A borracha e acabamento de acrilico

image

Quais são as vantagens da borracha nitrílica?

No mais, a borracha nitrílica pode apresentar resistência à deformação por compressão e elétrica, além de ter como características a elasticidade e dureza. A versatilidade da borracha nitrílica fica evidente quando comparada com outros tipos de borracha, com composições bem diferentes.

Como fazer o acabamento de chapas acrílicas?

As operações de acabamento de chapas acrílicas seguem princípios idênticos aos usados com outros materiais. Marcas de usinagem ou riscos profundos na superfície devem ser primeiramente removidas com lixa de grana fina para em seguida se fazer o polimento.

Como fazer polimento de acrílico?

Na roda de tecido aplica-se massas especiais para polimento de acrílico. O acabamento final é dado em outra politriz, isenta de massa, com a finalidade de lustrar a peça e remover o excesso de polidor da operação anterior.

Quais são os mecanismos de vulcanização das borrachas de ACM?

Os mecanismos de vulcanização da maioria das borrachas de ACM são de natureza alcalina, sendo todavia acelerados por materiais básicos, como por exemplo, o óxido de magnsio e retardados por materiais áácidos, como por exemplo, o áácido esteárico.

image


Acabamentos Superficiais

Uma das principais propriedades do acrílico é sua superfície brilhante revelando excelente qualidade ótica e transparência.


Lixamento Manual

Para os acabamento superficiais utilizam-se técnicas similares ao trabalho com madeira, envolvendo a lixa em uma peça com lados perfeitamente planos. Deve-se trabalhar com movimentos circulares, pressionando levemente a lixa contra a chapas, lubrificando-se com água e mudando a grana da lixa progressivamente, da mais grossa para a mais fina.


Lixamento Mecânico

Depois de cortadas, as bordas das chapas são lixadas com uso de um disco abrasivo de 25 cm de diâmetro e rotação de cerca de 3.000 r.p.m. Com discos de maior diâmetro a rotação deve ser da ordem de 1.500 r.p.m.


Raspagem

Utiliza-se raspadores ou rasquetes de metal para as bordas que já estejam razoavelmente lisas devido a operações anteriores. A lâmina geralmente segue o contorno real da superfície e se as irregularidades forem grandes, poderá resultar uma superfície ondulada.


Plainas

Outra técnica apurada, visando tornar as bordas das chapas acrílicas mais perfeitas, é o uso de plainas com serras de desbaste de elevada precisão. Recorre-se, inclusive ao acabamento “diamantado” das serras para se conseguir perfeição na operação de lixamento das bordas.


Polimento Mecânico

Depois do alisamento da superfície por meio de lixamento ou raspagem, as chapas acrílicas devem ser polidas em politrizes mecânicas. A roda de tecido de algodão sanfonado ou “boneca”, geralmente com diâmetro entre 15 cm (6”) a 35 cm (14”), e rotação em torno de 1.400 r.p.m.


Polimento a Chama

Outra técnica utilizada para polimento de bordas usinadas, porém, recomenda-se testar o procedimento antes da operação. Esta técnica pode provocar fissuras posteriores às chapas, caso a distância da chama estiver muito próxima da borda, degradando as reações moleculares do acrílico.


A origem da Borracha Nitrílica

Datada em 1931, a primeira menção à borracha nitrílica veio de uma patente francesa sobre a polimerização do acrilonitrilo e butadieno, compostos que fazem parte desse tipo de borracha. Ela também é conhecida como NBR, mas possui outras nomenclaturas comerciais, como Perbunan N (fabricado pela Bayer em 1934), Europrene, Nipol ou Krynac.


Aplicações da Borracha Nitrílica (NBR)

A borracha nitrílica é utilizada em aplicações variadas dentro da indústria.Normalmente, o NBR é exigido em processos que exigem maior resistência ao inchamento em combustíveis ou óleo, ao envelhecimento por calor e à abrasão.

image

Leave a Comment