A fabula moral uma boa açao ganha a outra

Full
Answer

Quais são as melhores fábulas com moral?

As 13 melhores fábulas com moral 1. A raposa e o leão Tinha a Raposa o seu covil bem fechado e estava lá dentro a gemer, porque estava doente; chegou à… 2. A cigarra e a formiga Havia uma cigarra que passou todo o verão a cantar, aproveitando os agradáveis fins de tarde e… 3. O burro e a …

Qual é a moral de vida de uma fábula antiga?

Esta fábula antiga tem, como moral de vida, a função de alertar para um mundo perverso, onde os mais fortes costumam sair como superiores, aproveitando-se dos mais fracos. Ou seja, os mais poderosos costumam tentar aproveitar-se dos justos e fracos, criando situações de injustiça. 7. A Raposa e a Cegonha

Quais são as fábulas que nos ensinam como nos comportar em diferentes situações ao longo da vida?

Em geral, são protagonizadas por animais inteligentes e falantes que nos ensinam como nos devemos comportar em diferentes situações ao longo da vida. Grande parte das fábulas que conhecemos hoje foram escritas pelo grego Esopo, há dois mil anos. 1. A raposa e o leão

Quais são as principais fábulas?

As fábulas são narrativas curtas seguidas de uma moral. Em geral, são protagonizadas por animais inteligentes e falantes que nos ensinam como nos devemos comportar em diferentes situações ao longo da vida. Grande parte das fábulas que conhecemos hoje foram escritas pelo grego Esopo, há dois mil anos. 1. A raposa e o leão


O que significa a moral Uma boa ação ganha outra?

É uma expressão popular, uma lição de moral. Significa que, quando uma pessoa presta uma boa ação, em resposta essa pessoa pode receber a mesma ação futuramente. O ato de ajudar o próximo é um ciclo. Tal ato pode acabar retornando à você mesmo que seja nos momentos mais imprevisíveis.


O que é fazer uma boa ação?

É comum pensarmos que boas ações estão relacionadas a bem materiais, a ajudar o outro com algo material de alguma forma. Entretanto, uma boa ação nem sempre precisa ser dessa forma. É possível praticar o bem com pequenas atitudes diárias.


Qual a importância de fazer uma boa ação?

Atos de boa fé ou o simples hábito de boas maneiras melhoram o ambiente em que vivemos e incentivam todos ao nosso redor a fazer o mesmo. Mesmo a menor das boas ações pode mudar a vida de uma pessoa.


Qual é o valor das boas ações?

O bem é um valor reconhecido como o ideal ético, é a base da boa ação, da ação correta e da virtude. O bem é o oposto do mal, em algumas teorias e correntes filosóficas e religiosas, o Bem (com maiúscula) é o objetivo da vida humana.


O que é fazer o bem para uma pessoa?

Além de ser educado e sorrir para as pessoas, outra forma de se fazer o bem é ajudar quem precisa. Sendo assim, confira se no seu bairro tem algum asilo, um abrigo de crianças ou outras instituições e faça algo por essas pessoas.


Quais são as melhores ações para investir no momento?

Saiba o que os analistas comentaram sobre os papéis mais recomendados para este mês:Vale. Ação: VALE3. Comentário: XP Investimentos. … Itaú Ação: ITUB4. Comentário: Guide. … PetroRio. Ação: PRIO3. Comentário: Ativa Investimentos. … Suzano. Ação: SUZB3. … Gerdau. Ação: GGBR4. … BTG Pactual. Ação: BPAC11. … Vibra. Ação: BRDT3. … Petrobras. Ação: PETR4.


Que boas ações Você já praticou na sua vida em favor do seu próximo Cite uma delas?

Cumprimentar um estranho;Doar roupas usadas; Ser um ombro amigo;Segurar a porta do elevador; Ceder lugar a alguém no metro;Doar sangue; Reciclar;Levar docinhos para os colegas de trabalho; <3. Oferecer comida a um morador de rua/


Quais as melhores ações da b3?

O que esperar do mercado? Espinhel acredita que a Bolsa brasileira ainda se encontra em um patamar muito atrativo na relação preço/lucro. … Visão setorial. … Vale (VALE3) … Itaú Unibanco (ITUB4) e Petrobras (PETR4) … Suzano (SUZB3) … Weg (WEGE3) … Arezzo (ARZZ3) e Lojas Renner (LREN3)


1. A raposa e o leão

Tinha a Raposa o seu covil bem fechado e estava lá dentro a gemer, porque estava doente; chegou à porta um Leão e perguntou-lhe como estava, e que a deixasse entrar, porque a queria lamber, que tinha virtude na língua, e lambendo-a, logo havia de sarar.


3. O burro e a cobra

Como recompensa por um serviço prestado, os homens pediram a Júpiter a eterna juventude, o que ele concedeu. Pegou na juventude, pô-la em cima de um Burro e mandou que a levasse aos homens.


5. O rato e a rã

Um Rato desejava atravessar um rio, mas tinha medo, pois não sabia nadar. Pediu então ajuda a uma Rã, que se ofereceu para o levar para o outro lado desde que se prendesse a uma das suas patas.


6. A serpente e o cabrito

Uma Cabra que andava a pastar com o filho pisou sem querer uma Serpente com os pés. Esta, assanhada, levantando-se um pouco, picou a Cabra numa teta; mas como o filho logo viesse a mamar, e chupasse com o leite o veneno da Serpente, salvou a Mãe, e ele morreu.


7. O cão e a carne

Um Cão levava na boca um pedaço de carne, e, ao atravessar um rio, vendo a carne refletida na água, pareceu-lhe esta maior e soltou a que levava nos dentes para apanhar a que via dentro de água. Porém como a corrente do rio arrastou a carne verdadeira, com ela foi também o seu reflexo, e ficou o Cão sem uma e sem outro.


8. O ladrão e o cão de guarda

Um ladrão, desejando entrar à noite numa casa para a roubar, deparou-se com um cão que com os seus latidos o impedia. O cauteloso ladrão, para apaziguar o Cão, lançou-lhe um bocado de pão. Mas o Cão disse:


9. O lobo e o cordeiro

Estava um Lobo bebendo água num ribeiro, quando avistou um Cordeiro que também bebia da mesma água, um pouco mais abaixo. Mal viu o Cordeiro, o Lobo foi falar com ele de cara feia, mostrando os dentes.


3. A Raposa e as Uvas

Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas.


4. A Raposa e o Leão

Tinha a Raposa o seu covil bem fechado e estava lá dentro a gemer, porque estava doente; chegou à porta um Leão e perguntou-lhe como estava, e que a deixasse entrar, porque a queria lamber, que tinha virtude na língua, e lambendo-a, logo havia de sarar.


6. O Lobo e o Cordeiro

Um cordeiro estava bebendo água num riacho. O terreno era inclinado e por isso havia uma correnteza forte.


7. A Raposa e a Cegonha

A Raposa convidou a Cegonha para jantar e lhe serviu sopa em um prato raso.
-Você não está gostando de minha sopa? – Perguntou, enquanto a cegonha bicava o líquido sem sucesso.
– Como posso gostar? – A Cegonha respondeu, vendo a Raposa lamber a sopa que lhe pareceu deliciosa.
Dias depois foi a vez da cegonha convidar a Raposa para comer na beira da Lagoa, serviu então a sopa num jarro largo embaixo e estreito em cima.
– Hummmm, deliciosa! – Exclamou a Cegonha, enfiando o comprido bico pelo gargalo – Você não acha?
A Raposa não achava nada nem podia achar, pois seu focinho não passava pelo gargalo estreito do jarro.


8. O Leão Apaixonado

Certa vez um leão se apaixonou pela filha de um lenhador e foi pedir a mão dela em casamento. O lenhador não ficou muito animado com a ideia de ver a filha com um marido perigoso daquele e disse ao leão que era uma honra, mas muito obrigado, não queria. O leão se irritou; sentindo o perigo, o homem foi esperto e fingiu concordava:


9. A Lamparina

Uma lamparina cheia de óleo gabava-se de ter um brilho superior ao do Sol. Um assobio, uma rajada de vento e ela apagou-se. Acenderam-na de novo e lhe disseram:


10. O Leão e o Rato

Certo dia, estava um Leão a dormir a sesta quando um ratinho começou a correr por cima dele. O Leão acordou, pôs-lhe a pata em cima, abriu a bocarra e preparou-se para o engolir.
– Perdoa-me! – gritou o ratinho – Perdoa-me desta vez e eu nunca o esquecerei.


1. A Cigarra e a Formiga

A cigarra passou o verão cantando, enquanto a formiga juntava seus grãos. Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa da formiga para pedir que lhe desse o que comer.


3. O Estômago e os Pés

O estômago e os pés discutiam sobre sua força. Como os pés, a toda hora, dissessem que eram tão superiores em força que carregavam o próprio estômago, este respondeu: “Mas, meus caros, se eu não lhes fornecesse alimento, vocês não poderiam carregar-me”.


4. A Raposa e a Máscara

Uma raposa, tendo entrado na casa de um ator e mexido em cada uma de suas vestes, encontrou também uma cabeça de máscara muito bem trabalhada. Tomou-a nas patas e disse: “Oh! Que cabeça! Mas não tem cérebro”.


5. Zeus e a Serpente

Como Zeus se casasse, todos os animais lhe trouxeram presentes, cada um de acordo com suas posses. Uma serpente, rastejando, subiu até ele, levando uma rosa na boca. Zeus a viu e disse: “Recebo presentes de todos os outros, mas de tua boca não aceito nada, de forma alguma”.


6. O Mosquito e o Touro

Um mosquito, depois de permanecer por muito tempo pousado no chifre de um touro, quando estava para partir, perguntou ao touro se já desejava que ele fosse embora. O touro, tomando a palavra, disse: “Nem quando vieste eu senti, nem tampouco quando fores eu sentirei”.


7. A Lamparina

Uma lamparina cheia de óleo gabava-se de ter um brilho superior ao do Sol. Um assobio, uma rajada de vento e ela apagou-se. Acenderam-na de novo e lhe disseram:


8. A Serpente e o Cabrito

Uma Cabra que andava a pastar com o filho pisou sem querer uma Serpente com os pés. Esta, assanhada, levantando-se um pouco, picou a Cabra numa teta; mas como o filho logo viesse a mamar, e chupasse com o leite o veneno da Serpente, salvou a Mãe, e ele morreu.


DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

As fábulas são composições literárias curtas, escritas em prosa ou versos em que os personagens são animais que apresentam características antropomórficas, muito presente na literatura infantil.


Dica de leitura: Por que planejar? Como Planejar?

Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo “Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)”, lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!


Como referenciar esta página de acordo com as normas da ABNT?

Plano de aula: Fábulas. Pedagogia ao Pé da Letra, 2017. Disponível em: <https://pedagogiaaopedaletra.com/plano-de-aula-fabulas/>. Acesso em: 23 de fevereiro de 2022.

Leave a Comment