A fisica e responsavel por toda açao tecnológica

image

Com o passar dos anos a física tem ganhado um espaço cada vez maior no cenário das inovações tecnológicas, de modo que os conceitos, leis e princípios físicos têm possibilitado a inovação e criação de produtos mais sofisticados, personalizados, seguros e eficazes. É através da inserção da física na tecnologia que muitos produtos como, por exemplo, a identificação por meio da íris ou mesmo as inovações dos sistemas de alarme utilizados nas residências tem se disseminado e ganhado cada vez mais espaço no cotidiano.

Full
Answer

Qual a importância da atividade física no século passado?

Foi somente há pouco mais de um século sua atividade física passou a apresentar mudanças importantes. Após o início da Revolução Industrial, que começou em fins do século passado, a saída do homem do campo para as cidades passou a favorecer uma vida com menor atividade física, ou seja, com tendência ao sedentarismo (Azevedo, 2000).

Por que o estudo de física é tão importante?

Assim, o estudo de física torna-se cada vez mais importante, pois possibilita a compreensão dos conceitos e a aplicação dos mesmos na contínua evolução tecnológica. Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Quais são os principais objetivos da física?

Seu principal intuito é explicar os variados fenômenos resultantes das interações entre matéria, movimento e energia. A Física é uma das mais antigas disciplinas e teve seu início marcado por observações astronômicas feitas por povos antigos do mundo todo.

image


Como a física contribui para a evolução humana?

A contribuição da física para o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias. O telescópio Hubble, os circuitos optoeletrônicos, a ressonância magnética são exemplos das contribuições da física para o surgimento de novas tecnologias e novas áreas do conhecimento. A física é uma ciência em construção!


Qual e a importância da física para a sociedade?

Ela estuda os fenômenos mais fundamentais da natureza, desde os mais elementares até os mais complexos. Através das leis da Física podemos compreender o simples fato de caminharmos e até mesmo o movimento das galáxias.


Qual e a relação entre a física e a tecnologia?

Com o passar dos anos a física tem ganhado um espaço cada vez maior no cenário das inovações tecnológicas, de modo que os conceitos, leis e princípios físicos têm possibilitado a inovação e criação de produtos mais sofisticados, personalizados, seguros e eficazes.


Como a física influencia a produção de tecnologia?

Outras áreas da física também têm grande importância no desenvolvimento de tecnologias como a fotônica que envolve a geração, emissão, transmissão, processamento e amplificação da luz contribuindo com aplicações desde as mais simples até as mais complexas, como exemplo o uso do Laser na indústria para alinhamento de …


Qual e o papel da física na sociedade moderna?

A física ajuda a manter e a desenvolver o crescimento econômico estável, uma vez que oferece novos avanços tecnológicos nas áreas da engenharia, ciência da computação e estudos biomédicos.


Qual a importância da física no cotidiano e cite dois exemplos?

A física está presente em tudo ao nosso redor. Nos estudos dos fenômenos da natureza, de métodos radioativos, da astronomia, das formas de energia, etc. Ao andarmos temos a ação da gravidade, os nossos óculos apenas existem devido à óptica, temos energia elétrica, tudo isso só existe devido a física.


O que e o que e tecnologia?

Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.


Qual a importância da tecnologia para o nosso dia a dia?

A tecnologia durante a pandemia do Covid-19 Ela possibilitou que relações fossem mantidas mesmo que à distância, contribuiu para o fácil acesso e divulgação de informações importantes, ajudou para que negócios sobrevivessem e outros até mesmo crescessem ainda mais, como foi o caso do e-commerce.


O que e que a física estuda?

Física (do grego antigo: φύσις physis “natureza”) é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.


Qual a influência da tecnologia para a ciência?

O conhecimento científico permite-nos desenvolver novas tecnologias, que muitas vezes nos permitem fazer novas observações sobre o mundo, que, por sua vez, nos permitem construir ainda mais conhecimento científico, que, em seguida, vai inspirar outra tecnologia … e assim por diante.


Como a física pode contribuir para a preservação do meio ambiente?

O físico e as energias alternativas O destaque vai para energia solar, eólica e de biomassa. Todas podem ser aproveitadas e repostas no meio ambiente”, conta Igor Polikarpov, docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e pesquisador de combustíveis alternativos.


Como a tecnologia pode ser usada para o ensino de física nas escolas?

A Internet também representa uma importante ferramenta a favor do professor no ensino de física na medida em que através dela todas as informações são tramitadas. A rede em si é um poderoso instrumento de difusão de informações e assim potencializa a atuação do professor para além da sala de aula.


¿ O que é a energia cinética?

A energia cinética é a energia associada ao movimento dos corpos. Do grego o termo “cinética” significa “movimento”. Qualquer corpo em movimento é capaz de realizar trabalho, portanto, possui…


¿ O que é calor específico de um material?

O calor específico (c) é uma grandeza física que está relacionada com a quantidade de calor que produz uma variação térmica, sendo uma característica de cada material. Dessa forma, ele…


¿ O que é o modelo atómico de Bohr?

O Modelo Atômico de Bohr apresenta o aspecto de órbitas onde existem elétrons e, no seu centro, um pequeno núcleo. O físico dinamarquês Niels Henry David Bohr (1885-1962) deu continuidade ao…


¿Qual é a característica da água?

A água tem características especiais que permitem a vida no planeta, entre elas, sua grande capacidade de dissolver substâncias, além de conter nutrientes orgânicos e inorgânicos, é encontrada…


¿ O que é a forza elástica?

A força elástica (Fel) é a força exercida sobre um corpo que possui elasticidade, por exemplo, uma mola, borracha ou elástico. Essa força determina, portanto, a deformação desse corpo quando…


¿ O que é o MRU?

Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) é o movimento que ocorre com velocidade constante em uma trajetória reta. Desta forma, em intervalos de tempos iguais o móvel percorre a mesma distância. Um…


¿ Como é a ondas electromagnéticas?

Ondas eletromagnéticas são aquelas que resultam da libertação das fontes de energia elétrica e magnética em conjunto . Quando se movimenta velozmente, com a velocidade da luz, a energia liberada…


1. Planck

O físico alemão Max Planck (1858-1947) é considerado o “pai da física quântica”. Essa denominação corrobora suas contribuições na área da teoria quântica. Graças a ele, essa área foi criada e consolidada por outros teóricos.


5. Schrodinger

Erwin Schrodinger (1887-1961) foi um físico austríaco. A partir de experiências na área ele criou uma equação que ficou conhecida como equação de Schrödinger. Nela, o cientista pode perceber as mudanças dos estados quânticos num sistema físico.


¿ O que é termologia e que os fenómenos o estudiam?

Termologia é o estudo científico dos fenômenos relacionados ao calor e à temperatura, como transferência de calor, equilíbrio térmico, transformações sofridas por gases, mudanças de estado físico, etc.


¿ Qual é a segunda lei da termodinámica?

Segunda lei da Termodinâmica: é a lei da entropia. Essa lei afirma que todos os sistemas que recebem calor tendem a alcançar níveis cada vez menores de organização.


¿Qual é a menor temperatura possible?

A temperatura é uma das grandezas fundamentais da natureza, juntamente com o metro e com o segundo, por exemplo. No sistema internacional de unidades (SI), a unidade utilizada para a medida da temperatura é o Kelvin (K). Essa escala de temperatura é considerada absoluta, pois não admite valores negativos e pode ser determinada diretamente pela vibração térmica dos átomos. Por isso, dizemos que a menor temperatura possível é o 0 K, também conhecido como zero absoluto.


¿ Como é usada a escala termométrica?

As escalas termométricas são usadas para medir a temperatura a partir de alguma referência. Geralmente, tomam-se dois pontos fixos para os quais o corpo ou a substância de referência apresentaria as mesmas propriedades, como volume, densidade, condutividade ou resistência elétrica, comprimento, etc.


¿ O que é calor e que forma de energia?

Dizemos que calor é a energia térmica transferida entre corpos que se encontram em temperaturas diferentes, sendo, portanto, uma forma de energia. Além disso, o calor sempre transita do corpo de maior temperatura para os corpos de menor temperatura, até que se estabeleça o equilíbrio térmico.


¿ O que é dilatação volumétrica?

Dilatação volumétrica: mudança ocorrida no volume de um corpo. Depende do coeficiente de dilatação volumétrica (γ).


¿Que é calor latente?

Calor latente: é a quantidade de calor que deve ser transferida para que um corpo ou uma substância mude de estado físico. Quando um corpo encontra-se na temperatura de ebulição ou de fusão, por exemplo, sua temperatura não varia, mesmo que ele continue exposto a uma fonte de calor. Não há mudanças de calor quando um corpo troca calor latente, apenas mudanças de estados físicos. Por isso, dizemos que ele recebe calor latente.


Resposta

O uso da energia eólica (vento) em estados do Nordeste, como Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, entre outros do Brasil, configura um sistema energético renovável.


Novas perguntas de Física

O que é a diferença de potencial elétrico e qual a sua unidade de medida? Resposta:O trabalho realizado pela força eletrostática que impulsiona os elé …

image

Leave a Comment