A falta da açao pedagogica na gestão demaocratica escolar

Quais são os benefícios da gestão e ação pedagógica Democrática?

Além de ajudar na convivência entre todos os indivíduos da comunidade escolar, a gestão e ação pedagógica democrática traz benefícios para o aprendizado dos alunos. Toda escola deveria ser assim, democrática, sem autoritarismo e com um censo humanizador.

Qual é o papel da gestão pedagógica?

Para isso, a direção, juntamente à coordenação, deve formar uma equipe que realizará a gestão pedagógica. Essa equipe é a mola propulsora para garantir uma atividade docente de qualidade capaz de alcançar conquistas positivas no desempenho dos alunos.

Como alcançar sucesso na gestão pedagógica?

É nessas reuniões também que o material didático será apresentado aos educadores, para que eles se familiarizem e já consigam ir pensando em como desenvolver os conteúdos nas aulas. 2. Promova projetos interdisciplinares Para garantir uma gestão pedagógica eficaz é necessário que dentro do projeto de gestão existam trabalhos interdisciplinares.

Qual a função do pedagogo no processo de ensino-aprendizagem?

Cabe ao pedagogo o acompanhamento metódico desse aluno no seu processo de ensino-aprendizagem.


Quais são os desafios da gestão democrática na escola?

O grande desafio da gestão democrática talvez seja fazer com que a comunidade escolar, através de suas representações, esteja envolvida neste processo, de ajudar a administrar a escola, de uma forma realmente participativa e responsável, buscando na qualidade de ensino a melhoria do aluno.


Qual o papel do pedagogo dentro de um ambiente escolar democrático?

É o profissional pedagogo, que possibilitará a gestão democrática como uma realidade na escola, e assim contribuindo para uma educação formadora de cidadãos atuantes que transformem culturas políticas arcaicas, arraigadas, em culturas políticas transformadoras e emancipatórias.


Qual o papel do pedagogo na gestão e coordenação escolar?

A atribuição central do pedagogo na gestão é coordenar a construção coletiva e especialmente acompanhar a implementação do projeto político-pedagógico – PPP – da instituição, que sendo a expressão máxima da intencionalidade pedagógica, precisa ser materializado em ações cotidianas.


Quais são os desafios da gestão escolar?

Principais desafios da gestão escolarManter o fluxo financeiro. … Motivar o corpo docente. … Tempo para planejar e organizar as atividades. … Estimular competências e habilidades dos alunos. … A ausência da família no ambiente escolar. … Incluir a tecnologia em sala de aula.


Qual a importância do pedagogo no ambiente escolar?

O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. Sua presença é fundamental na organização das práticas pedagógicas e consequentemente na efetivação das propostas.


Qual a função do pedagogo no espaço escolar?

O pedagogo é o profissional que tem a função de mediar o trabalho pedagógico, agindo em todos os espaços de contradição para a transformação da prática escolar.


O que é ser pedagogo gestor?

Pensando no pedagogo como aquele que desempenha o papel do gestor de uma escola, qualquer que seja o tipo de sistema de ensino escolar, a função dele será de provocar a melhoria do funcionamento na escola, encontrar soluções para problemas e inovar para garantir a qualidade e a eficácia do ensino.


Quais são as competências que o pedagogo assume como gestor da educação básica?

A principal competência do gestor escolar é de ter foco no pedagógico, ou seja, saber trabalhar em equipe, comunicar-se com eficiência, identificar a necessidade de remodelar e estimular a promoção da aprendizagem dos profissionais que trabalham com ele.


Qual é o papel do pedagogo na mediação dos conflitos escolares?

O papel do pedagogo é diagnosticar as reais causas dos conflitos, buscar soluções, avaliar ações e o melhor procedimento para solucionar os conflitos, nunca desistir diante de conflitos e fracassos e buscar sempre alternativas por meio da troca de experiências e da busca de informações.


Qual é o papel e quais os principais desafios do gestor escolar?

O gestor escolar exerce um papel fundamental para garantir o sucesso de uma instituição de ensino. Seu papel é de assegurar o bom desempenho da escola e de encontrar soluções para os desafios que prejudicam o aprendizado dos alunos.


Quais são os principais desafios de uma gestão escolar e como superá los?

Principais desafios da gestão escolarEvasão escolar. … Inovações tecnológicas. … Comunicação. … Aumenta a captação e retenção de alunos. … Otimiza as atividades internas. … Facilita a comunicação. … Expande a produtividade da equipe.


Quais os principais desafios da gestão?

Entenda quais os principais desafios na gestão de empresas em crescimentoTer um planejamento realista. … Saber aonde quer chegar. … Padronizar os processos corporativos. … Dar atenção especial às finanças. … Estabelecer metas. … Informar-se adequadamente. … Tornar o crescimento da empresa um objetivo comum.More items…


RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre os desafios na construção de uma gestão democrática e apresentar contribuições para desenvolver uma gestão mais participativa no âmbito escolar. Assim, como apresentar a importância de um trabalho coletivo para a transformação da realidade educacional.


INTRODUÇÃO

Em uma época de muito avanço tecnológico e de informação, preocupa saber como uma instituição escolar sobrevive sem a alteração do seu molde conservador estrutural, disciplinar, arquitetônico e de distribuição do poder. A explicação mais viável é que existe um modelo e mecanismo político que ampara a reprodução e conserva a escola na superioridade.


A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA

Ao longo de décadas muito se buscou pela democracia que por vezes foi reprimida pela compulsão dos poderes. A sociedade incessantemente lutou pela consolidação de seus direitos e ainda persiste na garantia deles.


A DETERMINAÇÃO DA LEI

A Constituição Federal de 1998 definiu, através do artigo de 206, uma série de princípios com base nos quais o ensino será ministrado. Entre eles figura no inciso VI o princípio da “gestão democrática do ensino na forma da lei”. Portanto, trata-se de matéria que tem status constitucional, o que lhe confere uma força mandatória muito mais enfática.


OS AGENTES QUE ATUAM NA GESTÃO EDUCACIONAL

Os agentes que atuam na gestão escolar não podem ser entendidos exclusivamente como a equipe diretiva. E, sim aqueles a quem a macro sociedade conferiu poder governamental, através da escolha pelo voto, e a outra parcela que integra as ações da educação (alunos e comunidade escolar).


DIFICULDADES E RESISTÊNCIAS AOS PROCESSOS DEMOCRÁTICOS

Muitos fatores têm dificultado os processos da ação democrática na gestão escolar. Pois conforme já mencionado, a gestão democrática está muito além da escolha dos representes gestores da escola. E a implantação de ações colaborativas durante os processos de gestão democrática tem dificultado.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

A escola para se reconstruir deve ter como uma das ferramentas mais eficientes a gestão democrática. Como o próprio conceito de gestão afirma que gestão é ação, é movimento, a escola precisa sair da posição confortável de “executora” de práticas pré-determinadas e passar a pensar, a refletir suas práticas.


Qual é o papel da gestão pedagógica dentro da escola?

Para compreender bem o papel da gestão pedagógica é preciso, primeiro, compreender que ela é apenas um recorte da gestão educacional como um todo. Entenda mais sobre isso a seguir.


Qual a importância da gestão pedagógica?

Como vimos, um bom trabalho de gestão busca implementar ações que objetivam a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a direção, juntamente à coordenação, deve formar uma equipe que realizará a gestão pedagógica.


Quais são os principais objetivos da gestão pedagógica?

O objetivo final da gestão pedagógica é garantir o sucesso escolar dos alunos. Mas para chegar a isso é preciso traçar outros objetivos por meio de planejamentos detalhados. Investir na formação do corpo docente e em matérias didáticas de qualidade são exemplos de ações que precisam ser desenvolvidas.


Por que é importante promover a democratização do ambiente escolar?

Uma gestão escolar integral, conforme define a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394, inclui, além da parte pedagógica, os aspectos administrativos, financeiros, o planejamento, bem como a elaboração de projeto político-pedagógico.


Por que é importante investir na comunicação?

Quando o assunto é gestão — sobretudo sob o viés da democratização — investir em canais de comunicação e diálogo é imprescindível. Podemos dizer que é a “alma do negócio”.


Quais as vantagens de usar a tecnologia?

Os softwares e as demais inovações tecnológicas podem ser grandes aliadas no processo de gestão pedagógica. Os equipamentos e as mídias audiovisuais incrementam o ensino e costumam estimular os alunos a se envolverem mais nos conteúdos. Há estudos que comprovam isso.


A importância da gestão pedagógica

A função básica de um gestor escolar é singular. Esse profissional é encarregado de estruturar ambientes que assegurem o direito dos alunos de serem educados e cuidados da melhor forma possível, tendo como base o planejamento político e pedagógico daquela instituição, como foi dito nessa introdução.


A gestão do currículo

O gerenciamento do currículo envolve todos aqueles aspectos relativos à correta implementação das diretrizes pedagógicas, bem como a avaliação dos processos de aprendizagem.


A gestão da ação docente

A implementação correta da gestão curricular está em relação de dependência estreita com a gestão das atividades docentes. Afinal, a posta em prática do currículo só será efetiva com a participação ativa e a adesão dos professores.


A gestão dos resultados

Somente a reflexão periódica, junto à constituição de metodologias de análise, é que tornará possível ao gestor pedagógico visualizar os resultados obtidos em seus planos de ação e corrigir possíveis falhas desse processo.


A importância de uma gestão democrática

Como pudemos perceber, para obter sucesso em seu empreendimento, o gestor pedagógico necessita ter amplo conhecimento sobre educação e suas implicações para conseguir desenvolver um amplo projeto que seja eficiente e busque qualidade no ensino, bem como, emancipação dos educandos.


O que é Gestão Democrática Escolar?

A gestão escolar tem a função de organizar todos os elementos que, direta ou indiretamente, influenciam no trabalho pedagógico. Sua função é garantir que as ações tomadas garantam a qualidade do processo de ensino aprendizagem.


Qual é o objetivo da gestão democrática?

O objetivo da gestão escolar democrática é aproximar escola, pais e a sociedade para promover uma educação de qualidade e que estimule o exercício da cidadania.


Qual é o papel do gestor na gestão escolar democrática?

O papel do diretor na gestão democrática é o de promover um ambiente educacional de qualidade, garantindo que os princípios de horizontalidade e de escuta sejam respeitados e exercendo liderança com os demais setores da escola.


Conclusão

Dar voz ao coletivo é a melhor maneira de manter uma gestão democrática escolar eficaz, criando oportunidades de participação guiadas pela responsabilidade e esforço coletivo para a consolidação dos objetivos educacionais.


O que é a gestão pedagógica?

A gestão pedagógica é um dos pilares mais importantes de toda a gestão escolar. Isso porque essa gestão está estritamente ligada à atividade fim da escola: preparar os docentes para o Enem e vestibulares, além de participar ativamente da construção de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.


Qual a importância de uma gestão pedagógica bem estruturada?

A importância da gestão pedagógica é imensa para o ambiente escolar, já que o gestor pedagógico irá propor medidas que mantenham professores e alunos motivados durante todo o ano letivo.


Como desenvolver uma gestão pedagógica eficiente?

Pois bem, agora que você já sabe quais são as responsabilidades da gestão pedagógica, vamos conhecer 5 passos para desenvolver uma gestão eficiente. Acompanhe!


Resumo


Introdução


A Gestão Democrática Na Escola Pública


A Determinação Da Lei

  • Com a finalização desse artigo é possível detectar e compreender a importância de participação individual e coletiva do pedagogo em atividades escolares de forma democrática, sem ter aquela administração forçada e autoritária, respeitando a forma de pensar dos colegas ao mesmo tempo em que aprende com eles. Trabalhando e agindo sozinha a gestão não…

See more on meuartigo.brasilescola.uol.com.br


OS Agentes Que atuam Na Gestão Educacional


Dificuldades E Resistências Aos Processos Democráticos


Considerações Finais


Referências


A Importância Da Gestão Pedagógica


Quem É O Gestor Escolar


A Gestão Do Currículo

  • Muitos fatores têm dificultado os processos da ação democrática na gestão escolar. Pois conforme já mencionado, a gestão democrática está muito além da escolha dos representes gestores da escola. E a implantação de ações colaborativas durante os processos de gestão democrática tem dificultado. Mendonça (2001, p.2) afirma: A gestão democrática é uma…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


A Gestão Da Ação Docente


A Gestão Do Patrimônio


A Gestão Dos Resultados

Image
A função básica de um gestor escolar é singular. Esse profissional é encarregado de estruturar ambientes que assegurem o direito dos alunos de serem educados e cuidados da melhor forma possível, tendo como base o planejamento político e pedagógico daquela instituição, como foi dito nessa introdução. No entanto, com…

See more on escoladainteligencia.com.br


A Importância de Uma Gestão Democrática

Leave a Comment