muitos estudos. Assim seu principal objeto de análise era a Ação Social. Pois segundo Weber a melhor maneira de estudar o comportamento do ser humano, seria por meio das suas ações em sociedade.


Obras e teorias de Karl Marx

Com a colaboração do intelectual, também alemão, Friedrich Engels, Marx publicou o Manifesto Comunista, em 1848. Nele, Marx critica o capitalismo, expõe a história do movimento operário e termina com o apelo pela união dos operários no mundo todo.


Contexto Histórico: Resumo

Grandes transformações econômicas, políticas e sociais ocorreram na Europa no fim do século XVIII e início do século XIX. Todas essas mudanças foram acompanhadas por teorias e doutrinas que buscavam condenar ou reformar a ordem capitalista burguesa.


Questão 3 – Fetichismo da Mercadoria

“Aqui, os produtos do cérebro humano parecem dotados de vida própria, como figuras independentes que travam relação umas com as outras e com os homens.”
Karl Marx, O Capital, Livro I, Capítulo 1- A mercadoria


Questão 5 – Ditadura do Proletariado

“Minha contribuição foi somente demostrar que: 1. a existência de classes é um resultado de determinadas fases históricas do desenvolvimento da produção; 2. A luta de classes levará a uma ditadura do proletariado 3.


Questão 7 – Materialismo Histórico

“Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.”
Karl Marx, 18º Brumário de Luís Bonaparte


Questão 8 – Acumulação Primitiva

“Essa acumulação primitiva desempenha na economia política aproximadamente o mesmo papel do pecado original na teologia. Adão mordeu a maçã e, com isso, o pecado se abateu sobre o gênero humano.


Questão 9 – Exército Industrial de Reserva

“A condenação de uma parte da classe trabalhadora à ociosidade forçada em razão do sobretrabalho da outra parte, e vice-versa, torna-se um meio de enriquecimento do capitalista individual, ao mesmo tempo que acelera a produção do exército industrial de reserva num grau correspondente ao progresso da acumulação social.”
Karl Marx, O Capital, Livro I, Capítulo 23, A lei geral da acumulação capitalista.


Questão 10 – Práxis

“Até agora os filósofos ficam preocupados na interpretação do mundo de várias maneiras. O que importa é transformá-lo.”
Karl Marx, Teses sobre Feuerbach, Tese 11


A crítica ao capitalismo e proposição do comunismo foram ideias de Karl Marx que provocaram enorme impacto na humanidade. Teste seus conhecimentos sobre o assunto com nossa lista de exercícios!

A crítica ao capitalismo e proposição do comunismo foram ideias de Karl Marx que provocaram enorme impacto na humanidade. Teste seus conhecimentos sobre o assunto com nossa lista de exercícios!


Resumo sobre Karl Marx

Karl Marx (1818-1883) foi contemporâneo ao crescimento das fábricas na Europa após o início da Revolução Industrial na Europa. Ele documentou em seus escritos as desigualdades sociais advindas dos novos modos de produção, e as péssimas condições de trabalho e de remuneração dos operários daquela época.


Exercícios sobre Karl Marx

Marx é um dos pensadores que mais caem nas questões de Sociologia do Enem. Então teste seus conhecimentos com nossa lista de exercícios e confira o que você precisa revisar:

image


Questão 1 – Luta de Classes

Image
“A história de toda a sociedade até aqui é a história da luta de classes.” Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista O conceito de Marx sobre a luta de classes representa o antagonismo entre uma pequena classe dominante sobre uma maioria subalternizada. Foi assim com homens livres e escravos, senhores feudais e servos, em suma, o…

See more on todamateria.com.br


Questão 2 – Alienação

  • “Na manufatura e no artesanato, o trabalhador utiliza a ferramenta; na fábrica, ele é um servo da máquina.” A alienação para Marx, é compreendida através da ideia de que o indivíduo torna-se alheio (alienado) à sua própria natureza e dos demais seres humanos. Isso pode se dá porque: a) o trabalhador passa a ser parte do processo de produção, perde a noção do valor de seu trabalho. b) o trabalhador não se interessa por política e vota de ac…

See more on todamateria.com.br


Questão 3 – Fetichismo Da Mercadoria

  • “Aqui, os produtos do cérebro humano parecem dotados de vida própria, como figuras independentes que travam relação umas com as outras e com os homens.” Karl Marx, O Capital, Livro I, Capítulo 1- A mercadoria Para Marx, o fetichismo da mercadoria está relacionado com a alienação do trabalho. Como se dá esse processo? a) O trabalhador alienado passa a consumir apenas mercadorias que possuam um alto valor de mercado. b) Enquan…

See more on todamateria.com.br


Questão 4 – Mais-Valia

  • Para Marx, a produção de mais-valia é modo de produção o capitalista. A partir dela, o trabalhador é explorado e o lucro é obtido. De acordo com o conceito de mais-valia desenvolvido por Marx, é incorretodizer que: a) Parte do valor produzido pelo trabalhador é apropriado pelo capitalista sem que lhe seja pago o equivalente. b) O trabalhador é forçado a produzir cada vez mais pelo mesmo preço, firmado em contrato. c) O valor do salário se…

See more on todamateria.com.br


Questão 5 – Ditadura Do Proletariado

  • “Minha contribuição foi somente demostrar que: 1. a existência de classes é um resultado de determinadas fases históricas do desenvolvimento da produção; 2. A luta de classes levará a uma ditadura do proletariado 3. E tal ditadura não é mais do que uma transição para o fim das classes sociais e uma sociedade sem classes” Karl Marx, Carta a Joseph Weydemeyer Para Marx, a ditadura do proletariado é um período de transição alcançar a …

See more on todamateria.com.br


Questão 6 – Dialética

  • “De resto, com a forma de manifestação ‘valor e preço do trabalho’ ou ‘salário’, em contraste com a relação essencial que se manifesta, isto é, com o valor e o preço de força de trabalho, ocorre o mesmo que com todas as formas de manifestação e seu fundo oculto. As primeiras se reproduzem de modo imediatamente espontâneo, como formas comuns e correntes de pensamento; o segundo tem de ser primeiramente descoberto pela ciênci…

See more on todamateria.com.br


Questão 7 – Materialismo Histórico

  • “Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.” Karl Marx, 18º Brumário de Luís Bonaparte Segundo Marx, história deve ser compreendida a partir das condições materiais que possibilitaram que cada momento histórico pudesse existir. Assim, o materialismo hist…

See more on todamateria.com.br


Questão 8 – Acumulação Primitiva

  • “Essa acumulação primitiva desempenha na economia política aproximadamente o mesmo papel do pecado original na teologia. Adão mordeu a maçã e, com isso, o pecado se abateu sobre o gênero humano. (…) De fato, a legenda do pecado original teológico nos conta como o homem foi condenado a comer seu pão com o suor de seu rosto; mas é a história do pecado original econômico que nos revela como pode haver gente que não tem n…

See more on todamateria.com.br


Questão 9 – Exército Industrial de Reserva

  • “A condenação de uma parte da classe trabalhadora à ociosidade forçada em razão do sobretrabalho da outra parte, e vice-versa, torna-se um meio de enriquecimento do capitalista individual, ao mesmo tempo que acelera a produção do exército industrial de reserva num grau correspondente ao progresso da acumulação social.” Karl Marx, O Capital, Livro I, Capítulo 23, A lei geral da acumulação capitalista Em relação ao “exército industrial de re…

See more on todamateria.com.br


Questão 10 – Práxis

  • “Até agora os filósofos ficam preocupados na interpretação do mundo de várias maneiras. O que importa é transformá-lo.” Karl Marx, Teses sobre Feuerbach, Tese 11 No trecho, o autor faz uma crítica ao que compreende como um posicionamento passivo da tradição filosófica. Para Marx, o conhecimento deve estar aliado à ação. Assim, a práxis é a ação consciente para a transformação da sociedade. Para que exista a possibilidade de tran…

See more on todamateria.com.br

Leave a Comment