A aposentadoria por tempo de contribuição de empregados ativos acabou

Full
Answer

O que é a aposentadoria por tempo de contribuição?

A Aposentadoria por Tempo de Contribuição é uma das mais modalidades mais comuns do INSS. Conhecida também como aposentadoria por tempo de serviço, ela foi uma das regras que mais sofreu alterações com a Reforma da Previdência de 2019. Tanto que essa aposentadoria não existe mais.

Quais são os atrasados da aposentadoria?

Os atrasados são os valores que você recebe desde a data que você pediu a aposentadoria até a data que o INSS termina de analisar seu pedido e concede o benefício. Não importa qual aposentadoria você tem direito, alguns documentos você sempre terá que apresentar ao INSS. Então, sempre que for requerer um benefício no INSS tenha em mãos:

Qual a regra de transição da aposentadoria por tempo de contribuição por pontos?

Por fim, há a regra de transição da aposentadoria por tempo de contribuição por pontos. Antes da reforma, a aposentadoria por pontos era uma forma de fugir do fator previdenciário na aposentadoria por tempo de contribuição.

Qual é o valor da aposentadoria?

Na maioria dos casos, o fator previdenciário vai diminuir o valor da aposentadoria. Quanto mais novo e menos tempo de contribuição você tiver, pior tende a ser sua aposentadoria. Além disso, se for um homem com 55 anos de idade e 35 anos de contribuição, o valor aproximado da aposentadoria vai ser R$ 4.030,00.


Quando acabou a aposentadoria por tempo de contribuição?

Atenção: essa regra da Aposentadoria por Tempo de Contribuição é destinada para aqueles que já contribuíam para o INSS antes da Reforma. 35 anos de contribuição; 62 anos e 6 meses em 2022; Limite de 65 anos, que será a idade mínima para homens em 2027.


O que quer dizer aposentadoria por tempo de contribuição situação ativo?

De modo geral, ter o benefício ativo significa que o segurado teve seu pedido de concessão de aposentadoria, pensão ou auxílio assistencial deferido, isto é, aprovado. Na prática, eles correspondem aos pagamentos mensais determinados por meio da Previdência Social em favor do segurado recém-aposentado, por exemplo.


Não é mais possível se aposentar por tempo de contribuição?

O trabalhador não poderá mais se aposentar pelo tempo de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Daqui para frente, o contribuinte terá que se encaixar nas seguintes regras de transição, que também vale para quem nunca contribuiu. Antes, em 2020, essa Regra era 87/97.


Quando se aposenta por tempo de contribuição posso continuar trabalhando?

Quem recebe benefício do INSS pode trabalhar de carteira assinada, sim, desde que não seja um benefício por invalidez. Isso porque, para a Previdência, se a pessoa recebe esse benefício, então ela está impossibilitada de trabalhar, ou seja, não pode se aposentar e continuar trabalhando.


O que quer dizer situação ativa?

Isso significa que os débitos fiscais do seu cliente saíram do âmbito da Secretaria Nacional da Receita Federal e passaram para a Procuradoria da Fazenda Nacional para a cobrança judicial do valor.


Como saber se tenho direito a Aposentadoria por Tempo de Contribuição?

Para os homens, os requisitos são ter 53 anos, 30 anos de contribuição ao RGPS + tempo adicional. Para as mulheres, as exigências são ter 48 anos, 25 anos de contribuição + tempo adicional. Além disso, o segurado deve cumprir a carência de 180 contribuições mensais.


Quem tem direito a se aposentar pela regra antiga?

Trabalho com ruído, químicos, eletricidade ou agentes biológicos: o INSS normalmente não considera esse tempo como especial; Trabalho sem carteira assinada; Trabalho como autônomo; Tempo de auxílio-doença, desde que intercalado entre períodos contributivos.


Como fica a aposentadoria por tempo de contribuição em 2021?

Por meio dessa regra, em 2021, a idade mínima era de 57 anos de idade e 30 anos de contribuição para mulheres, e 62 anos de idade e 35 anos de contribuição para os homens. Em 2022, no entanto, a idade mínima para as mulheres é de 57 anos e seis meses; já para os homens é de 62 anos e seis meses.


Quantos anos para se aposentar por tempo de serviço 2022?

Por conta de seus requisitos, os segurados poderão se aposentar até 2022. O máximo de tempo para contribuir é de 3 anos que encerra neste ano. Sendo assim, as mulheres que tinham 28 anos em 2019, completarão os requisitos em 2022 e os homens que tinham 33 anos em 2019 também.


Quem se aposenta continua contribuindo com o INSS?

Sim, mesmo aposentado, você deve continuar pagando INSS se continuar trabalhando. No Brasil, a partir do momento que uma pessoa exerce atividade remunerada, estará automaticamente vinculada ao INSS. Esse vínculo é obrigatório.


Como fica a situação do aposentado que permanece trabalhando na empresa?

Muito embora já esteja aposentado, o beneficiário que continua exercendo atividade remunerada, deve pagar o INSS todo mês. Essa é uma regra que se aplica aos aposentados por idade, tempo de contribuição, por pontos, rural e especial (não podendo retornar à mesma profissão que gerou direito à aposentadoria especial).


O que acontece se eu me aposentar é continuar trabalhando?

Muita gente que se aposenta em atividade de risco e depois do início do benefício, diminui o ritmo de trabalho e não expõe mais a saúde ou a integridade física ao risco. Neste caso, desde que bem documentado, o trabalhador pode continuar trabalhando.


Quem tem direito a se aposentar pela regra antiga?

Trabalho com ruído, químicos, eletricidade ou agentes biológicos: o INSS normalmente não considera esse tempo como especial; Trabalho sem carteira assinada; Trabalho como autônomo; Tempo de auxílio-doença, desde que intercalado entre períodos contributivos.


Quantas contribuições são necessárias para ter direito aos benefícios no INSS?

12 contribuiçõesNo caso do INSS, em regra, somente após 12 meses pagando é que você terá direito aos benefícios de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença. Mas cuidado! Em alguns casos não é necessário ter o número mínimo de 12 contribuições.


Qual a idade para se aposentar por tempo de contribuição?

A aposentadoria por idade compulsória é a única que é concedida independentemente da vontade do trabalhador. Ela deve ser solicitada pelo empregador para todo funcionário que completa 70 anos, se homem, e 65 anos, se mulher — respeitando os 180 meses de contribuição.


Quanto tempo de contribuição para se aposentar pelo MEI?

Exemplo prático. Se um homem, em janeiro de 2020, tem 65 anos e 14,5 anos de contribuição, faltarão 6 meses a mais de recolhimento para ele ter direito à Aposentadoria por Idade. 65 anos de idade; 20 anos de tempo e contribuição.


O que é a aposentadoria por tempo de contribuição?

A aposentadoria por tempo de contribuição é um benefício previdenciário para pessoas que atingem uma quantidade mínima de contribuições. Ou seja, é um benefício geralmente concedido de acordo com a quantidade de tempo trabalhado.


Quem tem direito à aposentadoria por tempo de contribuição?

Há vários tipos de aposentadoria por tempo de contribuição. Já era assim antes mesmo da reforma da previdência. E a reforma ainda aumentou a quantidade de tipos deste benefício.


Qual o valor da aposentadoria por tempo de contribuição?

Como eu disse, há vários tipos de aposentadoria por tempo de contribuição. Cada um destes tipos possui requisitos bem diferentes. Além disso, a forma de cálculo também muda bastante de um tipo de aposentadoria para o outro.


1. Aposentadoria por tempo de contribuição integral (antes da reforma)

Primeiramente, você deve saber que a aposentadoria por tempo de contribuição integral não tem esse nome por pagar o valor integral de seu salário. Muitas pessoas acham isso, mas infelizmente não é assim que funciona!


2. Aposentadoria por tempo de contribuição integral (após a reforma)

Como eu disse antes, a reforma da previdência acabou com a aposentadoria por tempo de contribuição. Mas isto só vale para quem começou a trabalhar após a reforma (13/11/2019).


Como pedir a aposentadoria por tempo de contribuição?

Antes de pedir a aposentadoria por tempo de contribuição, eu recomendo que você tenha certeza de que aquele é o melhor momento para o pedido ou se vale a pena esperar mais um pouco. Pedir uma aposentadoria no momento errado pode ser um erro com grandes consequências!


Como funciona a Aposentadoria por Tempo de Contribuição?

Em primeiro lugar, precisamos esclarecer que em novembro de 2019 a Reforma da Previdência foi aprovada e, com isso, houve a exclusão da Aposentadoria por Tempo de contribuição a partir daquele mês. Isso criou as seguintes situações:


Como calcular o valor da Aposentadoria por Tempo de Contribuição?

Como dissemos, o tópico acima abordou as características das regras de transição e agora nos dedicaremos ao cálculo do valor da aposentadoria nesses casos.


Quais os documentos necessários para solicitar a Aposentadoria por Tempo de Contribuição?

A listagem de documentos exigidos pelo INSS não foi alterada com a Reforma da Previdência. Como documentos de identificação e comprovação de trabalho, você precisará apresentar:


Resumo

Em geral, muitas pessoas sabem que têm direitos, mas isso ainda é raso. É preciso que saibamos quais são nossos direitos, de que maneira garanti-los e como entendê-los o mais plenamente possível.


Aposentadoria programada: como funciona?

A aposentadoria programada veio substituir a aposentadoria por tempo de contribuição e a aposentadoria por idade. Basta conferir o artigo 25, I, do decreto 3.048/99 para visualizar quais aposentadorias foram revogadas e quais ainda prosperam no novo sistema de regras:


Novo cálculo do valor de aposentadoria

Tanto para as regras de transição, quanto para as novas aposentadorias, o método de cálculo não é mais o mesmo, ele piorou bastante e deve sempre ser levado em conta na hora do planejamento previdenciário. Veja:


Breves conclusões

Como pudemos entender, as aposentadorias por tempo de contribuição e idade não existem mais. Isso não significa que elas desapareceram por completo, pois há a previsão de regras de transição para quem já contribuía segundo os requisitos dessa aposentadoria.

Leave a Comment