A bateria do carro acaba se deixar a chave virada

image

Full
Answer

O que fazer se a bateria do carro acabou?

A primeira reação é quase de desespero, em especial se você sente que vai se atrasar para o próximo compromisso. Mas antes de entrar em pânico, avalie a situação. Muitas vezes, é possível carregar a bateria do carro e resolver o problema, mesmo que momentaneamente.

Por que a bateria do meu veículo não carrega?

Se o ícone da bateria estiver com a luz vermelha acesa constantemente, é o primeiro sinal de que ela pode ser a culpada pelo motor não ligar. Caso esteja dirigindo e ela acender, isso significa que não está carregando. A bateria pode até funcionar, mas há falhas no carregamento. Ou seja, é provável que o problema esteja no alternador.

Quais são os erros mais comuns que prejudicam a duração da bateria dos carros?

Esquecer os faroletes ligados Esse é o segundo erro da nossa lista que prejudica a duração da bateria automotiva. Um farolete não pode ficar ligado a noite inteira, pois isso descarrega a bateria do seu veículo. Portanto, toda vez que você chegar do trabalho ou de uma viagem, observe se desligou os faroletes do automóvel.

Quanto tempo dura uma bateria automotiva?

A vida média de uma bateria automotiva não costuma passar de 3,5 anos. É praticamente impossível driblar o problema depois que a peça dá sinais de que está na hora de trocá-la. Neste caso, a melhor forma de poupar dores de cabeça é simplesmente trocar a bateria para uma nova. O problema no alternador é a causa mais comum da bateria arriada.

image


O que acontece se deixar a chave do carro virada?

Alguns motoristas acabam esquecendo a chave na ignição do automóvel. Se a chave estiver virada na primeira etapa (antes de dar a partida), seja por esquecimento ou por deixar algum equipamento ligado, isso poderá resultar na bateria arriada. O carro está desligado, mas a bateria está sendo consumida normalmente.


Quanto tempo deixar o carro ligado para não descarregar a bateria?

É importante não deixar o carro parado por muito tempo. Se você não for usá-lo para sair, independente do motivo, procure deixar o carro ligado de 10 a 15 minutos por dia. Um bom conselho também, caso o carro vá ficar parado por um tempo, é deixar o negativo da bateria desligado.


Pode virar a bateria de carro?

A bateria tem substâncias químicas em seu interior, e alguns gases de ácido sulfúrico podem ser liberados no processo. Por conta disso, tente não virar a peça, pois o ácido pode vazar.


O que mais consome a bateria do carro?

O carro, mesmo desligado, continua gastando energia. A corrente de stand by é responsável que o alarme ou a central de injeção, por exemplo, fiquem ligados. Uma coisa importante, o carro consome muito mais energia da sua bateria quando o veículo encontra-se com o motor desligado.


Qual desligar primeiro positivo ou negativo?

Ao retirar uma bateria de um veículo, atente para as normas de segurança existentes na etiqueta da bateria. Retire primeiro o cabo negativo da bateria. Não permita que esse cabo volte a encostar no pólo. Em seguida retire o cabo positivo.


Como fazer para recarregar a bateria do carro?

Antes de começar, desligue os cabos da bateria e cheque qual o nível do líquido. Depois, pegue o cabo vermelho do carregador (as cores são padronizadas) e conecte ao terminal positivo. O cabo preto vai no terminal negativo. Ligue o carregador na tomada somente depois que os cabos estiverem conectados na bateria.


O que leva uma bateria automotiva explodir?

Dois motivos podem ocasionar isso: primeiro é a questão da própria conexão estar enfraquecendo, muito por causa do uso prolongado conforme o tempo; segundo pode ser por pura falta de cuidado na hora da instalação, onde não houve a conexão correta.


O que fazer para economizar combustível?

Como Economizar GasolinaRespeite a troca de marchas. … Mantenha a manutenção em dia. … Uso do ar-condicionado. … Não acelere com o carro desengatado. … Evite levar muito peso no carro. … Verifique a pressão dos pneus. … Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia. … Não acelere com o carro parado no farol.More items…


Pode tirar a bateria do carro para carregar?

Desconecte e remova a bateria do veículo, se necessário. Na maior parte das vezes, você pode carregá-la sem retirá-la do carro, mas se for difícil alcançá-la ou encaixar os cabos de carregamento no bloco do motor, tire a bateria do carro durante o carregamento.


Tem como dirigir um carro sem bateria?

Quando o carro sem bateria atingir uma velocidade de aproximadamente 10-15 quilómetros por hora, pressione a embreagem até ao fundo e coloque a segunda velocidade. A inércia fará com que o motor arranque e a bateria recupere alguma carga durante a condução, permitindo que você conduza normalmente.


Quando a bateria pode te deixar na mão

Os carros evoluíram e estão cobertos por tecnologias embarcadas, desde sistemas que facilitam a vida do motorista até outros que entretêm os passageiros. No entanto, de nada adianta ter tanto avanço se não há uma bateria saudável para alimentar a ignição e, consequentemente, todos esses circuitos.


Cuidados com a bateria

1) Eita! Tá cheio de zinabre: o zinabre é uma oxidação que ocorre nos pólos da bateria, caracterizada pela sua cor azulada. Ele se forma a partir da reação química do ácido sulfúrico da bateria com o oxigênio e os metais do pólo.


1. Alérgica ao frio

Se há uma desconfiança em relação à bateria, pode transformá-la em quase certeza na época de temperaturas mais baixas, quando elas escolhem para pifar. Não é coincidência: elas produzem energia elétrica a partir de uma reação química. Mais difícil de acontecer no frio.


2. Motor vira devagar

Se, no momento de ser acionado, o motor vira lentamente, é bastante provável que a bateria esteja sem carga suficiente. E uma pequena possibilidade de que seja algum problema mecânico.


3. Arranque não vira

O motorista aciona o arranque mas o motor não se mexe. As vezes só se ouve um “clic-clic-clic”. Para se verificar a origem do problema, a sugestão é ligar faróis e buzinar ao mesmo tempo. Se a bateria estiver normal, os dois vão funcionar normalmente e, então, o problema é do próprio motor de arranque.


4. Luz de alerta engana

A luzinha no painel que se acende com o desenho de uma bateria NÃO significa problema nela,mas de que não está sendo carregada adequadamente. Pode ser um problema no alternador,ou na correia que o aciona, etc.


5. Azinhavre nos polos

Uma rápida verificada na bateria é suficiente para se perceber a presença de azinhavre (zinabre) nos polos, ou terminais. Que é uma corrosão do metal e prejudica a passagem da corrente elétrica. Uma boa limpeza – que pode ser com Coca-Cola, lembrando-se de lavar depois com água – resolve o problema.


6. Data de fabricação da bateria

Se falta corrente elétrica e se desconfia da bateria, vale a pena verificar a data de fabricação que está sempre registrada em sua superfície superior, perto dos terminais. Não existe um prazo definido, mas ela em geral dura pelo menos dois anos. Algumas chegam a três ou quatro anos, mas não vão muito além disso.


Por que não fazer a chupeta no veículo?

Mas você sabia que essa ponte pode danificar vários componentes eletrônicos do carro? Inclusive, este método é totalmente desaconselhado pelas montadoras e demais empresas automotivas.


O que o proprietário do carro deve fazer em cada momento?

Listamos algumas das principais ações a serem tomadas no caso de sua bateria ter arriado. Confira:


1. Deixar a chave de ignição ligada por muito tempo

Às vezes por puro esquecimento, você deixa a chave de ignição ligada por muito tempo. Este é um dos erros mais comuns que prejudicam a duração da bateria dos carros. O mau uso da chave de ignição pode roubar a carga da bateria do seu automóvel e deixá-lo na estrada.


2. Esquecer os faroletes ligados

Esse é o segundo erro da nossa lista que prejudica a duração da bateria automotiva. Um farolete não pode ficar ligado a noite inteira, pois isso descarrega a bateria do seu veículo. Portanto, toda vez que você chegar do trabalho ou de uma viagem, observe se desligou os faroletes do automóvel.


3. Escutar o rádio com o carro desligado

Quem é que não gosta de música, não é mesmo? A maioria dos motoristas gosta. No entanto, ter o costume de escutar o rádio por muito tempo, talvez por horas, sem ligar o motor do automóvel, prejudica a duração da bateria. Por isso, curta o seu possante e a boa música que ele pode oferecer, mas não fique ligado no rádio durante horas.


4. Ter as luzes do porta-luvas e porta traseira com defeito

Por menor que seja o problema do seu automóvel, você precisa fazer a manutenção. Você sabia que pequenos defeitos como luzes do porta-luvas e porta traseira podem descarregar a bateria? Pois é, então, para que você não seja surpreendido com a sua peça descarregada, faça esse pequeno reparo e garanta uma longa vida útil para a sua peça automotiva.


5. Descuidar do alarme

O alarme pode ser um grande “ladrão” de carga da bateria automotiva. Se você deixar o carro na garagem da sua casa e o alarme disparando as luzes e com a sirene queimada, isso poderá prejudicar a duração da bateria.


6. Ficar com a luz interna ligada

Se você, por algum motivo, deixa a luz interna do seu automóvel ligada, isso prejudica a duração da bateria. A luz ligada a noite toda consome a carga da peça. Portanto, toda vez que sair do seu veículo, observe se você deixou a luz ligada para não ter problemas com a sua bateria no dia seguinte.


7. Esquecer o som ligado

Se você esquece o som do automóvel ligado, você pode diminuir a duração da bateria. Portanto, antes de sair do carro, verifique se o dispositivo está desligado e evite problemas. Afinal, ninguém quer sair por aí e ficar a pé, não é mesmo?


1. Veja se o seu seguro cobre o auxílio

Antes de tudo, caso você tenha seguro automotivo, o ideal é que verifique se o seu contrato prevê o auxílio para resolver essa situação. A assistência a emergências depende do tipo de seguro que você contratou. Então, recomenda-se a checagem do contrato ou mesmo ligar para a seguradora, explicando a situação.


2. Certifique-se de que o problema é mesmo a bateria

Olhe para o painel do seu veículo. Se o ícone da bateria estiver com a luz vermelha acesa constantemente, é o primeiro sinal de que ela pode ser a culpada pelo motor não ligar. Caso esteja dirigindo e ela acender, isso significa que não está carregando. A bateria pode até funcionar, mas há falhas no carregamento.


3. Resolva o problema por conta própria

Basicamente, existem três formas de carregar bateria do carro por conta própria. Depende de onde você está e dos recursos que dispõe. Veja quais são elas!


4. Use aplicativos para se lembrar da manutenção preventiva

Antes de se deparar com a necessidade de carregar a bateria do seu carro, você pode contar com a tecnologia para ajudar a se lembrar de fazer manutenção preventiva do veículo. Existem alguns aplicativos que podem ser baixados em seu smartphone e são muito úteis para evitar esse tipo de situação.

image

Leave a Comment