
Quais eram as consequências da caça às bruxas?
Iniciando-se no sudeste da França em meados do século XV, a caça às bruxas visava encontrar culpados por eventos que variavam de pragas e colheitas falhadas até esterilidade feminina e impotência masculina.
Qual a crença da bruxa?
Você acredita em bruxas? A crença da época era de que as bruxas e os curandeiros recebiam auxilio de entidades sobrenaturais, também conhecidos como espíritos familiares.
Quais são as principais características da bruxa?
[1] A figura da bruxa como uma mulher, velha, feia, rabugenta e assustadora, foi introduzida a partir dos contos e histórias dos Irmãos Grümm (escritores alemães). [2] A posição da Igreja é contraditória referente ao tema “caça às bruxas”.
Por que as bruxas foram vítimas do Patriarcado?
No olhar feminista, as bruxas, através de seus conhecimentos medicinais e sua atuação em suas comunidades, exerciam um contra-poder, afrontando o patriarcado e, principalmente, o poder da Igreja. Em verdade, elas nada mais foram do que vítimas do patriarcado (ALAMBERT, Ano II, n° 48: 7).

Você acredita em bruxas?
A crença da época era de que as bruxas e os curandeiros recebiam auxilio de entidades sobrenaturais, também conhecidos como espíritos familiares. Estes, de acordo com o que acreditavam, assumia a forma de humanos ou animais e junto com as bruxas e curandeiros viajavam para uma reunião noturna – sabá – onde supostamente adoravam ao diabo e pecavam.
Como começou a caça às bruxas?
A caça começou na primeira metade do século XV, ao sudeste da França e Oeste da Suíça. Houve a padronização de um estereótipo de bruxa satânica no Concílio da Basileia, estabelecido entre 1431 e 1437, que foi propagado nos julgamentos futuros.
A caça às bruxas comunista
No século XX, o termo caça às bruxas ganhou outro sentido, mais amplo. Na década de 1950, o termo foi usado durante a guerra fria quando o Senador de Wisconsin, Joseph Raymond McCarthy acusou, julgou e executou, sem provas, diversas pessoas por suposta ligação com o comunismo.
