A anfetamina de formula é um farmaco com açao estimulante

image

A anfetamina é uma droga estimulante do sistema nervoso central, que provoca o aumento das capacidades físicas e psíquicas. História A anfetamina surgiu no século XIX, tendo sido sintetizada pela primeira vez na Alemanha, por Lazar Edeleanu, em 1887.

Full
Answer

Qual o princípio ativo da anfetamina?

nome do princípio ativo Anfetaminas de uso não-médico. nome do princípio ativo (nome corrente) d-anfetamina. metanfetamina HCl. fenfluramina. metilfenidato. pemolide. fenproporex. mazindol. dietilpropiona. anfepramona 3,4-metilenedioxi-metanfetamina – MDMA (ecstasy) 4-metilaminorex (ice) derivado metanafetamínico (crystal)

Como as anfetaminas estimulam o sistema nervoso central?

As anfetaminas agem estimulando o sistema nervoso central através de uma intensificação da norepinefrina, um neuro-hormônio que ativa partes do sistema nervoso simpático.

Por que algumas pessoas utilizam a anfetamina sem orientação médica?

Todavia, algumas pessoas utilizam a anfetamina, sem orientação médica, com o objetivo de obter a sensação de euforia por ela provocada. A fórmula estrutural da anfetamina, representada abaixo, exemplificando um caso de isomeria: Fórmula da anfetamina em exercício sobre isomeria óptica

Quais são as anfetaminas modificadas?

Nos últimos 20 anos, anfetaminas modificadas têm sido sintetizadas em laboratórios clandestinos para serem utilizadas com fins não-médicos. A mais conhecida e utilizada no Brasil é a 3,4-metilenedioxi-metanfetamina (MDMA), o ecstasy, uma metanfetamina inicialmente identificada com os clubbers e suas festas, conhecidas por raves.

image


Qual é a isomeria da anfetamina?

A molécula da anfetamina apresenta isomeria óptica, já que possui um carbono quiral.


Quais apresentam isomeria óptica?

Quais são os tipos de isômeros ópticos?Dextrogiro: São isômeros ópticos que desviam a luz para a direita. Exemplo: ácido d-lático (de dexter, que em latim significa direito).Levogiro: São isômeros ópticos que desviam a luz para a esquerda. … Enantiômero: São isômeros ópticos capazes de desviar a luz nas duas direções.


O que é isomeria e quais os tipos?

A isomeria é um fenômeno estudado dentro da química orgânica. Seu conceito é simples: ela ocorre entre compostos que possuem a mesma fórmula molecular, mas não são a mesma molécula. Ela pode ser divida em dois grandes grupos: isomeria plana e isomeria espacial.


Quando a identificação dos compostos isômeros?

(Unespar) Quando a identificação dos compostos isômeros necessita de uma terceira dimensão (profundidade), trata-se de isomeria espacial ou estereoisomeria. Um dos casos é a isomeria geométrica cis-trans.


Quais são os principais tipos de isomeria?

Existem cinco tipos de isomeria constitucional, que são: de função, de cadeia, de posição, metameria e tautomeria.


Quais são os tipos de isomeria espacial?

Existem dois tipos de isomeria espacial: a geométrica (também conhecida como cis e trans) e a óptica.


Quais são os 2 tipos de isomeria?

Existem dois tipos de isomeria, a plana ou constitucional e a espacial ou esteroisomeria.


Como identificar o tipo de isomeria?

Existem diferentes tipos de isomeria:Isomeria plana: Os compostos são identificados através das fórmulas estruturais planas. … Isomeria espacial: A estrutura molecular dos compostos apresenta diferentes estruturas espaciais.


O que são isômeros exemplos?

O propeno e o ciclopropano são exemplos de isômeros porque esses compostos apresentam a mesma quantidade de carbonos (3) e hidrogênios (6) e, portanto, possuem a mesma fórmula molecular: C3H6.


Quando ocorre a isomeria de cadeia?

A isomeria de cadeia ocorre quando dois ou mais compostos possuem a mesma fórmula molecular, mas se diferem em algum aspecto de sua cadeia carbônica.


Quando ocorre a isomeria de função?

A isomeria de função, como o próprio nome diz, ocorre quando a diferença entre os isômeros está no grupo funcional a que eles pertencem.


Qual o tipo de isomeria que ocorre entre os compostos?

A isomeria é um fenômeno em que dois ou mais compostos orgânicos diferentes possuem a mesma fórmula molecular, mas se diferenciam por algum aspecto em sua fórmula estrutural. Existem dois tipos básicos de isomeria: plana (ou constitucional) e espacial (ou estereoisomeria).

Leave a Comment