A bateria do nootbook acabo

image

Uma bateria de notebook sofre desgastes naturais, devido as reações químicas que ocorrem, tendo vida útil durando em média 300 a 500 ciclos de carga. Se a bateria está descarregando muito rápido, é possível que os ciclos de carga estejam chegando ao fim. Analise o desempenho da bateria

Full
Answer

Por que a bateria do notebook acaba rápido?

Notebook com a bateria acabando rápido é um problema enfrentado pela maior parte dos usuários, em algum momento da vida útil do aparelho. E, quando isso acontece, é difícil identificar a causa. É quase impossível monitorar manualmente em que condições ela acaba, com qual frequência ou se atinge o prometido pela fabricante.

Por que a bateria do notebook fica lotada?

Quando a RAM fica lotada, o aparelho passa a utilizar o processador para troca entre arquivos de programas diferentes, o que faz com que o consumo de energia aumente mais ainda. Além de ser melhor para a sua produtividade, realizar uma tarefa por vez irá fazer sua bateria do notebook durar mais.

Qual a vida útil da bateria do notebook?

Neste artigo, aprenda a restaurar um pouco da carga de uma bateria de notebook. Ainda que você possa tomar algumas atitudes para melhorar a duração da bateria, ela precisa ser substituída a cada dois ou três anos para que tenha o desempenho ideal.

Por que a bateria do notebook param de carregar?

As baterias de notebook atuais param de carregar quando a carga chega aos 100% e a energia passa a fluir direto para o computador. Dessa forma, a bateria permanece carregada e mantém seu notebook protegido no caso de quedas de energia. 2. A bateria do notebook “vicia”?

image


O que fazer quando o notebook descarrega totalmente?

Redefinição de hardwareDesligue o equipamento, remova a bateria (se removível) e o carregador e todos dispositivos conectados ao equipamento.Mantenha pressionado o botão “Liga/Desliga” por 1 minuto (sem soltar).Após isso, conecte o carregador no notebook e tente ligar o equipamento apenas com o carregador.


Tem outro jeito de carregar o notebook?

Na verdade, alguns notebooks usam um cabo USB-C como carregador principal. O que você precisa fazer para carregar seu notebook via USB-C é: Conecte uma extremidade do cabo USB-C a uma tomada. Conecte a outra extremidade do cabo USB-C ao seu notebook.


O que acontece depois que a vida útil da bateria do notebook acaba?

Infelizmente não há muito o que fazer. As baterias de notebook funcionam através de Ciclos de Vida. Em média elas possuem de 300 a 500 ciclos de vida. Essa utilização constante da bateria vai desgastar os elementos químicos formadores da células da bateria, assim como ela num todo.


O que acontece se o notebook ficar muito tempo descarregado?

Isso acontece pois ao ficar muito tempo sem uso, os compostos químicos da bateria ficam sem atividade! Por isso, caso seja necessário deixar seu aparelho sem utilização, é recomendado efetuar o carregamento da bateria até 60% antes de desligar o notebook!


É melhor deixar o notebook aberto ou fechado?

Mesmo que o notebook esteja desligado, não o deixe exposto diretamente ao Sol. O calor extremo e/ou contínuo é capaz de danificar componentes internos, causar a perda de desempenho, entre outros problemas mais graves.


Pode deixar o notebook na tomada à noite toda?

Deixar o notebook carregando a noite toda pode estragar ele? Mito! Você pode deixar seu notebook carregando durante a noite. Os aparelhos param de carregar quando atingem os 100%.


Qual a vida útil bateria notebook?

3 a 5 anosVia de regra, a média do tempo de duração da vida útil de uma bateria de notebook é 3 a 5 anos. No entanto, a vida útil pode variar de acordo com o modelo do notebook e a maneira com que o usuário utiliza o componente.


Como saber se está na hora de trocar a bateria do notebook?

Indícios para a troca de bateria Esta diminuição do tempo de funcionamento da bateria, a necessidade de maior tempo para a peça ser carregada até 100%, e o desligamento do notebook carregado sem estar conectado na energia são sinais de que está na hora de trocar a bateria.


Como saber se a vida útil da bateria chegou ao fim?

Confira algumas dicas sobre a vida útil das baterias e lembre-se de fazer a manutenção do carro em uma autoelétricaDicas de como notar possíveis problemas nas baterias:1- O problema clássico.2- Falhas nas luzes do veículo.3- Luz no painel é sempre sinônimo de atenção.4- Dificuldade para ligar o carro.More items…•


É melhor desligar ou fechar o notebook?

Em casos em que você precisa fazer apenas uma pausa rápida, a suspensão (ou suspensão híbrida) é a escolha certa. Se não quiser salvar todo o seu trabalho, mas precisar sair um pouco, a hibernação é a melhor opção. De vez em quando, é recomendável desligar completamente o computador para mantê-lo sem problemas.


Quanto tempo o notebook pode ficar descarregado?

A medição da bateria de um notebook é feita em ciclos. Testes realizados pelo site batteryuniversity.com mostram que bastam 300 ciclos de descarga completa para que uma bateria perca 30% de sua capacidade. Toda vez que carga chega a zero, significa que um ciclo foi encerrado.


Porque o notebook só funciona ligado na tomada?

Calibre sua bateria Se seu notebook só liga na tomada ou se desliga repentinamente, sem aviso de carga fraca, e funciona normalmente desconectado depois de ligar, pode ser necessário calibrar sua bateria. O ideal é realizar o procedimento a cada três meses, mas a frequência pode variar de um modelo para outro.


Como botar o celular para carregar no notebook?

0:151:25Suggested clip · 55 secondscomo carregar o celular usando cabo no pc – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Pode colocar o celular para carregar no notebook?

Você pluga o aparelho em um computador e, automaticamente, aparece uma pasta do armazenamento interno do celular. Isto pode permitir que um hacker instale arquivos indesejados, como malwares ou vírus, e ganhe controle do dispositivo.


Pode usar o notebook no carregador?

A resposta, para a sua alegria, é SIM! Você pode usar seu notebook carregando. Não há nada que te impeça de utilizar o notebook. É lógico que, quando estiver carregando e usando ao mesmo tempo, irá demorar mais para carregar por completo, já que você estará utilizando parte da energia para trabalhar, certo?


Como carregar o notebook da Positivo?

Qual a maneira correta de carregar o notebook? A bateria não deve carregar até 100%, pois isso irá auxiliar o nível de desgaste da bateria, já que os ciclos irão completar mais rapidamente. O ideal é deixar o notebook carregar até 70-80% e deixá-lo descarregar até 30%.


¿Como evitar que a bateria ponga em congelamento?

Coloque a bateria ensacada em um saco plástico com fecho. Ele vai evitar que ela fique úmida durante o congelamento.


¿Como proteger a bateria de uma pistola?

Coloque a bateria em um saco de pano macio. Faça isso para dar um pouco de proteção entre a peça e o segundo saco que você vai usar.


O que acontece quando a bateria do notebook não carrega?

De fato, é frustrante quando o seu notebook está conectado na tomada por horas e não carrega a bateria. Isso gera uma série de preocupações quanto a gastos ou mesmo pode atrapalhar a sua rotina de trabalho. Além disso, pode acontecer com qualquer pessoa que tenha um notebook.


Problemas com a tomada

Em suma, tudo começa quando você conecta o computador à tomada. Logo, o primeiro passo deve ser testá-la para saber se o problema está nesta etapa. É comum o carregamento da bateria ser interrompido por causa de oscilações ou outros problemas de energia. Ou seja, isso acontece para poupar a máquina.


Teste o cabo de conexão

O segundo passo é testar o cabo de conexão que liga o notebook à fonte de energia. Primeiramente, analise as condições físicas do cabo. Verifique ranhuras, se está quebrado, desencapado ou com desgastes. Veja se está bem conectado com a máquina ou com a fonte e se apresenta qualquer detalhe que possa levar a um defeito.


Faça uma limpeza

Ainda no quesito cabo de conexão, um dica é realizar uma limpeza simples e leve nos conectores. Não é incomum acumular sujeira nestas partes. Isto é, pode levar a problemas quanto ao fornecimento de energia. Assim, esta é uma hipótese que deve ser descartada.


Remova a bateria enquanto reinicia o notebook

O próximo passo é remover a bateria. Pode ser que esteja com problemas ou mal conectada. É o segundo periférico que apresenta mais problemas. É importante ainda verificar a vida útil da sua bateria. Em geral, o sistema avisa quando ela apresenta desgaste e em muitos casos a validade vem descrita no manual.


Aguarde enquanto a bateria esfria

Outro problema muito comum é o superaquecimento da bateria. Isso acontece pelo excesso de calor ambiente, da conexão inadequada, do uso indevido de cabos extensores, ou mesmo quando a máquina tem problemas de ventilação ou por algum outro motivo está esquentando demais.


Teste o notebook sem a bateria

Apenas alguns modelos de notebook irão permitir este procedimento. Se possível, desligue o aparelho, remova a bateria e conecte o cabo à tomada. Assim, se o notebook não ligar, o problema está no cabo. Se ligar, o problema está na bateria. Caso não consiga retirar a bateria, o ideal é procurar uma assistência técnica especializada.


Quanto tempo dura a bateria de notebook

Como falamos acima, a vida útil da bateria do notebook é medida em ciclos, onde cada ciclo corresponde à uma descarga e uma carga completa da bateria. Sendo assim, não é possível estimar em anos a sua durabilidade. Ela irá variar de acordo com o uso do aparelho longe das tomadas.


Como recuperar a bateria do notebook

Em alguns casos, como quando o período de descarga da bateria passa a ser maior ou ela indica o tempo de duração em horas de forma errada, a simples calibragem do componente é o suficiente para que ela retome seu desempenho.


Afinal, tem como consertar a bateria do notebook?

Não recomendamos que nenhum destes procedimentos sejam feitos. Além das baixas chances de darem certo, você estará se expondo à riscos de queimaduras e outros ferimentos.


Como confirmar o problema?

Não há método mais eficiente de detectar algum problema em seu aparelho do que utilizá-lo com frequência. Afinal, somente desenvolvendo o costume de lidar com uma máquina é que aprendemos todas as suas características e nos tornamos capazes de determinar a hora em que uma recarga é necessária sem ter que consultar qualquer indicador visual.


Pelo que eu devo procurar?

Após realizar a análise de seu computador, compare a duração de bateria indicada pelo software utilizado com o tempo real durante o qual você consegue usar o computador sem uma recarga. Caso esse valor corresponda a 50% ou mais daquele indicado pelos programas, o problema possivelmente pode ser minimizado com uma recalibragem do dispositivo.


Como recalibrar a bateria?

Para garantir que seu notebook possa ser usado durante mais tempo sem que uma recarga seja necessária, pode ser uma boa ideia recalibrar a bateria do dispositivo. Para isso, conecte o computador em uma tomada e desative qualquer opção do sistema que faça com que ele suspenda suas atividades depois de certo tempo de inatividade.


Como maximizar o tempo de vida da bateria?

Mesmo após realizar os testes e comprovar que ainda não é hora de substituir sua bateria, ela pode continuar apresentando um desempenho abaixo do esperado. Na maioria dos casos, isso se deve ao uso de configurações que não são exatamente benéficas para quem gosta de usar o notebook sem ter que conectá-lo frequentemente a uma tomada.


Leitura complementar

Para obter mais dicas sobre o assunto, não deixe de conferir o artigo “ Mito ou verdade: recarregar a bateria muitas vezes ao dia estraga o aparelho utilizado ”, no qual damos mais exemplos de como prolongar a vida útil de baterias de íon-lítio.


3. Tem problema retirar a bateria do notebook?

Bom, se você pretende ficar um longo período de tempo sem utilizá-lo, é recomendado que retire sua bateria com uma carga próxima aos 40%. Quando a bateria está fora do note, ela ainda perde carga naturalmente e você verá mais adiante que, se sua bateria zerar completamente, ela corre o risco de nem voltar a carregar de novo!


7. Tem problema utilizar uma bateria “pirata”?

Para que uma bateria “pirata” (leia-se paralela) sirva em seu notebook, ela deve atender às mesmas especificações técnicas que a original. Compare os valores de entrada e saída de voltagem e corrente elétrica e busque sempre por qualidade, preço e garantia.


4. É bom descarregar totalmente a bateria antes de fornecer nova carga?

Não é recomendado que se deixe o notebook descarregar totalmente — por isso, aparece aquele aviso na tela solicitando que a fonte seja conectada. Mas não se preocupe se isso acontecer, pois a bateria ainda armazena uma quantidade pequena de carga em seu interior.


6. Qual a maneira correta de descartar a bateria com defeito?

No manual do fabricante costuma ser indicado um local de descarte próximo a você.


1. É prejudicial utilizar o notebook sempre conectado à fonte?

Não há problema nenhum em utilizá-lo sempre ligado na tomada. As baterias de notebook atuais param de carregar quando a carga chega aos 100% e a energia passa a fluir direto para o computador. Dessa forma, a bateria permanece carregada e mantém seu notebook protegido no caso de quedas de energia.


1. Brilho do monitor

Se você está fora do alcance de uma tomada para recarregar o notebook, terá que sacrificar um pouco da qualidade de imagem de sua tela. Para isso, basta baixar o brilho do monitor, pois essa simples medida ajuda – e muito – a economizar bateria.


2. Calibre sua bateria

Para evitar que sua bateria ‘vicie’, a calibragem deve ser realizada de tempos em tempos. O ideal é de 1-3 meses. Se a bateria não estiver durando tanto como durava antes, uma calibragem regular pode auxiliar a reativar um pouco de sua durabilidade original. Para recalibrar sua bateria, basta seguir os passos:


3. CDs, DVDs ou Blu-rays na unidade óptica

Ejete quaisquer discos possíveis de seu notebook. O simples fato de conter um disco no drive óptico leva o computador a gastar mais energia da bateria, pois vez ou outra esse disco irá rodar dentro da bandeja. O princípio é bastante lógico: quanto menos hardware estiver em uso, mais você economiza a bateria de seu computador.


4. Periféricos gastam bateria

Certifique-se de que você não tenha periféricos plugados no notebook enquanto faz sua viagem ou trabalha longe de uma fonte de energia para recarregar sua bateria. Pendrives, webcams, dispositivos sem fio, placas de rede Wi-Fi, mouse e diversos outros são excelentes consumidores de bateria.


5. Evite altas temperaturas

A exposição da máquina a altas temperaturas irá reduzir a durabilidade de sua bateria. Mantenha os coolers de seu computador sempre limpos e funcionais. Ventiladores muito sujos ou repletos de poeira contribuem para o superaquecimento da máquina, além de se esforçarem mais para rodar.


6. Opções de consumo (Windows)

Usuários do Windows podem ir até o Painel de Controle e verificar as Opções de Energia do sistema, reduzindo manualmente o consumo de seu notebook. Existem opções como o desligamento do monitor enquanto ele não estiver em uso (e reativação da tela por um simples toque no touchpad ou o pressionar de uma tecla).


7. Gerenciador de bateria

Instale um gerenciador de duração de bateria. Existem vários aplicativos legais que gerenciam a durabilidade e o consumo de bateria, tanto pagos quanto gratuitos ( veja uma lista de softwares no Ultradownloads ). Para Windows, experimente o BatteryCare ou BatteryMon.

image

Leave a Comment