A comseguencia da açao do vento sobre o relevo

Full
Answer

Como o vento afeta o relevo da Terra?

A ação erosiva do vento, que atinge o ponto máximo nas zonas desérticas, secas e de vegetação escassa, também contribui para a destruição do relevo da Terra. O vento desprende as partículas soltas das rochas e vai polindo-as até transformá-las em grãos de areia.

Qual a importância do vento para o relevo da Terra?

Ainda assim, ele transporta partículas finas a centenas de quilômetros de seu lugar de origem. A ação erosiva do vento, que atinge o ponto máximo nas zonas desérticas, secas e de vegetação escassa, também contribui para a destruição do relevo da Terra.

Quais são as especificidades relativas aos ventos sinóticos?

Na propagação dos incêndios, são por vezes desvalorizadas algumas especificidades relativas aos ventos sinóticos nomeadamente, a quantidade de humidade que trazem em função da sua proveniência (Lourenço, L., 1988).

Qual é a intensidade da força do vento?

Ventos fortes podem ser muito destrutivos, pois geram pressão que vai contra a superfície de estruturas. A intensidade dessa pressão, por sua vez, é a força do vento. O efeito que ele proporciona nessa estrutura dependerá do tamanho e do formato que ela apresenta.


O que pode acontecer no relevo na ação dos ventos?

Ação dos ventos Em grande parte dos casos, o vento modifica o relevo em regiões litorâneas e também desérticas. Ambas são áreas de concentração de areia, desse modo, o vento sopra deslocando-a de um lugar para outro. Tal fenômeno é responsável pela formação das dunas.


Como o vento e a chuva interferem nas transformações do relevo terrestre?

A força das ondas provocadas pelos movimentos das águas do mar contribui para a transformação das rochas em sedimentos, no transporte e formação das areias e modelam superfícies litorâneas. O vento, outro importante agente de transformação do relevo, atua também na modelagem e transporte de sedimentos.


Como a ação do vento e da água modifica o relevo?

O relevo é modelado externamente através de processos erosivos. Dentre os agentes externos, o que mais se destaca na formação do relevo são as forças das águas. Isso acontece porque a água da chuva produz enxurradas e deslizamentos de terra em encostas.


Como o intemperismo os ventos as águas correntes e o homem afetam o relevo?

Ventos. Os ventos são um dos principais agentes modeladores de relevo externo. O processo de alteração pelo vento costuma ser lento e gradual, de modo que, com o tempo, novas formações rochosas são criadas. O vento transporta sedimentos e poeira, causando a erosão em alguns lugares e a sedimentação em outros.


Como o vento pode modificar o meio ambiente?

O vento modifica as paisagens pela chamada erosão eólica, ocorre normalmente em regiões planas, com índice baixa de chuva, normalmente onde a vegetação natural é escassa. Explicação: … Esse processo também pode ser feito pela ação das águas e geleiras, mas é o vento que “esculpe” as rochas, dando as formas.


Quais são as transformações provocadas pelos rios pelo vento e pela chuva que ocorrem na superfície terrestre?

A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.


Como as águas oceânicas podem modelar o relevo?

O mar também contribui na configuração do relevo, neste caso, do litoral. Isso ocorre quando as águas se chocam com as rochas, causando fendas na base das mesmas, formando as falésias (paredões íngremes localizados a beira do mar). Esse processo é provocado pelas águas oceânicas e recebe o nome de erosão marinha.


Como o ser humano pode alterar o relevo?

Isso se dá através de atividades como o corte de árvores, o tratamento do solo, criação de animais domésticos, a construção de edifícios, estradas asfaltadas, perfuração de montanhas para a abertura de minas ou túneis, ou ainda o lançamento de resíduos orgânicos e industriais no ar, rios e mares.


Como o relevo influência na hidrografia é como a hidrografia influência no relevo?

Resposta: O relevo influencia a hidrografia à medida que dita o sentido do curso dos rios e forma as bacias e regiões hidro- gráficas. A hidrografia influencia o relevo pela capacidade erosiva dos cursos d’água.


O que e intemperismo e como ele altera o relevo?

O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. Sua dinâmica acontece através da ação dos chamados agentes exógenos ou externos de transformação de relevo, como a água, o vento, a temperatura e os seres vivos.


Quais são os três tipos de intemperismo?

Fortemente influenciado por condicionantes externos como o clima, o intemperismo acontece em três tipos diferentes: o intemperismo físico, o intemperismo químico e o intemperismo biológico.


Qual e o processo do intemperismo?

O intemperismo físico ocorre quando há uma desagregação ou quebra das partículas de rochas, sendo que as suas estruturas fragmentam-se em pequenos sedimentos. Quando uma rocha se quebra em vários pedaços ou partículas de poeira, temos um exemplo de intemperismo físico.


quinta-feira, 8 de março de 2012

O vento é o agente com menor poder erosivo, pois só pode mover partículas pequenas e próximas do solo. Ainda assim, ele transporta partículas finas a centenas de quilômetros de seu lugar de origem.


Ação dos Ventos

O vento é o agente com menor poder erosivo, pois só pode mover partículas pequenas e próximas do solo. Ainda assim, ele transporta partículas finas a centenas de quilômetros de seu lugar de origem.

Leave a Comment