A arte contemporânea ja acabou

image

Full
Answer

Como surgiu a arte contemporânea?

A Arte Contemporânea surgiu após a Segunda Guerra Mundial com tendências artísticas pós-modernas. Ela é considerada uma cultura de massa, pois apresenta diversas perspectivas, ideologias e outros elementos adotados pela informalidade.

Por que a arte contemporânea rompeu com alguns aspectos da Arte Moderna?

Nesse sentido, a arte contemporânea prioriza a ideia, o conceito, a atitude, acima do objeto artístico final. O objetivo aqui é produzir arte, ao mesmo tempo que reflete sobre ela. Foi dessa maneira que a Arte Contemporânea rompeu com alguns aspectos da Arte Moderna.

Quais são as manifestações da arte contemporânea?

O Happening, a Performance, a Instalação, a Arte Conceitual, o Minimalismo, a Body Art, a Op Art, a Pop Art e a Art Street, são manifestações da Arte Contemporânea, ou seja, a constituem. Artistas como Andy Warhol e Roy Lichienstein são destaques nesse cenário nas décadas de 60 e 70.

Qual a diferença entre arte moderna e Arte Contemporânea?

Muito embora, na arte Moderna era inconcebível o artista pintar como no período do Renascimento, tecnicamente falando, na Arte Contemporânea a liberdade de criação é tamanha a ponto de o artista transitar entre os diferentes períodos.

image


Em que momento a produzem arte contemporânea?

A Arte Contemporânea, também conhecida como Arte Pós-moderna, é um estilo artístico que surgiu a partir da segunda metade do século XX, após o término da Segunda Guerra Mundial. Por conta disso, também é chamada de Arte do Pós-guerra, apesar de não ser possível definir um momento exato da sua origem.


O que e a arte nos dias de hoje?

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.


O que significa o fim da arte?

O fim da arte, segundo Danto, não significa o fim das obras de artes, mas sim de um tipo de arte que fazia parte de uma história (ou de uma narrativa), pautada pelas noções de estilos e movimentos, e pela crença de que existia uma linha evolutiva entre eles – linha que seria preciso compreender para interpretar e …


Quem tem medo da arte contemporânea?

Quem tem medo da arte contemporânea? Muitos. A maioria diz não entendê-la, por acha-la estranha àquilo que consideram arte. Outros, ainda que com conhecimento de causa, seja por conservadorismo, seja por preferirem a arte clássica ou por sua fidelidade teórica à arte moderna.


Qual e a arte moderna?

A arte moderna foi um conjunto de expressões artísticas, com origem na Europa, em meados do século XIX e XX. Cansados das formas tradicionais das artes, artistas modernistas se uniram para transformar e trazer novas visões à sociedade da época.


Como está a arte no Brasil atualmente?

A arte contemporânea no Brasil repete um cenário já conhecido desde os tempos mais remotos, que é o fato da arte brasileira ser influenciada por correntes artísticas internacionais. No entanto, vale destacar, que apesar dessa influência, a arte contemporânea brasileira apresenta propostas e elementos únicos.


Por que odiamos a arte contemporânea?

Aposto que todo o mundo, por mais letrado, culto e frequentador de círculos boêmios que seja, já se deparou com uma obra de arte contemporânea, deu uma coçada na cabeça e se perguntou: O que diabos é isso? Essa porcaria é arte?! Qualé!


Afinal, por que a arte contemporânea é tão bizarra?

O Juramento dos Horácios (1784), de Jacques-Louis David, é a obra culminante do Ciclo Classicista, com sua composição simétrica, suas formas bem definidas e sua temática histórica. Conhecemos por Ciclo Classicista o período entre o Renascimento (s.XV) e o fim do Neoclássico (s.XVIII).

image


Resumo sobre A Arte Contemporânea

Image
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), um novo panorama é caracterizado pelo avanço da globalização, cultura de massa e o desenvolvimento das novas tecnologias e mídias. Nesse panorama, a arte oferece experiências inovadoras pautadas principalmente nos processos artísticos, em detrimento do objeto, ou s…

See more on todamateria.com.br


Movimentos Artísticos Contemporâneos

  • Imbuídos dos ideais que alicerçam a arte contemporânea, surgem diversos movimentos e linguagens artísticas inovadoras. Elas buscaram romper com a Arte Moderna para dar lugar à arte contemporânea, relacionada com a comunicação: 1. Pop Art 2. Minimalismo 3. Arte Conceitual 4. Arte Povera 5. Hiper-realismo 6. Land Art 7. Street Art 8. Body Art 9. Performance …

See more on todamateria.com.br


principais Características

  • As principais características da arte contemporânea são: 1. Sociedade da informação, tecnologia e novas mídias; 2. Subjetividade e liberdade artística; 3. Efemeridade da arte; 4. Abandono dos suportes tradicionais; 5. Mescla de estilos artísticos; 6. Utilização de diferentes materiais; 7. Fusão entre a arte e a vida; 8. Aproximação com a cultura popular; 9. Questionamento sobre a d…

See more on todamateria.com.br


Arte Contemporânea No Brasil

  • A partir da década de 50, no Brasil, movimentos vanguardistas se desenvolveram, do qual se destaca o Neoconcretismo, visto como um precursor da arte contemporânea brasileira. Muitos foram os artistas que fomentaram a arte contemporânea no país, dos quais merecem destaque: 1. Hélio Oiticica (1937-1980) 2. Lygia Clark (1920-1988) 3. Lygia Pape (1927-2004) 4. Almícar d…

See more on todamateria.com.br


principais Artistas Contemporâneos

  • No cenário mundial, alguns artistas merecem destaque na composição de obras contemporâneas: 1. Robert Smithson (1938-1973): artista estadunidense 2. Marina Abramovic (1946-): artista performática sérvia 3. Rebecca Horn (1944-): artista alemã 4. Richard Serra (1939-): escultor estadunidense 5. Banksy(?): artista possivelmente britânico

See more on todamateria.com.br

Leave a Comment