A expressão facial e a açao dos musculos da face

Full
Answer

Quais são os músculos da expressão facial?

Músculos da Expressão Facial. O s músculos da expressão facial que tem como nervo motor o facial, apesar da sua designação de caráter funcional, as funções mais importantes desses músculos relacionam-se com a alimentação, mastigação, fonação e piscar de olhos. Os músculos da expressão facial que mais interessam à Odontologia são os peribucais, …

Onde fica o músculo facial?

Ele é inervado por ramos bucais do nervo facial e sua origem se dá na superfície malar do osso zigomático e se insere no lábio inferior (mais especificamente entre o levantador do lábio superior e o zigomático maior).

Qual é a função da expressão facial?

Apesar do nome, a expressão facial não é sua função principal, mas a alimentação, a mastigação, a fonação e o piscar dos olhos. Músculo Frontal ou Epicrânio, quando contraído, forma as rugas horizontais na testa. Músculo Corrugador do Supercílio, puxa a sobrancelha para baixo e para o meio, produzindo as rugas verticais na testa.

Qual é a origem dos músculos faciais?

Todos os músculos faciais derivam do segundo arco faríngeo e, portanto, são inervados pelo nervo facial. Originalmente eles formaram uma única placa muscular, mas durante o curso do desenvolvimento embriológico eles se separaram.


Qual é o músculo da expressão facial?

Os músculos da expressão facial são chamados cuticulares, pois se inserem na cútis e na mucosa, e possibilitam numerosas combinações de expressões. Constituem uma camada quase única, com feixes de fibras de um músculo unindo-se aos de outros, e podendo ainda ocorrer um entrelaçamento nos seus pontos de inserção.


Qual é a função dos músculos faciais?

A função desse músculo envolve a compressão da abertura nasal com sua parte transversa e a dilatação das narinas com sua parte alar. Essas ações são importantes na criação de certas expressões faciais como de raiva, mas também permitem a respiração profunda.


Como funcionam as expressões faciais?

Para que uma expressão facial possa ser entendida, o indivíduo receptor deve ter a habilidade de reconhecer a expressão, interpretar o seu significado, entender a sua motivação e responder a ela. Esse processo todo em que acontece essa comunicação não-verbal é a cognição social.


Qual a função do músculo zigomático?

Estes músculos formam a estrutura e realizam as funções das bochechas e dos lábios. A principal ação do zigomático maior é puxar o ângulo da boca superolateralmente. Ele facilita a fala e a criação de expressões faciais de forma coordenada com outros músculos.


Quais são os principais músculos da face?

6- mento: eleva e desloca para frente o lábio inferior. 7- músculo orbicular da boca: é responsável por fechar a boca. 8- músculo corrugador: puxa a sobrancelha para baixo e para o meio, produzindo as rugas verticais na testa. 9- músculo orbicular do olho: dito também orbicular das pálpebras.


Como ler o comportamento de uma pessoa?

Como ler a linguagem corporal?postura ereta, movimentos ágeis e firmes costumam ser sinal de confiança;mãos na cintura durante a interação representam agressividade;pés e pernas inquietos demonstram ansiedade ou impaciência;braços cruzados podem ser um sinal de postura defensiva;More items…


Músculos do crânio e pescoço

Músculo epicrânio: fronte, superfície externa do dorso da cabeça ( músculo occipitofrontal ), acima da orelha ( músculo temporoparietal) → camada fibrosa do escalpe (gálea aponeurótica).


Músculos do ouvido externo

Músculos auriculares: fáscia temporal ( músculo auricular anterior ), gálea aponeurótica ( músculo auricular superior ), processo (apófise) mastóide ( músculo auricular posterior) → pavilhão auricular.


Inervação

Todos os músculos faciais derivam do segundo arco faríngeo e, portanto, são inervados pelo nervo facial. Originalmente eles formaram uma única placa muscular, mas durante o curso do desenvolvimento embriológico eles se separaram.


Nota clínica

A inabilidade de mover músculos faciais é um clássico sintoma de paralisia do nervo facial. Pode-se diferenciar clinicamente entre lesões periféricas e lesões centrais.


A finalidade dos músculos da face

A principal diferença entre os músculos da face e os outros músculos esqueléticos do corpo é que os músculos faciais não movimentam ossos e articulações, mas sim a pele. Entretanto, mesmo assim, em alguns casos tais músculos possuem uma relação óssea.


Músculo Bucinador

Este é um músculo acessório muito importante na mastigação. Ele mantém o alimento sob pressão direta dos dentes. Além disso, ele deprime e comprime as bochechas contra a mandíbula e maxila.


Músculo Orbicular da boca

Este músculo é responsável pelo fechamento direto dos lábios. O músculo orbicular da boca é inervado por ramos bucais do nervo facial. Além disso, sua origem é na parte marginal e labial da boca, e sua inserção se dá na rima da boca.


Músculo Risório

O músculo risório é um importante músculo da risada, uma vez que sua finalidade é retrair o ângulo da boca (riso forçado). Logo, ele se origina na fáscia do músculo masseter e se insere na pele do ângulo da boca. Também, o músculo risório é inervado pelos ramos mandibular e bucal do nervo facial.


Músculo Mentoniano

Este é um músculo que tem como ação principal elevar e projetar para fora o lábio superior e enrugar a pele do queixo. Ele tem origem na fossa incisiva da mandíbula e a sua inserção se dá na pele do queixo. A inervação deste músculo vem pelos ramos mandibular e bucal do nervo facial.


Músculo Elevador do Lábio Superior

Como o próprio nome diz, este músculo levanta o lábio superior e leva-o um pouco para frente. A inervação dele se dá pelos ramos bucais do nervo facial. O músculo elevador se origina na margem inferior da órbita acima do forame infra-orbital, maxila e zigomático. Além disso, ele se insere no lábio superior e na asa do nariz.


Músculo Depressor do Lábio Inferior

Este músculo repuxa o lábio inferior diretamente para baixo e lateralmente fazendo a expressão de ironia. Ele é inervado pelos ramos mandibular e bucal do nervo facial. Sua origem é na linha oblíqua da mandíbula e se insere na pele do lábio inferior.

Leave a Comment