A doença do barbeiro no açai

image

Quais são as formas de transmissão da doença de barbeiro?

Um novo ciclo pode ter início quando o barbeiro pica uma pessoa infectada e adquire esse parasita. Os tripomastigotas no barbeiro transformam-se em epimastigotas, multiplicam-se e voltam a se tornar tripomastigotas, que são liberados nas fezes desse inseto.

Como identificar o barbeiro?

Para identificar o barbeiro deve verificar se o inseto é achatado, preto ou marrom, de hábitos noturnos e se possui seis pernas. Geralmente o barbeiro é um pouco menor do que uma barata adulta.

Por que os barbeiros eram também cirurgiões?

Sabia que os Barbeiros eram também cirurgiões? Acredita-se que a arte da barbearia remonta ao Antigo Egipto quando se descobriram as primeiras navalhas. Isto significa que já nessa altura havia preocupações com o grooming masculino, ou seja, os homens já eram vaidosos.

Qual a importância do barbeiro?

Na Antiga Grécia e durante o império romano, o Barbeiro fazia mais do que só cortar o cabelo. Também era responsável pela saúde geral do corpo e do espírito. Já na Idade Média, havia o Barbeiro-cirurgião que cuidavam de soldados feridos após as batalhas, mas também faziam pequenas cirurgias, por exemplo em camponeses.

image


Como o açaí pode transmitir doença Chagas?

O pesquisador explica que o açaí em geral é contaminado quando um barbeiro, inseto vetor da doença, ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento. “Às vezes são os reservatórios utilizados na produção do vinho de açaí que estão contaminados”, conta.


Qual é a doença do açaí?

Resumo: No Brasil, a ingestão do açaí processado artesanalmente, sem tratamento térmico, tem sido relacionada a casos crescentes de doença de Chagas (Strawn et al., 2011), pela contaminação dos frutos pelo protozoário Trypanosoma cruzi (Pereira et al., 2009), agente causal da doença.


Como curar doença do barbeiro?

Para tratamento, ela disse que existem dois medicamentos fornecidos pelo SUS, o nifurtimox e o benznidazol e que se a pessoa for tratada na fase inicial a possibilidade de cura chega a 100%. “Na fase crônica, o índice pode variar de 30% a 70% de possibilidade de cura.


Como saber se o açaí tem Chagas?

Na fase aguda, seja por picada ou ingestão de alimentos contaminados, o protozoário instiga sintomas como febre, lesões na pele, mal-estar e talvez falta de ar. “Às vezes, parece uma doença viral”, compara Silvestre.


Qual o bicho que dá no açaí?

Comer açaí não significa que, automaticamente, a pessoa ficará doente. Mas o fruto costuma atrair uma espécie de inseto, mais conhecido por barbeiro, cujo intestino guarda os protozoários Trypanossoma cruzi – esses, sim, causadores da doença.


Qual a bactéria que tem no açaí?

Bactérias do gênero Staphylococcus sp. são notadamente conhecidas como agentes de doenças transmitidas por alimentos, causando vários danos à saúde individual e pública. Serratia sp. é um agente de infecção nosocomial, de trato urinário e infecções intestinais e intoxicação alimentar.


Qual o tempo de vida de uma pessoa com doença de Chagas?

O transplante aumenta em torno de 80% a expectativa de vida dessa pessoa, que pode viver com qualidade em torno de 10 anos mais. Já há estudos que mostram que a evolução do transplantado com Chagas é tão boa ou melhor do que os transplantes realizados por outras causas.


Como saber se o barbeiro está contaminado?

Marcos Boulos – No local da picada do barbeiro e da penetração das fezes infectadas pelo parasita, o primeiro sinal da inoculação é o inchaço. Se a picada for nas pálpebras, aparece o sinal de Romanã que se caracteriza pelos olhos vermelhos e inchados.


Quanto tempo leva para a doença de Chagas se manifestar?

Período de Incubação Transmissão oral: 3 a 22 dias; Transmissão vertical: pode ser transmitida em qualquer período da gestação ou durante o parto; Transmissão transfusional: em média, 30 a 40 dias; Transmissão acidental: aproximadamente, até 20 dias.


É seguro comer açaí?

As pesquisas e os dados epidemiológicos demonstram que o produto processado termicamente, pasteurizado no mínimo a 80°C por 10 s, torna-se seguro, enquanto o produto in natura ou apenas resfriado ou congelado poderá não ser.


Qual é a causa da doença de Chagas?

Doença de Chagas (DC) ou Tripanossomíase Americana é uma infecção parasitária, antropozoonose, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e transmitida pelo triatomíneo, popularmente conhecido como bicho-barbeiro.


Porque nao comer açaí?

O açaí é rico em carboidratos e isso pode ser negativo, quando o consumo é excessivo, pois favorece o acúmulo de gordura e pode estimular o desenvolvimento da diabetes. A fruta também não é recomendada para alguns casos de pacientes com câncer.


Como eliminar o barbeiro do açaí?

Entre os procedimentos recomendados está o tratamento por choque térmico dos frutos de açaí, para eliminar o protozoário Trypanosoma cruzi, agente causador da Doença de Chagas, e que pode ser encontrado no inseto conhecido como barbeiro.


Quanto vive um barbeiro?

O Barbeiro (Triatoma infestans) vive em média entre 1 e 2 anos, um tempo consideravelmente maior do que outros insetos.


Onde os barbeiros habitam?

Os barbeiros são mais comuns em estábulos, chiqueiros, galinheiros, pombais e casas de barros batido ou em folhagens usadas como telhado, apesar de menos comum também são vistos em casas de melhores construção, principalmente em móveis de madeira.


Todo barbeiro transmite Chagas?

Não, apenas os que estão contaminados com o protozoário causador da doença.


Existe algum tratamento?

Existe sim, após a confirmação da doença por um médico, é indicado o uso de benznidazol, que pode ser adquirido gratuitamente pelo SUS.


Quais prevenções devemos ter?

Para se prevenir de contrair a Doença de Chagas, evite lugares propícios a que o inseto se esconda, jogue fora pedras, acumulados de madeira, entulhos, entre outros. Também tome bastante cuidado ao tomar Caldo de Cana e Açaí, que também são transmissores.


O que é a doença de Chagas?

Ela é uma doença infecciosa transmitida pelo barbeiro que após picar a pele do ser humano, deposita suas fezes que está infectada com o protozoário.


Curiosidades sobre o transmissor da doença de chagas

Encontra-se, geralmente, em ambientes escuros, úmidos e quentes. Por possuir hábitos noturnos, a transmissão da doença de chagas acaba sendo mais provável quando se está dormindo.


Transmissão da doença de chagas

A doença de chagas, ao contrário do que muitos pensam, não é transmitida aos seres humanos diretamente pela picada.


Prevenções contra o inseto

É necessário não facilitar a instalação do barbeiro, ou seja, não dar espaço para ele. Feche os locais por onde o inseto possa entrar em sua casa e retire seus possíveis esconderijos (como por exemplo, pedaços de madeira, pedras, ou até alguma outra forma de entulho próxima à fundação da residência).


¿ Como se contagia a doenza de Chagas?

A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto, que se infecta com o parasita quando suga o sangue de um animal contaminado (gambás ou pequenos roedores). A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.


¿Que é o Trypanosoma cruzi?

O nome do parasita foi dado por seu descobridor, o cientista Carlos Chagas, em homenagem ao também cientista Oswaldo Cruz. Segundo os dados levantados pela Sucen, esse inseto de hábitos noturnos vive nas frestas das casas de pau-a-pique, ninhos de pássaros, tocas de animais, casca de troncos de árvores e embaixo de pedras.


Onde vive o inseto barbeiro?

Mais de 95% dos casos registrados de doença de Chagas no Brasil nas últimas duas décadas foram registrados no Amapá e no Pará. O contágio da doença de Chagas diretamente por meio da picada do inseto barbeiro é raríssimo, tendo sido apontado como erradicado no Brasil pela Organização Mundial da Saúde no ano de 2006.


Sintomas da doença de Chagas

O principal sintoma da picada de barbeiro é uma leve coceira. Graças a um analgésico contido na saliva do inseto, quando a picada atinge a pele humana, não existe dor, apenas uma pequena vermelhidão na região da picada.


Picada de barbeiro

É importante ressaltar que tomar picada de barbeiro não significa que se contraiu a doença de Chagas, porque para transmitir a doença o inseto precisa estar infectado. Se você foi picado por um barbeiro livre da doença deve sentir apenas uma leve coceira e vermelhidão no local afetado.


Todo barbeiro transmite Chagas?

Como dito anteriormente nem é todo barbeiro transmite Chagas. Além de eles precisarem estar infectados, existem apenas cinco de 123 espécies de barbeiro que transmitem a doença Trypanosoma cruzi, a doença de chagas.


Como identificar o inseto barbeiro

É comum acontecer a confusão de qualquer percevejo com o barbeiro, pois existem alguns insetos parecidos com o barbeiro. Em alguns casos eles até são apelidados de inseto barbeiro falso. Não se desespere ao ver um inseto parecido com o barbeiro.


1- Entrar na profissão por dinheiro

Este é um grandes e fatais erros de quem inicia a carreira de barbeiro. Como este mercado está crescendo cada vez mais, o faturamento é algo atraente para quem está buscando ganhar mais dinheiro.


2- Não investir no atendimento

Você tem muita coisa na sua cabeça nesse momento: comprar equipamentos, materiais, fazer testes…a vida iniciante de barbeiro é realmente agitada. Mas existe um ponto que não pode ser negligenciado em momento algum: o atendimento.


3- Deixar de lado o pós-venda

Na lista dos erros fatais cometidos por barbeiros iniciantes, o fato de não trabalhar o pós-venda não poderia estar de fora. Pois, considere que você aprendeu com nossa dica anterior e se dedicou ao máximo durante o atendimento. Ótimo! Mas então acaba ali. Se nenhum contato com o cliente é feito, você não se faz lembrar.


4- Não saber se vender

Você pode ser um excelente barbeiro, mas se não souber mostrar isso para as pessoas, de que adianta? Com todo o poder das redes sociais, é inevitável ter um espaço seu ali, mostrando seus resultados e público.


5- Parar de estudar

Podemos dizer, tranquilamente, que este é o maior erro e mais fatal cometido por barbeiros iniciantes: parar de estudar. Afinal, você vem estudando bastante para aprender a profissão, certo? E então entra para o mercado e se sente preparado para tudo.


Quais as suas funções

As funções de um Barbeiro estão centradas no cuidado da barba, mas passam também por muitas das tarefas que um cabeleireiro faz, como, por exemplo, lavar e cortar cabelo, pentear, fazer madeixas e nuances, descolorar, frisar e desfrisar.


Sabia que os Barbeiros eram também cirurgiões?

Acredita-se que a arte da barbearia remonta ao Antigo Egipto quando se descobriram as primeiras navalhas. Isto significa que já nessa altura havia preocupações com o grooming masculino, ou seja, os homens já eram vaidosos.


A importância das perucas

Quando apareceram as primeiras navalhas, foi um grande avanço para a profissão. Em 1840, foi mesmo inventada o sistema de barbear em T que, ainda hoje, é a base das lâminas de barbear.


Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de beleza masculina está em alta. A procura dos homens por serviços de estética tem crescido nos últimos anos e, portanto, os Barbeiros têm sido beneficiados com isso.


Como entrar na carreira de Barbeiro

Não há como entrar na profissão de Barbeiro sem formação. Até podes tentar, tirando partido do jeitinho que tens para o ofício, mas é sempre fundamental adquirir as técnicas do métier.


Onde estudar para Barbeiro

Há muitos cursos técnicos que ensinam as técnicas do ofício de Barbeiro. Para saberes como escolher, deves focar-te em formações que ensinem o chamado corte degradé (ou com graduação), bem como técnicas de barbas.

image

Leave a Comment