A bioeconomia, ou economia sustentável, é um campo do conhecimento que se preocupa com o consumo consciente, em equilíbrio com o meio ambiente e os recursos naturais. Seu objetivo é construir uma economia pautada na utilização de recursos de base biológica, recicláveis e renováveis – ou seja, mais sustentáveis.
Qual é o conceito de bioeconomia?
Emerge aqui o conceito de Bioeconomia, que se pode entender como sendo uma economia que utiliza os recursos biológicos da terra e do mar bem como os resíduos, também eles biológicos, como fatores de produção de alimentos para consumo humano e animal e de produção industrial e de energia de forma a garantir a sustentabilidade das gerações futuras.
Qual é o papel da entropia na bioeconomia?
A entropia, conceito definido pelo físico alemão Clausius em 1850, tem papel central na bioeconomia. Ela defende que a energia precisa ser incluída na análise dos processos econômicos. A energia total do universo é constante, mas a entropia total continuamente aumenta, ou seja, possuímos cada vez menos energia utilizável.
Qual a importância da bioeconomia no Brasil?
No Brasil, a bioeconomia tem potencial para utilizar e aprimorar toda a multifuncionalidade da agricultura em prol da produção de alimentos, fibra, energia, prestação de serviços ambientais e ecossistêmicos, química verde e novos insumos.
O que é a bioeconomia?
Bioeconomia é a ciência que estuda os sistemas biológicos e recursos naturais aliados a utilização de novas tecnologias com propósitos de criar pro…
Como a bioeconomia pode contribuir com o desenvolvimento sustentável?
O Brasil é detentor de cerca de 20% da biodiversidade do planeta, a maior do mundo, o que deve ser visto como um ativo econômico com muitas oportun…
Quais os benefícios da bioeconomia?
1 – Mais recursos e estímulo à inovação para uma área em que o Brasil tem potencial;2 – Estímulo ao avanço tecnológico;3 – Melhoria da imagem do Br…
Por que a bioeconomia tem tudo para ser o futuro do desenvolvimento do Brasil?
O Brasil conta com vantagens comparativas capazes de proporcionar excelentes oportunidades nesse campo. Sua enorme biodiversidade é fonte important…
Quais as propostas da industrial para desenvolver a bioeconomia no Brasil?
REGULAMENTAÇÃO- Estrutura de governança;- Simplificar e fomentar a relação de Institutos de Ciência e Tecnologia com o setor produtivo;- Apoiar as…
Quais as oportunidades para o desenvolvimento sustentável e o crescimento mundial com a bioeconomia?
As oportunidades para o crescimento mundial da bioeconomia estão relacionadas ao aumento da população e ao seu envelhecimento, à renda per capita;…
O que é Protocolo de Nagoia?
O Protocolo de Nagoia é o principal acordo internacional que rege o intercâmbio de material genético entre países. É um acordo multilateral acessór…
O que é o Marco Regulatório para a Bioeconomia?
O marco regulatório com impacto direto sobre os setores da bioeconomia necessita de aprimoramento.Adequar e modernizar este conjunto de leis, decre…
Quais as propostas da CNI para aprimorar a legislação para bioeconomia?
• Aprimorar o Marco Regulatório de Acesso a Recursos Genéticos e Repartição de Benefícios;• Aperfeiçoar a Lei de Biossegurança (Lei 11.105/2005);•…
O que é a bioeconomia?
Bioeconomia é a ciência que estuda os sistemas biológicos e recursos naturais aliados a utilização de novas tecnologias com propósitos de criar produtos e serviços mais sustentáveis A bioeconomia está presente na produção de vacinas, enzimas industriais, novas variedades vegetais, biocombustíveis, cosméticos entre outros.
Como a bioeconomia pode contribuir com o desenvolvimento sustentável?
O Brasil é detentor de cerca de 20% da biodiversidade do planeta, a maior do mundo, o que deve ser visto como um ativo econômico com muitas oportunidades de negócios.
Por que a bioeconomia tem tudo para ser o futuro do desenvolvimento do Brasil?
O Brasil conta com vantagens comparativas capazes de proporcionar excelentes oportunidades nesse campo. Sua enorme biodiversidade é fonte importante para a obtenção de vários materiais para a produção, como biomassa, corantes, óleos vegetais, gorduras, fitoterápicos, antioxidantes e óleos essenciais.
Quais as oportunidades para o desenvolvimento sustentável e o crescimento mundial com a bioeconomia?
As oportunidades para o crescimento mundial da bioeconomia estão relacionadas ao aumento da população e ao seu envelhecimento, à renda per capita; à necessidade de ampliação da oferta de alimentos, saúde, energia e água potável; bem como às questões que envolvem as mudanças climáticas.
O que é Protocolo de Nagoia?
O Protocolo de Nagoia é o principal acordo internacional que rege o intercâmbio de material genético entre países. É um acordo multilateral acessório à Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), resultante da 10ª Conferência das Partes (COP 10) da CDB.
Sobre o tema
Bioeconomia é um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos. O objetivo é oferecer soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção com vistas à substituição de recursos fósseis e não renováveis.
Soluções tecnológicas
É um sistema de produção de soja e forragens em consórcio, sendo as espécies forrageiras plantadas em sobressemeadura, quando a soja está no estág …
Projetos
O projeto atuou na identificação de novos genes, enzimas, linhagens microbianas e no desenvolvimento de microrganismos com aplicação industrial na pro …
Sim, mas como funciona a Bioeconomia?
Neste modelo de economia, os conhecimentos moleculares dos recursos da natureza e da própria composição genética dos seres vivos são utilizados para desenvolver biotecnologias de produtos que ajudam a melhorar a vida ea saúde das pessoas.
Economia depende da ecologia
É bom lembrar que nós é que precisamos do ecossistema e não ele da gente. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), a bioeconomia movimenta no mercado mundial cerca de 2 trilhões de euros e gera cerca de 22 milhões de empregos.
País tem boa oportunidade
O Brasil tem uma matriz energética que representa grande riqueza natural, motivo que abre uma janela de oportunidade para que o país ganhe mais destaque na economia mundial.
A importância da bioeconomia
Este tipo de economia tem uma grande importância porque o mundo é finito e os recursos naturais estão esgotados. Um dos pais desta teoria foi Nicholas Georgescu-Roegen, que publicou “A Lei da Entropia e o Processo Económico”.
O objetivo da bioeconomia
O objetivo deste tipo de economia é a produção e comercialização de alimentos, produtos florestais, bioprodutos e bioenergia. Ou seja, tudo o que é comercializado pode ser criado através de transformações físicas, químicas, bioquímicas ou biológicas de todos os organismos que não são destinados ao consumo de pessoas e animais.
A bioeconomia é e deve ser o futuro
O conhecimento desta abordagem económica e social não faz mais do que fazer-nos entender o caminho do futuro. Continuar com o atual modelo económico continuará a esgotar os recursos que temos no planeta. Até que, quando esgotado, o sistema entre em colapso e crie uma crise global.
Bioeconomia e bioinovação
A bioeconomia trata-se de toda uma cadeia de geração de valor que utiliza de recursos biológicos renováveis como matriz de forma inovadora e sustentável. Dessa forma, está diretamente associada ao desenvolvimento sustentável e à produção industrial.
Como a ABBI começou
A Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) foi criada em 2014 e é uma associação apartidária, sem fins lucrativos e de abrangência nacional. Tem por missão “promover um ambiente econômico, social e institucional favorável à inovação e ao desenvolvimento sustentável da bioeconomia avançada no Brasil”.
Papel político
O cenário político é também de extrema importância para o desenvolvimento da bioeconomia no país. Marcos regulatórios e a criação de leis para a área podem contribuir para o seu desenvolvimento ou dificultar muito seu crescimento.