A erosa e provocada pela açao do

image


Qual e a principal causa da erosão?

Na natureza, o processo erosivo ocorre pela ação natural do sol, de ventos e, principalmente, da água da chuva. No entanto, práticas do agronegócio podem contribuir para o processo ocorrer, como o desmatamento, plantio em terreno inclinado, queimadas, monocultivo, uso abusivo de fertilizantes e excesso de pastoreio.


Quais os tipos de erosão provocada pela ação?

Conheça os Principais Tipos de ErosãoErosão pluvial.Erosão fluvial.Erosão eólica.Erosão glacial. Leia mais:


Como se dá o processo de erosão?

Erosão é o sistema de deterioração dos solos e rochas provocado por agentes naturais (chuva, água, vento, gelo, clima, etc.) e antrópicos (intervenção humana). As partículas com os nutrientes da superfície são arrastados de um local para outro, provocando modificações nas paisagens.


Quais são os principais agentes responsáveis pela erosão?

Principais agentes erosivosAgente pluvial. Diz respeito às águas da chuva, que variam conforme sua intensidade e frequência. … Agente fluvial. … Agente marinho. … Agente eólico. … Agente glacial. … Agente gravitacional.


Quais são os três tipos de erosão?

Tipos de erosãoErosão antrópica. Como mencionado anteriormente, a erosão antrópica ocorre através de ações do ser humano. … Erosão eólica. O vento é um poderoso agente de erosão, capaz de transportar poeira, areia e cinzas de um lugar para outro. … Erosão fluvial.


Quais os tipos de erosão e suas características?

A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.


Quando ocorre a erosão do solo?

A erosão do solo é um desgaste natural que ocorre por causa da ação da água corrente, do vento, ou de atividades humanas que resultam no desgaste ou remoção do solo. Esse é um processo que tem desempenhado um papel importante para a formação da Terra há, pelo menos, 450 milhões de anos.


O que não é um agente erosivo?

Entre as alternativas apresentadas, apenas os sedimentos não podem ser considerados agentes erosivos, isso porque sua constituição é resultado das erosões, e não a causa para elas.


Quais são os principais fatores que intensificam processos erosivos?

Confira abaixo os principais fatores que Influenciam a erosão:Chuva. A chuva acaba sendo o principal fator climático relacionado à erosão. … Solo. … Relevo. … Vegetação. … Manejo. … Ação antrópica.


Quais os agentes responsáveis pelo desgaste ou erosão das rochas sedimentares?

Fatores que contribuem com a erosão Na natureza, o intemperismo causa a desintegração e transformação das rochas. O intemperismo é o conjunto de processos químicos, biológicos e físicos que alteram toda a estrutura rochosa do solo. O intemperismo químico acontece pela ação das águas (de rio, mar ou precipitações).


O que é erosão do solo e como ela ocorre

A erosão do solo é um processo em que partículas são transportadas da matriz do solo para outro local por meio da ação de algum agente, normalmente o vento ou a água.


Fatores que afetam a erosão do solo

Existem diversos fatores que afetam diretamente a erosão do solo na sua propriedade, eles são a erosividade, a erodibilidade, topografia, a cobertura do solo e uso de práticas agrícolas.


Esta lista de exercícios permitirá a aferição dos seus conhecimentos sobre o processo de erosão, um fenômeno natural que é intensificado por meio das atividades humanas

A erosão é um fenômeno natural que envolve diversos elementos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma ação típica do processo de erosão:


Respostas

Alternativa E. A erosão corresponde aos processos de desgaste, transporte e sedimentação do solo e das rochas em função da atuação dos agentes erosivos. Sendo assim, é a responsável pelo transporte de pequenas partículas de solo no meio.


1. RESUMO

O solo é um recurso natural de alta importância social, econômica e ambiental. As práticas agrícolas inadequadas são responsáveis em grande parte pelo processo de erosão, contribuindo para a perda de solo e a baixa produtividade.


2. INTRODUÇÃO

As atividades agrícolas é a mais antiga atividade humana. Mais da metade da população mundial sobrevive com o trabalho nas fazendas, na produção de alimentos e outras matérias primas para indústria.


4. OBJETIVOS

Verificar o problema de erosão hídrica nos solos agrícolas, sob aspectos de condições de clima, solo e relevo de cada região e as necessidades de promover desenvolvimento econômico e conciliar as praticas conservacionistas de preservação dos solos.


5. MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa teve início com um amplo levantamento bibliográfico sobre o estudo dos solos, suas propriedades biológicas, físicas e químicas e o processo erosivo do solo em virtude das atividades agrícolas, bem como as características distintas da região em estudo de acordo com o tipo de clima e relevo.


6. REFERENCIAL TEÓRICO

O solo é a camada mais superficial da Terra, é o recurso mais básico onde se estabelece uma nação, desempenhando como principal função ser suporte e fonte de nutrientes para a vegetação e a base de toda a cadeia alimentar.


7. RESULTADOS

Os dados obtidos através das visitas a propriedades rurais, de entrevistas com produtores agrícolas do município e visita a técnicos agrícolas de Cooperativa de produtores, foram convertidos em gráficos, para uma melhor compreensão da importância de se utilizar de técnicas preventivas de erosão do solo a partir das culturas desenvolvidas, como principal fonte de renda para grande parte dos produtores do município..


8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A erosão é percebida pelos diferentes tipos de uso do solo. No entanto um uso particular pode ter também grandes variações na quantidade de perda de solo dependendo do conhecimento detalhado dos cultivos.

image

Leave a Comment