A estraçao do açai com os pés


Que jeito que é o pé de açaí?

Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. tronco de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.


Quem colhe açaí e o quê?

Quem colhe os frutos é a comunidade ribeirinha – mais especificamente os “peconheiros”, que recebem esse apelido pois escalam as árvores de 20 a 25 metros com auxílio da peconha. É uma espécie de corda que, enrolada ao redor dos pés, facilita a subida.


Qual é o nome da árvore do açaí?

Ciclo de Vida: Perene O açaí ou açaizeiro é uma palmeira nativa da região amazônica, cujos deliciosos frutinhos, são amplamente consumidos pela população local e vem conquistando o Brasil e o resto do mundo nas últimas décadas.


Como é feita a extração do açaí?

A colheita é uma operação onerosa e difícil e deve ser feita sempre no início da manhã, com o auxílio de facas bem afiadas para a realização de cortes no cacho próximos à inserção do estipe. Em plantas altas e com estipes finos, a colheita constitui-se uma operação onerosa e difícil de ser realizada.


Como se chama a pessoa que é viciada em açaí?

Viciados em acai – Acaizeiro.


Qual é a safra do açaí?

A safra do açaí varia de acordo com a região. No Pará, principal produtor, o período de safra do açaí vai de agosto a novembro. No estuário amazônico o pico da safra ocorre no período de julho/agosto.


Qual palmeira da açaí?

O açaí, fruto da palmeira Juçara (Euterpe edulis Martius), vem sendo explorado por agricultores familiares catarinenses, que tiram dele o sustento sem comprometer a biodiversidade da floresta.


Qual é a planta do açaí?

Euterpe oleracea MartO açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma planta nativa da Amazônia brasileira, sendo o Pará seu principal centro de dispersão natural.


Qual a diferença entre palmeira juçara e açaí?

“O açaí é mais utilizado para a produção de polpa de frutas. Os frutos tanto da juçara (euterpe edulis), quanto do açaí (euterpe oleracea) são muito parecidos e por isso são confundidos. Só que o fruto do açaizeiro vai ter uma oferta de polpa maior. A juçara é muito mais utilizada para a produção de palmito.


Como colher o açaí?

Agrônomo explica o ponto certo para colher e extrair a polpa do açaí | Agronegócios | G1. O ponto ideal é quando ele está preto e com uma camada esbranquiçada. Depois de colhido, o fruto deve ser batido em no máximo um dia.


Qual é a fruta que faz o açaí?

Açaí, típico da região Amazônica, fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea, família Palmae) é muito utilizado pelos habitantes no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes.


Qual é a origem do açaí?

O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica.


O Cachorro e o Coelho

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.


A Lenda do Nascimento das Aves

“ Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” (Isaias 40.31)


O menino, o velho e o burro

“ Porque veio João o Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônio; Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos. ” Lucas 7.33-35.


As Estrelas do Mar

“ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.


O Elefante

“ Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12.1)


O Cavalo

          “ Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” (2Coríntios 4.8-9;18)


Introdução

Chama-se sequência ou sucessão numérica, a qualquer conjunto ordenado de números reais ou complexos. Assim, por exemplo, o conjunto ordenado A = ( 3, 5, 7, 9, 11, … , 35) é uma sequência cujo primeiro termo é 3, o segundo termo é 5, o terceiro termo é 7 e assim sucessivamente.


Conceito de Progressão Aritmética – PA

Chama-se Progressão Aritmética – PA – à toda sequência numérica cujos termos a partir do segundo, são iguais ao anterior somado com um valor constante denominado razão.


5 – Soma dos n primeiros termos de uma Progressão Aritmética

Seja a PA ( a 1, a 2, a 3, …, a n-1, a n ).
A soma dos n primeiros termos S n = a 1 + a 2 + a 3 + … + a n-1 + a n , pode ser deduzida facilmente, da aplicação da segunda propriedade acima.


Historiografia

Image
Uma historiografia do tema iniciar-se-á pelos textos de Diogo Gomes de Sintra e de Valentim Fernandes Alemão relativos ao descobrimento do arquipélago e, posteriormente, pelo de Pompeo Arditi (“Il viaggio che fece Pompeo Arditi da Pesaro all’Isola di Madera e alle Azzorre”). A estes soma-se a obra “Saudades da

See more on pt.wikipedia.org


para Uma Pré-História Dos Açores

  • As referências coevas a uma estátua equestre na ilha do Corvo no século XVI, a moedas cartaginesas e cirenaicas no Corvo no século XVIII, e as inscrições existentes na falésia da costa da freguesia das Quatro Ribeiras, na ilha Terceira, apesar de nunca aceites pela historiografia oficial, parecem indiciar a visitação humana ao arquipélago na Idade Antiga. Com a queda do I…

See more on pt.wikipedia.org


A Toponímia

  • Outra questão muito debatida é a atribuição da toponímia “Açores” ao arquipélago. Ela já figura no globo de Martinho da Boémia que, em 1492, havia estado no Faial, referindo as ilhas dos Grupos Oriental e Central de “Insulae Azore” e as duas restantes, do Grupo Ocidental, de “Insulae Flores”. Na cartografia anterior, as ilhas eram identificadas quer como “Ilhas Afortunadas” quer …

See more on pt.wikipedia.org


Do povoamento à Crise de 1580

  • Aspectos político-administrativos
    É no período de Pedro de Portugal, 1.º Duque de Coimbra (1392-1449), regente na menoridade de Afonso V de Portugal, que se verifica o grande arranque do povoamento do arquipélago, conforme determinação expressa pela carta régia de 2 de julho de 1439: 1. “Dom Afonso, etc. A …
  • Aspectos económicos e sociais
    Para melhor aproveitamento económico, as ilhas foram divididas em capitanias. O capitão do donatário recebia a redízima (10%) de todos os dízimos cobrados na capitania e tinha o monopólio dos moinhos, do comércio do sal e dos fornos de cozedura de pão. O cargo era de c…

See more on pt.wikipedia.org


A Crise de 1580 E A Resistência à União Pessoal Com Castela

  • Morto o cardeal-rei a 31 de Janeiro de 1580, perante a falta de uma decisão clara sobre a sucessão, os dois principais pretendentes passam à acção: Filipe II de Espanha, o mais poderoso monarca europeu do tempo, acelera a pressão sobre Portugal, tendo do seu lado a generalidade da nobreza e clero; o Prior do Crato, desprezado pela nobreza por ser filho de uma judia, conseg…

See more on pt.wikipedia.org


A Guerra Do Castelo E A Restauração

  • Aquando do golpe de 1 de Dezembro de 1640, que levou à Restauração da Independência Portuguesa, estava em Lisboa o fidalgo terceirense Francisco Ornelas da Câmara, o qual aparentemente mantinha algumas ligações com os conjurados, sendo um dos primeiros aderentes à causa da nova dinastia de Bragança. Recebido pelo novel rei João IV de Portugal no…

See more on pt.wikipedia.org


Da Restauração à Capitania Geral

  • Nos finais do século XIX, a pressão populacional nos Açores e a expansão económica do Brasil levaram à emigração de muitos açorianos para este país da América do Sul. Esta movimentação humana não era, contudo, um fenómeno novo. Com efeito, desde 1617 que a colonização do estado autónomo do Maranhão, Pará e Ceará se tinha iniciado com a ida de centenas de casais …

See more on pt.wikipedia.org


A Capitania Geral

  • Por Decreto de 2 de agosto de 1766 o Consulado Pombalino extinguiu as Capitanias, que existiam desde o século XV, e instituiu em seu lugar a Capitania Geral dos Açores, a cargo de um capitão-general com vastos poderes, equiparáveis ao de um Vice-rei.[25] Este governo, com sede na cidade de Angra, na ilha Terceira, abrangia todas as nove ilhas, com um Regimento próprio. …

See more on pt.wikipedia.org


O Advento Do Liberalismo

  • No contexto da Revolução liberal do Porto (1820), eclodiu na Fortaleza de São João Baptista na Terceira, a Revolta Constitucional de Angra (1821), o primeiro movimento revolucionário de cunho liberalista nos Açores, liderado pelo antigo Capitão-general, brigadeiro Francisco António de Araújo e Azevedo, a 2 de abril de 1821, debelado no contra-golpe que se sucedeu, na noite de 3 …

See more on pt.wikipedia.org


A Guerra Civil E A Regência de Angra

  • Em reação à proclamação de D. Miguel, apoiada pelo Capitão-general dos Açores, José Quintino Dias, comandante do Batalhão de Caçadores n.º 5 liderou um golpe apoiado pelos liberais terceirenses e pelos deportados da fragata Amazona, e tomou a Fortaleza de São João Baptista da Ilha Terceira (12 de julho de 1828). Tendo o detido o Capitão-General, fez reunir a Câmara de …

See more on pt.wikipedia.org

Leave a Comment