A amizade acaba quando existe desrespeito

image

Quando uma amizade se perde, não há muito o que fazer a respeito…. Quando uma amizade acaba, você tem de respeitar os sentimentos da outra pessoa e seguir adiante, por mais doloroso que isso seja. Vocês podem continuar a ter amigos em comum, pessoas que têm de percorrer uma seara difícil entre vocês dois.

Full
Answer

Como se afastar de uma antiga amizade?

Muitos anos de ligação e lembranças calorosas. Ainda que agora uma antiga amizade só lhe traga irritações, o passado em comum pode lhe deixar em dúvidas na hora de decidir se deve ou não se afastar daquela pessoa. É como o fim de um relacionamento amoroso: é preciso ter paciência e simplesmente sobreviver.

Por que está na hora de terminar uma amizade?

Porém, está na hora de terminar uma amizade quando você percebe que não existe interesse em se comunicar da outra parte. Se só você precisa ir atrás da outra pessoa, tem alguma coisa errada. Também não é bom quando acontece o extremo oposto: existe um grude excessivo e uma dependência total.

Quais são as variáveis da amizade?

As variáveis são muitas. A amizade pode ter começado com um interesse mútuo mais foi perdendo força de algum dos dois lados. A amizade já pode ter começado com um dos lados sendo falso (consciente ou inconsciente) e procurando obter algum tipo de vantagem dessa relação. Até mesmo brigas e colapsos podem ter levado ao desgaste da relação.

Qual a importância da amizade?

A amizade é uma forma de amor. Pode surgir na infância e nos acompanhar por toda a vida. Mas assim como chega, de mansinho, pode ir embora, sem aviso. Ela nos faz lembrar que a vida é efêmera e que cada momento vale muito.

image


1. Estimular a competição com seus outros amigos

A pessoa sempre enfatiza que seus outros amigos são mais interessantes que você, dizendo o quanto é divertido o tempo que passam juntos, só para provocar seus ciúmes e fazer com que você se sinta uma pessoa triste e entediante.


2. Não demonstrar interesse pelos seus assuntos

Seu amigo se entusiasma na hora de lhe contar as próprias novidades, mas quando você tenta contar algo da sua vida, a pessoa arruma qualquer desculpa para não lhe dar ouvidos.


3. Fazer críticas arrogantes e encarar com hostilidade os comentários que você faz

Honestidade é importante em qualquer relacionamento, e as críticas construtivas podem ser muito úteis. Mas um amigo tóxico não se preocupa com seus sentimentos, dizendo que está na hora de você começar a praticar esportes ou fazer um melhor corte de cabelo. O objetivo dessa pessoa não é lhe dizer a verdade, e sim lhe humilhar.


4. Os encontros só acontecem por iniciativa sua

A pessoa não parece particularmente interessada em se comunicar com você, e claramente investe pouco na amizade. O oposto também é ruim, quando seu amigo é invasivo e pretende ocupar literalmente todo o tempo que você tem livre.


5. Achar que você deve mudar

Quando vocês brigam, seu amigo considera que a discussão aconteceu por haver algo de errado com você: era você que deveria ser mais flexível, menos agressivo ou qualquer coisa do gênero. Já com ele, está sempre tudo mais do que bem.


6. Constantes mudanças emocionais: ou seu amigo é aberto e amigável, ou frio e indiferente

O comportamento inconsistente e imprevisível do seu amigo te pega de surpresa o tempo todo: ontem vocês tiveram uma agradável conversa por telefone, e hoje seu amigo te ignora totalmente, só depois perguntando o que fez de errado.


7. Você está sempre com medo de dizer algo que provocará descontentamento no amigo

Muitas vezes seu amigo se ofende ou fica irritado com você. E isso cria uma constante tensão, e você acaba sempre se policiando para não dizer algo considerado incorreto pela outra pessoa.


1 – Comparações

O primeiro grande sinal de que está na hora de você terminar aquela amizade que você tanto estima, é quando você percebe que o seu amigo (a) está sempre te comparando com outras pessoas da vida dele. Por exemplo: se ele fica insistentemente te dizendo o quanto os outros amigos dele são melhores do que você e o quanto passam ótimos momentos juntos.


2 – Egocentrismo

Um segundo sinal de que está amizade atingiu o prazo de validade é se o seu amigo (a) é egocêntrico a ponto de te deixar para escanteio. Isso acontece quando ele adora falar da vida, das felicidades e problemas dele e, na hora que chega a sua vez de falar, ele simplesmente deixa claro total desinteresse.


3 – Críticas

Ninguém duvida de que honestidade em um relacionamento é importante e de que críticas construtivas fazem parte de todos os tipos de relação. Porém, uma amizade tóxica não sabe o que são críticas positivas e desaba um monte de palpites e ofensas disfarçadas de críticas construtivas, te deixando totalmente para baixo.


4 – Falta de interesse

Uma relação é uma via de mão dupla, na qual os dois precisam demonstrar interesse e procurar o outro. Porém, está na hora de terminar uma amizade quando você percebe que não existe interesse em se comunicar da outra parte. Se só você precisa ir atrás da outra pessoa, tem alguma coisa errada.


5 – Exige mudanças

Você percebe que está passando da hora de dar fim em uma amizade quando a mesma fica a todo momento te mostrando o quanto de coisas você tem que mudar. Para este ‘amigo’, você está errado em quase tudo o que você faz e sempre que acontece alguma coisa ruim na sua vida, a culpa é totalmente sua na opinião dele.


6 – Instável

Outro sinal de que a amizade já chegou ao fim e só não foi proclamada, é quando você nunca sabe o que esperar do seu amigo (a). Ele é sempre muito instável e você nunca sabe como ele estará quando conversarem.


7 – Medo de reações

Parte da instabilidade do seu amigo (a) vem acompanhada do medo que você tem das reações. Se o seu amigo (a) está volta e meio irritadiço ou brigando com você, você sempre se sente tenso perto dele, sem saber o que pode ou não falar sem deixa-lo irritado, saiba que a amizade pode já ter sumido a esta altura.

image

Leave a Comment