A alvenaria no brasil pode acabar e qual outra opção

Por que a alvenaria é importante?

E quais são os tipos? A alvenaria é uma das várias etapas da construção civil e, assim como qualquer outra, ela tem uma grande importância para uma obra. Então, já dissemos que ela é importante, mas, você sabe o porquê?

Qual a diferença entre alvenaria convencional e alvenaria estrutural?

Já a alvenaria convencional tem somente a função de vedar os vãos das paredes. A alvenaria estrutural é um sistema construtivo que une a estrutura e a vedação da edificação.

Quais as vantagens e desvantagens da alvenaria convencional?

Caso queira dar uma conferida nas vantagens da alvenaria convencional, é só dar uma olhada abaixo no que separamos: Grandes projetos não se tornam impossíveis graças ao seu esqueleto/estrutura ser de concreto armado e também pela eficiente absorção e transferência de carga; É possível a utilização de portas e janelas fora das medidas padronizadas;

Por que é necessário racionalizar a alvenaria convencional?

Como a alvenaria convencional tem grande capacidade de gerar entulho, é necessário algum tipo de racionalização para evitar o mínimo possível de desperdício de dinheiro e prejuízos para o meio ambiente. Afinal, não queremos piorar ainda mais a situação do nosso planeta-casa Terra e nem das nossas carteiras, não é mesmo?


O que é alvenaria

Antes de tudo, vamos primeiro entender a ideia do que é a alvenaria. Se não entendermos esse conceito primeiro, ficará um pouco mais difícil de entender o que é a alvenaria convencional.


Então o que é exatamente alvenaria convencional?

A chamada alvenaria convencional, nada mais é um sistema construtivo onde toda a carga da estrutura é absorvida pelas lajes, vigas, pilares e fundação (falaremos melhor de cada uma delas nos tópicos a seguir).


Alvenaria convencional racionalizada

Como a alvenaria convencional tem grande capacidade de gerar entulho, é necessário algum tipo de racionalização para evitar o mínimo possível de desperdício de dinheiro e prejuízos para o meio ambiente.


Alvenaria Convencional X Alvenaria Estrutural

A alvenaria convencional tem como a principal característica as vedações, separando ambiente e fachadas. Além disso, ela funciona como um “esqueleto” feito de combinações de pilares, lajes e vigas.


Por que usar

A alvenaria estrutural possui grandes vantagens de preço e disponibilidade de mão de obra. Muitos profissionais estão acostumados a trabalhar com o tipo estrutural.


Vantagens e desvantagens dos blocos de alvenaria

São peças feitas a partir do cimento, pó de pedra, água, pedrisco e areia. Geralmente de formato retangular, são blocos “furados” verticalmente, possuindo maior resistência contra compressão.


Conclusão

Esperamos que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre esse tipo de sistema estrutural. Nós da educa civil procuramos passar informação de alto nível de uma forma simplificada.


¿ Como é dividida a alvenaria?

A alvenaria é dividida entre alvenaria estrutural e alvenaria de vedação (convencional). A principal diferença entre elas é que a alvenaria estrutural, como o nome mesmo diz, tem função estrutural, dispensando o uso de vigas e pilares. Já a alvenaria convencional tem somente a função de vedar os vãos das paredes.


¿Porque os blocos cerâmicos são mejores que os de concreto?

Devido ao menor peso, apresentam maior produtividade na execução das paredes, ou seja, o número de blocos cerâmicos assentados num espaço de tempo é maior que o de blocos de concreto, porém, os blocos cerâmicos são menores, necessitando então, um maior número de blocos para executar a mesma parede, além de serem mais frágeis que os blocos de concreto, necessitando maior cuidado no transporte dentro e fora do canteiro de obras.


¿Como saber se o bloco de cemento é de qualité?

Outra forma de saber se o bloco é de qualidade, é analisar se o mesmo tem dimensões regulares, durabilidade, boa aparência e boa resistência.


¿ Qual a resistencia do bloco de cemento?

Esses blocos são os únicos a ter uma norma brasileira para cálculo de alvenaria estrutural. Eles podem chegar a uma resistência de até 25 MPa, sendo que a norma exige no mínimo 4,5 MPa.


Alvenaria estrutural

Nesse tipo de sistema construtivo, ela também é chamada de autoportante e, suas paredes sustentam os pesos de toda a casa – lajes, telhados e esquadrias -, ainda distribui para as fundações, devido a isso, não são necessárias a construção de vigas e colunas.


Alvenaria de vedação

Também pode ser chamada de convencional, ela tem como função a separação de ambientes e como o nome diz, a vedação. Em sua construção, utilizam-se estruturas como pilares e vigas de concreto armado ou estrutura metálica para a sustentação do edifício.


Alvenaria ecológica

As alvenarias ecológicas não são tão conhecidas quanto as demais, porém, elas ainda são uma boa sugestão para serem usadas. Assim como ou outros tipos de materiais sustentáveis, elas buscam uma alternativa ecológica ou reutilização de outros materiais em sua construção.


O Que É Alvenaria


Então O Que É exatamente Alvenaria convencional?

  • A chamada alvenaria convencional, nada mais é um sistema construtivo onde toda a carga da estrutura é absorvida pelas lajes, vigas, pilares e fundação (falaremos melhor de cada uma delas nos tópicos a seguir). As paredes não exercem nenhum tipo de função estrutural, não absorvem nenhum tipo de carga, apenas servindo para fechar os vãos e separar os ambientes da construç…

See more on totalconstrucao.com.br


Vantagens Da Alvenaria convencional

  • Caso queira dar uma conferida nas vantagens da alvenaria convencional, é só dar uma olhada abaixo no que separamos: 1. Obras de vãos grandes não será problema nenhum; 2. Grandes projetos não se tornam impossíveis graças ao seu esqueleto/estrutura ser de concreto armado e também pela eficiente absorção e transferência de carga; 3. Reformas feitas futuramente não é …

See more on totalconstrucao.com.br


Desvantagens Da Alvenaria convencional

  • E, onde tem vantagem também há desvantagem. Dá só uma conferida no “lado obscuro” da alvenaria convencional: 1. Alvenaria convencional é mais cara que a alvenaria estrutural; 2. Tempo de execução é geralmente mais longo; 3. Gera muito entulho, podendo causar impactos ambientais; 4. Como as instalações hidráulicas e elétricas são feitas depois da al…

See more on totalconstrucao.com.br


Alvenaria convencional Racionalizada

  • Como a alvenaria convencional tem grande capacidade de gerar entulho, é necessário algum tipo de racionalizaçãopara evitar o mínimo possível de desperdício de dinheiro e prejuízos para o meio ambiente. Afinal, não queremos piorar ainda mais a situação do nosso planeta-casa Terra e nem das nossas carteiras, não é mesmo? Por isso, a alvenaria convencional racionalizada é extrema…

See more on totalconstrucao.com.br


Alvenaria convencional X Alvenaria Estrutural

  • A alvenaria convencionaltem como a principal característica as vedações, separando ambiente e fachadas. Além disso, ela funciona como um “esqueleto” feito de combinações de pilares, lajes e vigas. Já alvenaria estrutural (também chamada de parede portante) tem como sua principal característica um sistema de paredes que tem função de suportar toda a carga da laje ou da co…

See more on totalconstrucao.com.br


para encerrar

  • Como você pode ter percebido percebido até aqui, a alvenaria convencional não é um conceito lá tão difícil de entender. Em suma, alvenaria convencional é responsável pela estrutura não desabar por causa do seu próprio peso ou de outras cargas vindas de fatores diferentes, como pessoas andando pela construção ou objetos pesados dentro do ambiente. Isso tudo é possíve…

See more on totalconstrucao.com.br

Leave a Comment