Como funciona a braquiterapia?
A braquiterapia é um procedimento ambulatorial, ou seja: o paciente não precisa ficar internado ou passar dias no hospital. O processo costuma ocorrer em torno de uma hora aproximadamente, com a aplicação de anestesia – que pode deixar o paciente sonolento temporariamente. A braquiterapia requer uma preparação antes de ser aplicada no paciente.
Quais são os principais pontos que determinam os resultados da braquiterapia?
Um ponto importante, que determina em grande parte os resultados da braquiterapia, é a seleção adequada dos pacientes. A tecnologia de seleção é baseada na avaliação de indicadores clínicos e laboratoriais, exame rectal digital, na determinação precisa do volume de próstata.
Qual a diferença entre radioterapia e braquiterapia?
Diferente da radioterapia convencional, onde é utilizada uma fonte externa de alta precisão para atacar a doença, na braquiterapia se coloca um material (como uma cápsula ou semente) dentro do corpo do paciente, que servirá como um receptor da radiação e deixará o tumor no meio deste fluxo.
Como funciona a braquiterapia prostática?
A braquiterapia prostática consiste na inserção de “implantes” (“sementes”) radioativas no interior da próstata, sob controlo ecográfico e com monitorização em tempo real. É realizada num bloco operatório, sob anestesia loco-regional ou geral. Pode ser em regime ambulatório. O doente fica na posição de litotomia (“ginecológica”).
Quais os sintomas depois do tratamento da braquiterapia?
Os efeitos colaterais podem ser agudos (durante o tratamento) ou crônicos (semanas ou meses após o término do tratamento). Agudos: Ardência ao urinar; aumento da frequência urinária; pequeno sangramento vaginal; diarreia; saída de muco nas fezes; sensação frequente da necessidade de evacuar, mesmo com intestino vazio.
Quanto tempo dura os efeitos colaterais da braquiterapia?
Logo após uma sessão do tratamento, o paciente pode sentir dor ou inchaço na região tratada, que podem ser acompanhadas de um hematoma, decorrentes da ação da radiação localizada. Essas reações são mais suaves e costumam durar no máximo alguns dias.
Quais os efeitos colaterais da radioterapia na boca?
Possíveis efeitos colaterais Perda do paladar. Vermelhidão e irritação da boca e da garganta. Boca seca. Dificuldade de deglutição.
Quais os sintomas que podem aparecer depois do término da radioterapia?
Os efeitos colaterais da radioterapia na região do cérebro podem incluir: problemas de pele, perda de cabelo, inchaço do cérebro (aumento da pressão intracraniana), convulsão, dor de ouvido, perda de audição, dor de cabeça, náuseas e vômitos, perda de apetite, problemas cognitivos (como de memória e fala), fadiga, …
Qual o valor de uma sessão de braquiterapia?
A braquiterapia indicada para a remissão do câncer de próstata ainda não tem cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS). O custo fica em torno de R$30mil. Os planos de saúde cobrem a terapia.
Quem faz braquiterapia pode beber?
Em geral não há interações entre a radioterapia e o uso de álcool.
Quanto tempo duram os efeitos colaterais da radioterapia?
Eles tendem a desaparecer algumas semanas após o tratamento. O seu Médico Rádio-oncologista poderá auxiliar você a superar os efeitos colaterais da radioterapia da melhor forma possível. Mantenha um contato próximo com ele e avise sobre qualquer alteração no seu quadro de saúde.
Quanto tempo dura o efeito da radioterapia no corpo?
A radioterapia externa não deixa nenhum tipo de radiação remanescente. As pessoas que estarão em contato com o paciente em tratamento não estarão expostas a nenhum tipo de radiação. A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).
Como fica a garganta de quem faz radioterapia?
Muitos pacientes podem apresentar feridas na região da boca e na garganta que podem dificultar a ingestão de alimentos e bebidas. Isso pode levar à perda de peso e desnutrição. As feridas cicatrizam com o término da radioterapia, mas alguns pacientes podem continuar tendo problemas de deglutição por algum tempo.
Quando o câncer é considerado curado?
“Não existe consenso, mas costumamos considerar curado o paciente que atinge o marco de cinco anos sem evidência de doença após o trata- mento. Depois desse período, o risco de recidiva cai consideravelmente”, diz.
Quanto tempo a imunidade volta ao normal depois da quimioterapia?
Isso mostra que a passagem pelo nosso organismo é rápida. Os comprimidos em geral ficam por poucos dias (tamoxifeno 7 dias, anastrozol 2 dias, por exemplo). Os que mais costumam demorar, são os chamados anticorpos monoclonais(herceptin, por exemplo), que podem permanecer por até alguns meses.
Quais os efeitos tardios da radioterapia?
Estes efeitos tardios podem incluir: Perda de audição devido as altas doses de quimioterapia, especialmente com cisplatina. Risco de AVC, para aqueles que receberam altas doses de radioterapia no tratamento de tumores cerebrais. Efeitos colaterais no sistema nervoso, como neuropatia periférica.
Como fica o útero depois da braquiterapia?
Possíveis efeitos colaterais da braquiterapia. Os principais efeitos ocorrem no colo do útero e nas paredes da vagina. O efeito colateral mais comum é a irritação da vagina, que pode se tornar vermelha e dolorida. A vulva também pode ficar inflamada.
Quando o câncer do colo do útero volta?
Se o câncer volta após o tratamento é chamado de recidiva. Mas algumas pacientes podem desenvolver um novo câncer, o que é denominado de segundo câncer primário. Infelizmente, ter sido tratada contra o câncer de colo do útero não significa que você não pode ter um novo câncer.
O que é braquiterapia no colo do útero?
A braquiterapia – radioterapia em que o material radioativo, em forma de fios ou placas, fica em contato direto com o tumor – é uma das condutas terapêuticas mais utilizadas em casos de câncer de colo uterino avançado.
¿ Como é o efato colaterico da braquiterapia?
Por ser mais concentrada no local a tratar, a braquiterapia permite o uso de altas concentrações de radiação sem prejudicar as células saudáveis, o que diminui o risco os efeitos colaterais comuns como cansaço, vermelhidão, ressecamento e irritação na pele ou queda de cabelo, por exemplo.
¿ Quais os desventajos da braquiterapia?
No entanto, a braquiterapia também possui algumas desvantagens. A colocação do implante deve ser feita em hospital, por precisar de uma pequena cirurgia local. Além disso, o posicionamento inadequado do implante pode levar a uma aplicação de dose de radiação muito baixa ou muito alta, o que pode ser tóxico podendo comprometer o órgão mais próximo ao tumor.
¿ O que é a braquiterapia?
A braquiterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que utiliza radiação para reduzir ou eliminar as células cancerígenas.
¿ O que é consulta médica?
Consulta médica: serve para avaliar o estado geral de saúde, com análise ou pedido de exames de sangue, exames de diagnóstico e avaliação do estado físico;
Como é realizada a braquiterapia
A braquiterapia requer uma preparação antes de ser aplicada no paciente. Só depois de toda a análise prévia feita pelo médico ou especialista responsável, poderá ser dado o início ao procedimento. Veja o que ocorre em cada etapa do tratamento:
As desvantagens da Braquiterapia
A única e grande desvantagem da braquiterapia é o grau do seu alcance. Caso o tumor atinja outro órgão ou um gânglio linfático próximo, esse procedimento não conseguirá realizar todo o tratamento necessário. Por ser muito restrita, a braquiterapia é indicada para tumores muito pequenos.
Nível de radiação do tratamento de Braquiterapia
Com a aplicação de materiais radioativos (os “aplicadores”) dentro do corpo do paciente, é normal ter o receio de que se torne “radioativo” ou infectado de alguma forma. Porém, a dose de radiação é bastante pequena e, por isso, não causa risco ao paciente ou às pessoas próximas.
Terapia hormonal neoadjuvante
Com um volume de próstata de mais de 60 cm 3, os ramos do osso púbico cobrem parte do órgão e tornam impossível implantar cápsulas radioativas na parte anterolateral da glândula. Esta situação pode ser detectada durante o planejamento pré-operatório, que laca a capacidade de determinar a localização relativa do koai púbico e da próstata.
Técnica de braquiterapia
A técnica de braquiterapia consiste em duas etapas. Para realizar a distribuição mais precisa e efetiva da dose de radiação na próstata por meio de um sistema de planejamento baseado em computador, é necessário obter informações precisas sobre a forma eo volume da glândula.
Braquiterapia (radioterapia) do câncer de próstata: os resultados do tratamento
Após a braquiterapia, as concentrações de PSA flutuam por vários anos. Os critérios utilizados para avaliar a efetividade da cirurgia e radioterapia diferem um do outro. A base de dados europeia para 2005 incluiu 1.175 pacientes submetidos a braquiterapia em vários centros.
Braquiterapia (radioterapia) do câncer de próstata: complicações
As complicações mais freqüentes da braquiterapia são as reações de radiação (prostatite radiação, uretrite, proctite). A prostatite e a uretrite são clinicamente manifestadas sob a forma de disúria de severidade e duração variáveis dentro de um ano após a braquiterapia, em média, em 80% dos casos.
Quando É Indicada
Como É feita A Braquiterapia
-
Para fazer a braquiterapia são necessárias 4 etapas: 1. Consulta médica:serve para avaliar o estado geral de saúde, com análise ou pedido de exames de sangue, exames de diagnóstico e avaliação do estado físico; 2. Colocação do implante:existem diferentes tipos de implantes que são chamados de sementes, fitas, fios, agulhas ou cápsulas e eles podem ser fixados próximo …
Vantagens E Desvantagens
-
A braquiterapia é um tratamento seguro onde é possível aplicar altas doses de radiação diretamente no tumor, em poucos dias, aumentando a eficácia do tratamento e o controle do crescimento do tumor. Além disso, a braquiterapia diminui os riscos de lesões em tecidos e células saudáveis, diminuindo os efeitos colaterais como cansaço, vermelhidão, coceira ou ress…
Possíveis Efeitos Colaterais
-
Uma vez que utiliza radiação, a braquiterapia pode ter vários efeitos colaterais, que variam de acordo com a região e o tipo de câncer a tratar. No câncer no trato urinário ou gastrointestinal, os efeitos colaterais mais comuns são esterilidade, lesão na vagina ou menopausa. Quando a braquiterapia é utilizada para tratar câncer de endométrio, os ef…
Como É realizada A Braquiterapia
as Desvantagens Da Braquiterapia
-
A única e grande desvantagem da braquiterapia é o grau do seu alcance. Caso o tumor atinja outro órgão ou um gânglio linfático próximo, esse procedimento não conseguirá realizar todo o tratamento necessário. Por ser muito restrita, a braquiterapia é indicada para tumores muito pequenos.
Nível de Radiação Do Tratamento de Braquiterapia
-
Com a aplicação de materiais radioativos (os “aplicadores”) dentro do corpo do paciente, é normal ter o receio de que se torne “radioativo” ou infectado de alguma forma. Porém, a dose de radiação é bastante pequena e, por isso, não causa risco ao pacienteou às pessoas próximas. Deve se ter cuidado somente com crianças pequenas e mulheres grávidas, que são mais sensív…