A dimensão política da pesquisa açao


O que caracteriza a pesquisa de ação?

A pesquisa-ação é individualizada e age em determinado grupo, realidade ou problemática. Portanto, contexto, processos e resultados da prática rotineira se limitam aos da prática envolvida, enquanto a pesquisa científica visa a uma generalização mais ampla possível.


Quais são as etapas de uma pesquisa-ação?

Devemos lembrar que na pesquisa-ação, o papel fundamental do pesquisador ou equipe de pesquisa é ajudar ao grupo no processo de pensar, agir, refletir e avaliar. Nesta etapa, o grupo deve desenvolver uma boa compreensão dos objetivos, interesses e possíveis obstáculos a enfrentar na execução do projeto.


O que é pesquisa-ação Segundo Lewin?

Para Lewin (1978, p. 216), pesquisa-ação é “um tipo de pesquisa de ação, uma pesquisa comparativa acerca das condições e resultados de diversas formas de ação social e pesquisa que leva à ação social”. Ele propôs como objetivo da pesquisa-ação, além da investigação teórica, a resolução do problema social.


O que é uma pesquisa-ação cite exemplos?

Pesquisa-Ação é geralmente usada nas áreas de análise de sistema ou sistemas de informação. Essa pesquisa possivelmente é feita dentro da própria instituição. O aluno vai fazer os testes, obter os resultados, mostrar os resultados, mas não vai aplicar em lugar nenhum.

Leave a Comment